Tartaruga marinha desova na praia de Boa Viagem

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Tartaruga marinha desova na praia de Boa Viagem

Postagem Número:#1/4  Mensagempor Chrony Joseph » 07/01/2009 - 03:48:23

Fonte: JC OnLine

Uma tartaruga marinha de pouco menos de um metro virou atração, na noite desta sexta-feira (19), no limite entre a praia de Boa Viagem, no Recife, e a de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. A presença do animal, que veio até a areia para desovar, atraiu curiosos até a orla.

O militar da reserva Irural Paulo Vilela, que estava na praia quando o animal chegou, pediu para as pessoas se afastarem da tartaruga e chamou o Corpo de Bombeiros, que demarcou a área em que os ovos foram enterrados para avisar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O processo durou cerca de duas horas e, por volta das 0h40, a tartaruga voltou ao mar.

Embora pouco freqüente, essa não foi a única vez em que as areias da praia recifense registraram um processo de postura e eclosão de ovos de tartarugas marinhas. A descoberta de ninhos em 2007 levou pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) a identificar o local como um sítio de reprodução da espécie, ameaçada de extinção. As tartarugas marinhas, quando atingem a idade reprodutiva, de 20 a 25 anos, retornam à praia onde nasceram para reproduzir. Em Boa Viagem, elas têm procurado o trecho com faixa de areia mais larga e sem a proteção dos arrecifes.

As tartarugas marinhas depositam, por postura, de 150 a 200 ovos na areia. O acasalamento se dá no mar, mas apenas as fêmeas deixam a água, justamente para pôr os ovos. As tartaruguinhas nascem com cerca de sete centímetros. De cada mil que eclodem, apenas duas alcançam a idade adulta.

Pesquisadores não encontram ovos de tartaruga em Boa Viagem

Fonte: [url=http://jc.uol.com.br/2008/12/21/not_187928.php]JC OnLine[/url]

Pesquisadores do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA), em Itamaracá, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), escavaram, na tarde desse sábado (20), a área onde uma tartaruga-verde abriu um ninho na noite da última sexta-feira, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, mas não encontraram os ovos. A equipe queria recuperá-los para serem chocados em local seguro.

De acordo com o comerciante Gerson Ferreira, que vende água de coco na barraca de número 58, "eles disseram que, provavelmente, a tartaruga ficou estressada com as luzes e a presença das pessoas, por isso não pôs os ovos". O animal, segundo ele, chegou à praia às 22h30, chamando a atenção de pescadores e banhistas que passeavam no local.

"A tartaruga saiu do mar e quase subiu o calçadão por uma rampa. Depois voltou, cavou o buraco, ficou parada alguns minutos e em seguida tapou com areia, usando as nadadeiras de trás. Então pegou de novo a direção do mar ", relata o comerciante. De acordo com pesquisadores, a iluminação das praias urbanas confunde as tartarugas marinhas, que são guiadas pela luz da Lua no retorno ao mar.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/4  Mensagempor CacoMarinho » 07/01/2009 - 08:00:37

Interessante esses animais voltando a frequentar nossas praias... pena que não temos nenhum tipo de projeto para proteger a postura de ovos em praias urbanas como boa viagem até mesmo por conta da raridade das visitas de tartarugas por aqui.
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/4  Mensagempor Branco Jr » 07/01/2009 - 08:01:45

É uma pena! A presença humana, nesse caso, só fez atrapalhar a desova. :(
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)

Tópicos: 95
Imagens: 25
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#4/4  Mensagempor Fernando Rego » 07/01/2009 - 12:37:59

As tartarugas marinhas sempre voltam ao local onde nasceram para desovar, porém pode acontecer erros. Por duas vezes presenciei este fato, lá na bela Tamandaré; a 1a não sei o que foi providenciado, porque tinha várias pessoas que se mostraram interessadas em ajudar; já na 2a, eu estava pescando sozinho por volta da 1:00 da manhã, quando de repente apareceu uma mancha escura na beira da praia, no inicio me espantei com o barulho de-la respirando depois fiquei maravilhado com o ocorrido. Era enorme e linda. O que me revoltou foi o descaso das autoridades em tentar ajudar, porque no dia seguinte tive que voltar para Recife rapidamente. Liguei para o CEPENE, IBAMA, CPRH e até para o Projeto Tartarugas Marinhas em Fernando de Noronha e nada foi feito. O meu medo é que tenham violado o ninho. Quando liguei, informei o local exato da desova, mas existem pessoas que conhecem e podem ter roubados os ovos. Fiquei triste e preocupado, mas o que posso fazer, só a minha REVOLTA.
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)

Tópicos: 115
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Voltar para Bate-papo