Pesque e solte!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#76/94  Mensagempor CarpasBrasil » 28/12/2007 - 09:42:58

lol

Pratico carpfishing e tem relatos de carpas que duram em torno de 40 anos, podendo ser pega por vc, pelo seu filho e pelo seu neto... A pesca esportiva tem que ser divulgada e tem que ser praticada por todos! E como o Branco Jr falou "tenhamos bom senso! ".

Um feliz ano novo para todos!
CarpasBrasil
Bagre
Bagre

Tópicos: 1
Cidade/Estado: Brasília/DF
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#77/94  Mensagempor Stump » 28/12/2007 - 19:12:13

justamente, tenhamos bom senso, uma coisa é voce ir pro pantanal e trazer peixe ate pro vizinho do seu vizinho de presente de natal, outra é vc ir pescar com os amigos e matar algums peixes pra fazer um almoço.
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)

Tópicos: 26
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#78/94  Mensagempor Saulo Nazion » 28/12/2007 - 20:28:20

Pesque e Solte? Eu pratico 100% :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#79/94  Mensagempor Alexandre Cardoso » 22/09/2009 - 21:06:10

Pessoal

Gostaria de abrir esse tópico para pedir desculpas e dizer que talvez estejamos errados em defender a causa do "catch and release".

Para quem não sabe, segundo a própria filosofia do conceito (não sou eu quem estou dizendo) "catch and release" na realidade não é apenas pegar e soltar sempre o peixe capturado, e sim, pescar por prazer, capturando o necessário quando necessário e liberando os peixes pequenos e os grandes espécimes com características genéticas suficientes para perpetuar a esportividade da espécie.

Afinal de contas não somos donos dos peixes capturados por outros pescadores, sejam pequenos ou grandes e não devemos nos sentir como um grande criador de gado que teve aquele seu reprodutor premiado de um milhão de dólares abatido.

O peixe que você pega é seu e você faz o que quiser com ele, por isso, nós que criticamos esses tais atos não temos direito algum de criticar, e que no final de tudo merecemos sim, ser taxados como os verdadeiros vilões da história, e realmente os autores da façanha de capturar um grande exemplar têm todo direito de abater seu troféu para tirar fotos, dar, vender e o que quer que seja feito com ele, e ainda por cima devem ser premiados, parabenizados e exaltados por isso.

Peço aos amigos que não mais critiquem tais atitudes e fiquem neutros, em respeito principalmente ao fórum, apesar de ter lido certa vez que os lugares mais quentes no inferno são reservados aos que, em tempos de grandes crises morais, escolhem a neutralidade.
Dante Alighieri (1265-1321)

Por favor não quero gerar polêmica, apenas leiam e reflitam, eu apenas quis colocar aqui minha opnião e espero que a respeitem (sendo ela correta ou não), pois sei que não estou nem perto de ser dono da verdade.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#80/94  Mensagempor Paulo Pescador » 22/09/2009 - 21:31:15

Alexandre Cardoso, Sábias palavras meu amigo!!!!! Não somos o dono da verdade nem do fórum, por isso é melhor ficar quieto e se calar diante de tais atos. Que a verdade fique com quem de direito. Quero apenas ser dono do meu caráter e de minha dignidade! ...É o bastante para que eu possa viver em paz com meus princípios!
Abraço a todos, até aos que não concordem com isso! :D
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)

Tópicos: 102
Imagens: 2
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#81/94  Mensagempor Mario Tulio » 22/09/2009 - 23:35:34

Grande Alex! (pleonasmo) Estas histórias vão e vem, e a solução não aparece! Poucos, como o Saulo, soltam todos os peixes, mas isto não torna o amigo um paradigma, a partir do fato de que, como outros, ele come peixe. O fato de que nenhum de nós PRECISA comer, ou vender peixe para sobreviver, como necessidae básica, é definitivo para margear a atividade de lazer que praticamos. Existem ainda conceitos que não são levados em consideração no tempo em que estas atividades ao ar livre, extrativistas por sua natureza, eram consideradas normais. Gente que testemunhou isto, como eu, numa época de abundancia de recursos naturais, nem tinha como imaginar a falta de recursos de hoje, e a necessidade da preservação. Muitos crimes ambientais foram cometidos então, cujas consequencias vemos hoje. Para finalizar, temos que ter em mente que a ideia é vencer os preconceitos, e não manter posições radicais, pois todos tem uma parte da razão no final.
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#82/94  Mensagempor Saulo Nazion » 23/09/2009 - 10:26:18

Concordo amigos, e acredito que devemos ser humildes ao ponto de saber que a cada dia ensinamos e aprendemos um pouco mais. Foi esta grande herança que as cabeças mais brilhates do mundo nos deixaram :wink:
Só sei que nada sei...
Agora, só não podemos fazer de um ''tempestade em um copo com agua'' ou pior ''atirar lenha a uma fogueira'' sem ter nada haver com ela 8)
Um bom dia e trabalho a todos :wink:
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#83/94  Mensagempor Ferreiro_AL » 24/09/2009 - 13:19:39

