Protegendo o Rio Potengi

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Protegendo o Rio Potengi

Postagem Número:#1/3  Mensagempor Chrony Joseph » 09/10/2011 - 10:31:09

Fonte: Diário de Natal

Via de acesso ao Porto deNatal, o Potengi, principalrio potiguar, é alvodas principais ações de proteção ambiental que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte desenvolve na região portuária (Idema). De forma sistemática, três atividades envolvem educação ambiental, limpeza e coleta de resíduos sólidos, e objetivam preservar o estuáriodo rio, que desemboca no litoral natalensee funcionacomo porta de entrada e saída para os navios que movimentamo porto.

Um dos principais instrumentos educacionais é o Chama-Maré, uma embarcação do tipo catamarã, com capacidade para 70pessoas, que percorre diversos pontos do Rio Potengi, promovendo passeios educativos com estudantes do ensino fundamental e médio do estado, além de diferentes grupos da sociedade civil organizada. Em cada aula-passeioé feita uma caracterização doRio Potengi, onde são destacados os marcos do processo histórico cultural, a biodiversidade do ecossistema manguezal, as diversas formas de uso do rio e os impactos das intervenções do homem sobre o meio ambiente.

Desde o final do primeiro semestre deste ano, o Chama-Maréjá transportou 11.457 participante sem 282 aulas-passeio. Obarco é formado por uma equipede 19 pessoas, sendo três nac oordenação, duas no setor de agendamento/administrativo, dois professores, sete estagiários, um comandante, dois marinheirose dois prestadores de serviço.

Semanalmente, o barco-escola atende a uma média de 800 participantes, interessados em conhecer e vivenciar atividades de conscientização ambiental.

De segundaa sexta-feirasão realizadas três aulas-passeio.Aos sábados são realizadas regularmente duas aulas pela manhã, e, duas vezes ao mês, duas aulas também à tarde. Cada passeio tem duração de cercade uma hora e meia.

A segurança dos participantes é garantida pela manutenção periódicada embarcação e pela presençados equipamentos adequados.Todos são orientados quantoà utilização obrigatória dos coletes salva-vidas e procedimentos de segurança.

O Chama-Maré está inserido no programa barco-escola, considerado hoje um dos principais projetos em educação ambiental em funcionamento no Rio Grande do Norte, que integra o Projeto de Recuperação do Estuáriodo Potengi, realizado pelo Idema em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar(Fundep).

"Espera-se que esta abordagem possibilite uma reflexão críticae a construção de conhecimentos sobre o estuário do Rio Potengi, contribuindo para o envolvimento da sociedade na preservação, manutenção, conservação e recuperação deste importante recurso hídrico", avalia a bióloga e coordenadora do projeto, Vilma Maciel.


Com a mão na massa

Monitoramento e coleta regular de resíduos sólidos de segunda a sábado, em 16 pontos pré-definidos nas margens do estuário do Rio Potengi, entre a Ponte de Igapó e a Fortaleza dos Reis Magos.O trabalho, desenvolvido dentro do Programa de Recuperação do Estuário do Potengi, é realizado pelo Idema e operacionalizado pela Fundação para o Desenvolvimento Sustentável para a Terra Potiguar (Fundep), e utiliza uma embarcação com estrutura física que permite atracar nas margens do rio em diferentes condições de maré.

Segundo boletins técnicos apresentados, desde janeiro deste anojá foram coletadas mais de 36 toneladas de resíduos sólidos. De acordo com a bióloga e coordenadora do programa, Vilma Maciel, os resíduos são de diversos tipos."De uma maneira geral, tem-se uma falsa impressão que a população que reside às margens do rio é a única responsável pela poluição.No entanto, percebe-se que parte do lixo lançado nas ruas de diversos bairros da cidade chega ao estuário carreado pelas águas das chuvas", afirma.

Ao longo do ano também são realizados mutirões de limpeza e educação ambiental. O último ocorreu no dia 27 de agosto - a12ª edição do Mutirão de Limpeza e Educação Ambiental do Rio Potengi - e contou com a participação de 150 voluntários, entre estudantes universitários, colaboradores das instituições parceiras e demais membros da sociedade.

O objetivo da ação é promover o envolvimento da sociedade civil e de instituições públicas e privada sem atividades de educação ambiental e de remoção de resíduos sólidos do rio. Em sua primeira edição, realizada em 2006, o mutirão recolheu cinco toneladas de lixo do Potengi.

O 12º Mutirão de Limpeza foi realizado com o apoio do 17º Grupo de Artilharia de Campanha Jerônimo de Albuquerque (GAC), 7°Batalhão de Engenharia de Combate Visconde de Taunay (Becom),Comando do 3º Distrito Naval, Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, Companhia de Policiamento Ambiental (Cipam), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grandedo Norte (CBM/RN) e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern),entre outros parceiros.
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/3  Mensagempor Alexandre Cardoso » 09/10/2011 - 12:22:03

Pura balela e palhaçada.

Se o IDEMA fosse realmente um órgão de vergonha, já tinham multado e prendido o diretor da CAERN pois a empresa estatal é a maior poluidora do Rio Potengi, jogando seus dejetos sem tratamento naquele curso d'água. Até agora a estação de tratamento do Baldo não está tratando 100% o esgoto da capital como deveria ser.

Mas como o IDEMA e a CAERN são órgãos do governo estadual, está tudo em casa, uma tremenda palhaçada.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#3/3  Mensagempor Savio » 11/10/2011 - 14:26:19

Concordo com a palhaçada, e bom que eles briguem e caia na mídia, quem sabe dar-se um jeito de melhorar.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Avatar do usuário
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)
 
Tópicos: 70
Mensagens: 1059
Imagens: 3
Registrado em: 22/01/2007 - 16:21:57
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron