Acabem com as Tilápias de lá!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Acabem com as Tilápias de lá!

Postagem Número:#1/6  Mensagempor Dog » 03/02/2010 - 16:53:01

Galera,

Vi um post do Wilsinho sobre divulgar um point e pessoas fazerem "mau uso" da informação.

Quero fazer o contrário, ou seja, divulgar um point pras pessoas acabarem com as tilápias de lá.

Em Santos, existem vários canais, feitos para escoar água da chuva.

Nesses canais, se criaram diversas formas de vida. Tem canais abertos ao mar, onde entram robalos e paratis, tem canais com agua doce/salobra onde tem tilápias e pitus, fora os guarus e barrigudinhos.

Mas tem um em especial, que tem espadinhas verdes. Não é um canal, é um tancão, de 6x6m, que recebe água de uma nascente no alto morro via "corguinho", e que se liga no canal.

Imagem

O fato de ter espadinha verde nesse único point é por que a água que desce do morro um dia trouxe alguns peixes dessa especie de um criador de peixinhos que havia no morro. Quando chovia transbordava o tanque do criador e os peixes desciam.

Desde moleque eu ia com meu pai pegar espadinha nesse tanque pra por no aquário.

Bateu um surto de saudosismo, e fui lá com o velho pegar as espadinhas.

Pra meu espanto, não veio uma espadinha, somente barrigudinhos, foi quando olhei mais atento para a água e vi um vulto do tamanho de uma havaiana 44 nadando. Maldita Tilápia! Estariam elas comendo as Espadinhas? Creio que sim.

Fui lá com o Lalas tentar pagar as danadas mas nada, passávamos a isca na cara dela mas ela nem aí.

Bom, pra quem for da região (Baixada Santista, Sampa etc ) e quiser "exterminar" essas indesejadas, vai aí o point no Google Maps

Sei que a filosofia do espaço é não matar os peixes, mas por lá vai ter um monte de gente (carente) que aceitará sem hesitar uma doação de peixe fresco.
Pescaria: A melhor terapia!
Dog
Pampo
Pampo

Tópicos: 26
Cidade/Estado: Santos/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/6  Mensagempor Izácio » 09/02/2010 - 10:14:43

Elas também acabaram com as piabas do açude de Apipucos, em Recife. Qdo era criança, fui muito, com meu pai ao local, pescar (bons tempos). Hoje só tem tilápias. Ou será que elas são mais resistentes a poluição? Seja como for, não gosto delas.
Izácio
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 22 vezes

Postagem Número:#3/6  Mensagempor Ferreiro_AL » 09/02/2010 - 11:11:15

Mas tenha cuidado Dog, o perigo é aparecer um dos "ambientalistas" da pesca esportiva dizendo pra matar o espada e o parati e deixar a Tilápia, pois esta serve pra pesca "esportiva". Na verdade a filosofia tem sido não matar o que dá pra pescar, o resto que se vire. A presença do Espadinha tbm não é um bom indicativo, mas pelo notório comportamento pacífico desse peixe, acredito que ele viria a desaparecer de qualquer jeito, competindo com espécies nativas como o barrigudo e a piaba.
.
.
A mais ou menos duas semanas estavas estava conversando com o Lalas sobre esses canais, simplesmente impressionante. Uma área urbana com formações onde aparecem robalos, simplesmente sensacional. Se eu fosse de Santos estaria me alistando na sua força-tarefa. Doar as danadas é uma ótima opção. Se elas não estão batendo na isca, puçá nelas.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#4/6  Mensagempor Dog » 09/02/2010 - 13:01:25

Izácio, acho que elas são resistente à tudo! :D

Então Ferreiro, as Espadinhas estavam lá por mais de 10 anos, convivendo muito bem com pitus, guarus e barrigudinhos. São peixes muito resistentes mas só encontrados naquele poção em especifico. Já guarus e barrigudinhos (lebiste selvagem) tem em todos os canais de Santos. Como o poção tem ligação com outros canais, os guarus e barrigudinhos não acabam, só a Espadinha. Não sei por que ela não se alastrou. E o pior, nas pet shops que vejo só se vende o espadinha vermelho, no maximo uma tuxedo. Da verde, que não tem atrativo nenhum (não na minha ótica), não se vende por aí. Enfim... já postei em outro fórum (Caterva) também, nas esperança de alguém querer se aventurar por lá e dar fim nas tilápias danadas :D

Aliás, não sei por que não pareceu traíra por lá. Será por que o fundo é de areia e a água é transparente?
Dog
Pampo
Pampo

Postagem Número:#5/6  Mensagempor Ferreiro_AL » 09/02/2010 - 13:31:02

No caso da traíra há algum reservatório no entorno dos canais? A penetração da cunha salina (água do mar) muitas vezes não é evidente a olho nú. Realmente, água clara não é bom pra Traíra. Talvez isso tenha barrado a expansão das demais espécies de água-doce. O ideal seria medir a salinidade numa maré de lua, se bem que a maré aí em cima não varia muito. Os robalos vão até o fim do canal?
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#6/6  Mensagempor Dog » 09/02/2010 - 15:06:41

Ferreiro, Santos é uma Ilha.

Ela tem, que eu saiba, uns 10 canais. A Maioria das pessoas conhece apenas do 1 ao 7. Esses canais cortam a ilha e, se não houvesse comportas, estariam sempre sujeitos às ações das marés. Aqui temos marés de no máximo 1, 5m.

Alguns canais como o 7 e o 6 tem pelo menos uma das entradas aberta, e os robalinhos, paratis, baiacus e siris passeiam livremente. Nesses dá pra ver a maré correndo. Nos demais, só se vê a maré e ondulação em dias de chuva, em que se abrem as comportas para a água pluvial, que deságua no canal, escoar ao mar.

Apesar do "tancão das espadinhas" ser ligado a um canal maior, sua água é predominantemente doce, devido à constante abastecimento via corguinho que desce do morro. Até o cheiro da água é de água doce.

Já vi gente com tarrafa pescando no Canal 1, entre carros e pedestres e ninguém entendia nada. Como o Canal 1 é um dos que tem a água mais represada, é o mais propício a ter peixes de água doce. Nele até aposto numa trairazinha.
Dog
Pampo
Pampo

Voltar para Bate-papo