Mario Tulio em 22/09/2009 - 23:35:34 escreveu:Grande Alex! (pleonasmo) Estas histórias vão e vem, e a solução não aparece! Poucos, como o Saulo, soltam todos os peixes, mas isto não torna o amigo um paradigma, a partir do fato de que, como outros, ele come peixe. O fato de que nenhum de nós PRECISA comer, ou vender peixe para sobreviver, como necessidae básica, é definitivo para margear a atividade de lazer que praticamos. Existem ainda conceitos que não são levados em consideração no tempo em que estas atividades ao ar livre, extrativistas por sua natureza, eram consideradas normais. Gente que testemunhou isto, como eu, numa época de abundancia de recursos naturais, nem tinha como imaginar a falta de recursos de hoje, e a necessidade da preservação. Muitos crimes ambientais foram cometidos então, cujas consequencias vemos hoje. Para finalizar, temos que ter em mente que a ideia é vencer os preconceitos, e não manter posições radicais, pois todos tem uma parte da razão no final.

Com certeza Mário, todos temos uma parte da razão. Eu só acrescentaria "tbm da culpa". Em termos de pesca esportiva, não existem paradigmas reais, no geral é apenas capa. A pesca por si só e uma atividade impactante, não adianta simplicar a preservação ambiental no conceito do catch & release, pois ela transcede esse conceito muito fácilmente. Eu já cai na tentação de criticar algumas pessoas por não liberar o pescado, mas hj eu vejo, que de uma forma ou de outra, eu tbm causo impactos no meio ambiente. Eu gosto de passear de barco nas lagoas daqui, consumo pescado comercial, pisoteio recifes pra ir pescar, mato peixes ocasionalmente (embuchamento ou abate), quando não há alternativa, utilizo camarão de cultivos... E aí, como que é eu vou poder criticar alguém, na moral? Posso dar conselho, na melhor das hipóteses. Não dá pra vir bancando o "capitão planeta", pois já diz a sabedoria popular: "quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho". Cara o que o Lipe Olinda mostrou não é 1/100000000000000 do que um certo pescador do ES mostrou um tempo atrás num certo fórum de pesca. Um massacre desnecessário de camurins, muitos abaixo da medida legal, um crime ambiental claro e consolidado.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#84/94  Mensagempor Popper » 08/10/2009 - 22:36:57

Já fui matador de peixe, nos últimos 15 anos nem cogito pescar para matar se eu quiser comer algum peixe compro no Supermercado. Sei que sou minoria e o máximo que posso fazer por aqui é dar o exemplo, em todas as pescarias principalmente de robalos apesar da vontade devolvo os bichinhos com maior prazer.
Popper
Agulha
Agulha

Tópicos: 1
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS

Postagem Número:#85/94  Mensagempor Saulo Nazion » 09/10/2009 - 09:06:54

Dr. Sylvio, muito bem tchê! :D A soltura de um robalo é muito gratificante, como de qualquer outro peixe. Quem já o fez pode dizer... O peixe voltando as aguas por nossas mãos é uma experiencia tão gratificante quanto a de pega-lo :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#86/94  Mensagempor JEduLins » 09/10/2009 - 10:27:37

Ferreiro_AL em 24/09/2009 - 13:19:39 escreveu:
Mario Tulio em 22/09/2009 - 23:35:34 escreveu:Grande Alex! (pleonasmo) Estas histórias vão e vem, e a solução não aparece! Poucos, como o Saulo, soltam todos os peixes, mas isto não torna o amigo um paradigma, a partir do fato de que, como outros, ele come peixe. O fato de que nenhum de nós PRECISA comer, ou vender peixe para sobreviver, como necessidae básica, é definitivo para margear a atividade de lazer que praticamos. Existem ainda conceitos que não são levados em consideração no tempo em que estas atividades ao ar livre, extrativistas por sua natureza, eram consideradas normais. Gente que testemunhou isto, como eu, numa época de abundancia de recursos naturais, nem tinha como imaginar a falta de recursos de hoje, e a necessidade da preservação. Muitos crimes ambientais foram cometidos então, cujas consequencias vemos hoje. Para finalizar, temos que ter em mente que a ideia é vencer os preconceitos, e não manter posições radicais, pois todos tem uma parte da razão no final.

