Depois de ler minha última "desventura" com as piabas do Rio Doce
(http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/viewtopic.php?t=1550), Alexandre "miudinho" Cardoso, nosso rod maker potiguar me convida pra explorar outro pequeno rio de litoral 30 km ao norte de Natal- R.N. seguindo pela BR 101.
Com binamos que a pescaria seria de fly e selecionamos algumas ninfas e moscas secas para as piabas e tilapias. Uma vez que orio desagua no mar selecionamos tbm alguns pequenos streamers para o caso de aparecer algum robalinho.
Quem pasa rapidamente pela ponte desse corricho de nome "Rio Riachão" não pode imaginar quão belo ele é.
Fiquei impressionado com a transparencia de suas águas e a boa preservação de sua mata ciliar. Também não imaginava que fosse tão fundo nem que tivesse o volume dágua que de fato tem.
Logo de ínicio, Alexandre me chama a atenção para o enorme cardume de diminutas piabas nadando despreocupadamnete a meia água e comenta: "Pra estarem tranquilas assim não deve ter predador na área!"
Subimos o rio e medida que subiamos mais nos impressionava a beleza do local; "Só falta o peixe pra ser perfeito", Alexandre comenta.
A exempo do que aconteceu no rio doce nossas iscas são completamente ignoradas pelos peixes. Mas com água limpa assim não é de se admiriar.
Descemos o rio pra testar nossa sorte ponte abaixo.
A paisagem continu linda mas sem peixes. Ficamos ali admirando aquela beleza bucolica e fazendo alguns arremessos infrutiferos até que Alexandre me propoõe:
-"Vamos pra zumbi?"
-"Vamos".
Praia de zumbi, estuario do rio Punaú. 60 km ao norte de Natal. Este local já é velho conhecido nosso onde já foram capturadps belos robalos e até tarpons e inclusive tucunarés. Mas hoje, ao contrario do Riachão, este rio está extremamente assoreado e depredado. Ainda assim, vez por outra conseguimos capturar um peixinho ou outro por lá.
Ao chegar o rio estavo repleto de banhistas e mais assoreado do que de costume. Esticamos as linhas assim mesmo e pra nossa sorte um cardume de xereletes nos dá as boas vindas. Depois disso avistamos apenas algumas belas curimatãs e mais nem um outro peixe visitou as nossa iscas.
Bom, valeu a aventura.
Apreciem as fotos.

Tem photoshop aí não, a água é limpa assim mesmo!

Xerelete no Punaú