Rio Timbó-PE (22/11/09)

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/22  Mensagempor Michell_Recife » 28/11/2009 - 16:40:35

bem, peixe q é bom nada, mas valeu as excelentes companhias e as conversas e CLARO a galega (acho q era uma sereia) q estava tirando as fotos... lazaro suas imagens realmente fikram muito boas, vc relmente deve ser um excelente profissional de imagens pq akela camara tava fraquinha viu amigo..kkkk... e vc fez milagres... kkkkk... a esqueci de contar q depois q lazaro foi embora... meu amigo clenio fez o favor de atolar o carro na areia, efoi sufoco, sai de lá parecia q tinha entrado numa foça, mas valeu a ajuda dos policiais lá do depósito e de um rapaz pescador q apareceu para nos ajudar... kkkkkk... foi fogo viu, eu metendo a mão na terra e meu amigo clenio sentado no volante só acelerando... vida mole... kkkk (brincadeirinha amigo) foi mais uma pras nossas estorias... Sr.fernando sua coca-cola foi providencial viu... vleu... abraços a todos
Michell_Recife
Agulha
Agulha

Tópicos: 1
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/22  Mensagempor Lazarus » 29/11/2009 - 17:43:09

Ferreiro_AL em 28/11/2009 - 08:56:59 escreveu:Lazarus, ontem eu tava lendo um artigo de impactos ambientais no estuário do Rio Timbo e esse trabalho dizia que a pesca predatória é o impacto mais forte nesse local, até mais do que o esgoto sanitário e industrial. Vc confirma isso, pelo menos visualmente?

Ferreiro, É complicado esse assunto de pesca predatória porque envolve pessoas humildes e leigas, no sentido de não ter acesso à informação, que precisam sobreviver e por isso torna o argumento difícil.

Como convencer um pescador a soltar um robalo que tenha menos de 50 cm, denominado pela legislação, mas, que tem um peso razoável e que dá pra alimentar uma família que sente fome ou arrumar dinheiro para saúde, educação, etc?

Como dizer para ele que se ele soltar o peixe pode incentivar a pesca esportiva ná região, atrair turistas e por sua vez, mais receita para o município que, teoricamente ira dar mais condições digna para a população?

Sabemos que isso não acontece porque o governo do estado, cidade ou município e porque não dizer, federal, não se preocupa com o principal rio da região metropolitana do Recife, cito o Rio Capibaribe que corta a capital e é uma nojeira só, imagina com o Rio Timbó.

Em uma das minhas pescarias lá no local, presenciei um pescador colocar uma rede que ia de uma e extremidade à outra do rio, no lado esquerdo do píer e que só não colocou outra porque nós pedimos.

Outro pescador conhecido nosso, um que vende camarão vivo pequeno, não pesca mais lá porque o IBAMA já tem mandado de prisão contra ele, motivo: denuncia de pesca de robalo abaixo do permitido. O mesmo pescador só pesca agora em outro pesqueiro famoso da divisa de PE com PB.
Realmente, acredito estar ficando desequilibrado o ambiente e não é de hoje, porém, é válida a luta contra a degradação da fauna marinha e dos rios.
Não desanimo e torço para que nossos governantes nos ajudem nessa empreitada, porém, vocês hão de convir que seja complicado e quase utópico.

Bem, é isso. :|
Muito a viver, pouco a dizer!
Lazarus
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Gincana (2)

Tópicos: 48
Imagens: 25
Cidade/Estado: Olinda/PE
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Postagem Número:#18/22  Mensagempor Ferreiro_AL » 29/11/2009 - 18:24:33

Lazarus, eu concordo plenamento com vc meu camarada. É muito fácil cobrar consciência ambiental de pessoas humildes e leigas. Por isso mesmo eu discordo do que li no artigo, segundo o qual essas pessoas impactavam mais do que a puluição doméstica e agroindustrial.

Vc realmente acha que essas pessoas são mais danosas do que o lançamento de esgoto nesse estuário?
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#19/22  Mensagempor Saulo Nazion » 30/11/2009 - 09:30:52

Muito bom o relato, otimas imagens e uma excelente disposição! Parabens amigos :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#20/22  Mensagempor Márcio Yoshio » 30/11/2009 - 10:49:51

Vlw galera, mesmo sem peixo o relato ficou muito bom. Parabéns :!:
Imagem
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Gincana (2)

Tópicos: 121
Imagens: 16
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#21/22  Mensagempor Lazarus » 30/11/2009 - 15:53:10

Ferreiro_AL em 29/11/2009 - 18:24:33 escreveu:Lazarus, eu concordo plenamento com vc meu camarada. É muito fácil cobrar consciência ambiental de pessoas humildes e leigas. Por isso mesmo eu discordo do que li no artigo, segundo o qual essas pessoas impactavam mais do que a puluição doméstica e agroindustrial.

Vc realmente acha que essas pessoas são mais danosas do que o lançamento de esgoto nesse estuário?

Grande Ferreiro :!: :D

O que acho :?: Tenho certeza que não :!:
Conheço o pescador que o IBAMA procura e o impacto que ele causa é mínimo.
Tento convencê-lo de proteger o local onde ele pesca para que dure mais tempo, mas, ele é uma pessoa rústica que, como disse, não tem muito acesso a informação. É um trabalho de formiguinha, porém, definitivamente, não é só ele o principal causador de desequilíbrios ambientais, catástrofes ecológicas e tudo isso que nos assistimos, lemos e presenciamos.
Somos todos nós :!: :|
Muito a viver, pouco a dizer!
Lazarus
Dourado
Dourado
Gincana (2)

Tópicos: 48
Imagens: 25
Cidade/Estado: Olinda/PE
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Postagem Número:#22/22  Mensagempor Ferreiro_AL » 30/11/2009 - 16:00:40

Valeu mesmo camarada! Ninguém tava acreditando na conclusão do trabalho e é sempre bom perguntar a quem conhece o local. Vlw mesmo!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL