Galera, no meu modo de ver, tópicos como esse servem pra gente refletir.
Será que o cara não queria sangue no barco e queria que o peixe sangrasse na água. Nunca peguei um peixe desses ( tanto tamanho como espécie ) mas já ouvi falar que esse tipo de peixe tem que ser sangrado, senão a carne não fica boa, procede?
Enfim, judiar de qualquer ser vivo é reprovável, não é? Não, às vezes não é. Pelo menos é o que acontece com a gente, entre a gente.
Entre a gente, pois muita gente que não pesca, logo não está entre a gente ( não é pescador ), reprova a pesca de lazer ( mas acha a de rede normal ). Outro dia o pai de um amigo meu perguntou - "...você não tem dó do peixe, com aquilo na boca puxando ele?..." . E eu nunca tinha pensado por esse lado. Fiquei com dó, com consciência pesada... mas aí falaram que peixe não sente dor na boca, somente um incomodo físico, como se fosse um puxão, alguém que te puxasse pelo braço...pronto, tá justificado, já posso voltar a encher o saco dos peixes quando quiser "desencher" o meu
Existem níveis de judiação. Todos nós que pescamos judiamos. Uns mais , outros menos.
Imaginem a situação, a gente faz um laço em volta duma salsicha, vem o cachorro , pisa no laço e pronto, tá travado o "cabo de guerra". Qual o ser "repugnante" que faria isso? A princípio não se estaria machucando o animal, seria apenas um puxãozinho, depois solta-se o bicho. Isso é judiar ou não? Mas com peixe pode, não é? Claro que pode, a gente faz, e ainda fica todo feliz quando solta o peixe - "tá vendo, eu sou consciente, eu pesco e solto" ***.
Imagina, um cara vem, pega tua filhinha de 2 anos pelo braço, da uma chacoalhada nela, leva pra lá e pra cá, ela perde a respiração, o jagunço faz um boca a boca nela, e depois te devolve a criança pra se recuperar nos seus braços. O jagunço sai feliz e isento de culpa, afinal , na cabeça dele, não maltratou, não alterou nada.
Pesque e solte pra mim significa: Dos males, o menor.
Pesque e mate: Dos males, o maior.
A melhor justificativa para se ir pescar é a fome. No entanto, quem pesca e mata, mesmo que seja pra comer, causa, "dos males o maior". Logo estou entrando em parafuso e já não sei mais o que é certo e o é errado. Será que eu sou sádico por gostar de pescar e soltar? Será que eu sou assassino por pescar e matar?
Bom , concluo que o único prejudicado é o peixe, seja ele solto ou morto.
Então, se vai soltar, solta direito...se vai matar, mata direito. Se os caras do video ( vi sem som e rapidamente ) mataram com crueldade e rindo da desgraça do peixe, são pessoas de má indole. Se mataram pra comer e furaram pra sangrar fora do barco, "normal". Já viram matar porco, galinha? Quem os come ?
Isso é uma reflexão e questionamento e não uma reprovação a este ou àquele tipo de pescador. Eu acho que estou na média, e, como a maioria dos pescadores aqui do fórum, solto a maioria dos peixes que pego, mas também levo peixe pra casa. Tenho licença e respeito tamanhos mínimos. Se alguém se ofendeu com o que eu disse, minhas desculpas adiantadas.
Se eu fosse mais sensível, de acordo com as palavras acima, eu parava de pescar, e virava vegetariano.
*** Sobre o pescador consciente, não basta pescar e soltar, tem que ver se ele recolhe o lixo que faz, se não joga bituca de cigarro, se ele denuncia as irregularidades, colabora com o ambiente num todo, participa de movimentos de preservação, usa o anzol certo ( quantas traíras eu já ceguei e quantas iscas artificias não se enroscam em guelras e olhos ) etc etc etc. ( eu estou distante desse conceito

e preciso melhorar pois recolher próprio lixo não é mais do que obrigação )