Com certeza Mário, todos temos uma parte da razão. Eu só acrescentaria "tbm da culpa". Em termos de pesca esportiva, não existem paradigmas reais, no geral é apenas capa. A pesca por si só e uma atividade impactante, não adianta simplicar a preservação ambiental no conceito do catch & release, pois ela transcede esse conceito muito fácilmente. Eu já cai na tentação de criticar algumas pessoas por não liberar o pescado, mas hj eu vejo, que de uma forma ou de outra, eu tbm causo impactos no meio ambiente. Eu gosto de passear de barco nas lagoas daqui, consumo pescado comercial, pisoteio recifes pra ir pescar, mato peixes ocasionalmente (embuchamento ou abate), quando não há alternativa, utilizo camarão de cultivos... E aí, como que é eu vou poder criticar alguém, na moral? Posso dar conselho, na melhor das hipóteses. Não dá pra vir bancando o "capitão planeta", pois já diz a sabedoria popular: "quem tem telhado de vidro, não joga pedra no do vizinho". Cara o que o Lipe Olinda mostrou não é 1/100000000000000 do que um certo pescador do ES mostrou um tempo atrás num certo fórum de pesca. Um massacre desnecessário de camurins, muitos abaixo da medida legal, um crime ambiental claro e consolidado.

Muito bem, Ferreiro. Devemos ter consciência do dano que realizamos para ter nossa diversão. Louvável seu entendimento quando reconhece seus atos. Quando pescamos, por exemplo, com saúna viva, não estamos "matando" um peixe, gerando um dano ambiental? Claro que sim. Acredito que devemos ter consciência e responsabilidade quando pescamos. Geramos danos ambientais? Sim, mas o que podemos fazer para repará-los? Essa é a questão.

Quando iniciei com a pesca, sinceramente, não tinha tal consciência, porém com o passar dos dias e sempre pescando com amigos que já a tinham, fui descobrindo o prazer de soltar os peixes.

Claro que não serei hipócrita a ponto de dizer que solto todos os peixes que pesco. Como muitos, eu como peixe, e não vou sair criando uma imagem que solto 100% dos peixes.

Já vi pescador que se diz 100% "esportivo" se preparando para comer um grande robalo pescado. Não vejo problema nisso. O problema está na falsa imagem transmitida.

O que precisa ser combatido é a matança de grandes exemplares, matrizes, bem como a matança de peixes que não chegaram à idade de reprudizir-se. Deve ser criada a consciência sobre o grande dano ambiental no uso das redes. Citando como exemplo, soube, neste mês de setembro, de pescadores que deixaram redes no Rio Paraíba e demoraram para retirar, e foram encontrados vários robalos apodrecendo, um verdadeiro crime ambiental.

Pois bem amigos, grandes e sábias palavras do Alexandre Cardoso, que, de muidinho só tem o apelido. De igual porte as palavras do Ferreiro-AL. Também não quero polemizar com ninguém. Devemos, antes de tudo conhecer as pessoas antes de ficar rotulando-as.

Abraços aos amigos do fórum.
JEduLins
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 8
Cidade/Estado: Santa Rita/PB

Postagem Número:#87/94  Mensagempor Saulo Nazion » 09/10/2009 - 10:54:45

Prezado Eduardo, lembrou de denunciar tais praticas:
neste mês de setembro, de pescadores que deixaram redes no Rio Paraíba e demoraram para retirar, e foram encontrados vários robalos apodrecendo, um verdadeiro crime ambiental ?
Além dos robalos abaixo da medida que muitos andam matando por ai :wink: A linha verde do ibama tb serve para isso 8)
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#88/94  Mensagempor JEduLins » 09/10/2009 - 14:02:47

Saulo, você poderia explicar melhor, pois acho que não entendi a ironia. Ou melhor, acho até que entendi errado. Seria interessante a explicação, para que não paire nenhuma dúvida no ar. Para mim, lembrar é diferente de iniciar. Acho que não havia esquecido de denunciar, simplesmente pus uma informação que obtive de outros amigos. Apenas soube do acontecido. E, sobre pescaria, quantas já fizemos juntos? Acho que bem poucas, não é verdade? Rotular uma pessoa por suposições ou fato isolado é meio perigoso.
Imagem
JEduLins
Ubarana
Ubarana

Postagem Número:#89/94  Mensagempor Saulo Nazion » 09/10/2009 - 14:12:45

Eduardo, ''ironia''? Onde tem isso? Sem duvidas é muito perigoso, mas aonde o rotulei ? Não sei onde isso foi feito :wink: Agora em relação ao fato de vc denunciar acredito que deveria ter feito mesmo assim...

Agora talvez vc o tenha feito no post acima, além de algumas insinuações vagas e sem fudamento. Ou estou enganado? :roll:
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#90/94  Mensagempor JEduLins » 09/10/2009 - 14:19:58

Eu apenas soube do fato, acontecido duas semanas antes de tomar conhecimento. Nem soube o exato local, nem os responsáveis. Sobre a ironia, é pela questão de você ter falado que eu não pratico pesque e solte. Pesco, solto, e quando quero comer peixe, também levo para casa. Consciência também se adquire, juntamente com conhecimento. Se eu não soltava antes, e adquiri o costume de soltar, é pelo motivo de me sentir bem e obedecer`aos limites legais. A questão de rotular é justamente sobre o pesque e solte. Você sabe bem onde me rotulou.
Imagem
JEduLins
Ubarana
Ubarana

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo