Como sabem, há muito queria fazer uma pescaria em Barra de Mamanguape, vizinha a Praia de Campina aonde tenho casa. A pescaria visava um Paredão de Pedras, geograficamente localizado na boca da barra. Como seria uma pescaria similar a BV, nada como um pescador de lá (Rafael Monteiro), para compartilhar seus conhecimentos e ensinar a JF.
Decidimos partir nessa aventura domingo pela manha logo cedo, pegando a maré baixando, o que ajuda na ida até as pedras, e na segurança lá em cima.
Pescadores:
Marcio R. Cavalcanti
Rafael Monteiro
Saulo Nazion
Aproximadamente 70 km de João Pessoa, sendo 35 de asfalto pela BR101 e 35 de barro, (dentro do canavial):
O melhor da pescaria, ou pior! É agüentar as “estórias” do Marcio algumas verdades outras nem tanto... Vejam o nível do debate técnico!
Obs: Ninguém consegue falar nada, “fala mais que o homem da cobra”.
Chegando a vila de pescadores:
Na barra, facilmente encontram-se canoas para fins turísticos. O principal é o passeio até o Projeto Peixe-boi Marinho (R$3,00 por pessoa), este projeto é feito no mangue, preparando o animal para seu ambiente natural, e posteriormente sua soltura. Dou ênfase a este ponto, pois muitos desses canoeiros viviam da pesca predatória (peixes, lagostas e peixe-boi), hoje fazem passeios turísticos em suas canoas, o que se mostra bem mais rentável e seguro.
A Barra de Mamanguape:
O uso de barcos motorizados é proibido dentro da barra, existe exceção para as embarcações de alto mar, que usam a barra apenas como porto.
Contratamos um velho conhecido, e partimos para o paredão:
Rafael não perdeu tempo, já saiu “curriçando”. Já Marcio, pegou no cabo do remo e não soltou mais: “É meu, é meu, é todo meu.”.
O garoto propaganda JF:
Chegando nas pedras:
No Paredão:
As palavras do Rafael foram: “Água de inverno”, ou seja, suja demais! E o vento não estava ajudando muito também.
Rafael pescando, e a magnitude do paredão, que começa em Praia de Campina, passa por toda Barra de Mamanguape e rende-se a força do mar em Baía da Traição:
[url=http://s179.photobucket.com/albums/w285/Saulonazion/?action=view¤t=MOV00353.flv]
[/url]
Marcio tentando no canal da barra, entre as pedras e a praia:
No passado, me rendeu ótimos pampos de PDP.
Rafael arremessando em mar aberto:
Ainda saiu um tibiro (salteira) para não ficarmos no 00x00:
Ps: Algumas fotos estão sem qualidade pois foram do celular
Pessoal, a pescaria não foi tão boa de peixe! Mas no final, valeu a pena. Aprendemos varias dicas com o amigo Rafael, muitas risadas com o Marcio Rosinha, e descobrimos um local, com um ótimo “potencial no verão” (sem chuvas)!
Umas das pescarias mais divertidas e descontraídas que já fiz! Valeu pescadores.