Esses dias fiquei sabendo que num rio chamado Longá, a incidência de tucunares estava exagerada, fiquei curioso com o fato e resolvemos fazer uma pequena aventura pela região, o local é muito lindo, lembra muito os afluentes do Rio Xingú, o rio tem leito de pedras e possui boa quantidade de peixes, fora o astro principal o "Tucunaré Amarelo" que atinge até os 3 kilos na região, tem-se ainda a possibilidade de pescar Corvinas das graudas (na faixa dos 5 Kg), Filhotes de Piraiba, Surubins, Apapas, Jurupesens, Fidalgos, trairas e por ai vai...
Chegamos lá e nosso piloteiro (Por aqui chamado de popeiro) já estava nos esperando com os tradicionais remos nas mãos hehehe, descemos alguns metros até o rio e logo avistamos nossas pequenas embarcações, depois de avaliar a situação, vimos que seria necessário uma adaptação rápida para que pudessemos pescar nas diminutas embarcações, que apesar de pequenas são relativamente seguras...
Seguimos remando até o ponto de pesca, que se resumia numa ilha de pedras que se localizava bem no centro do rio, mas nossa esperança de peixes logo foi substituida pelo desânimo, pois assim que chegamos, avistamos alguns pescadores tarrafeando o lajeiro e mais alguns fazendo uso de redes, pensamos em desistir, mas já que estávamos lá, resolvemos ver no que dava.
Assim que descemos do barco, nosso piloteiro falou com seus amigos tarrafeiros e lhes pediu gentilmente para que eles se afastassem do local, por incrível que pareça, os sujeitos acatarm o pedido e foram tarrafear rio acima, então começamos os trabalhos, eu e meu amigo Holandes que passa sua férias no Brasil.
Todas as iscas foram usadas, desde iscas de superfície até jigs e shads, e nada de tucunare.
Desanimado com a situação, peguei uma isca artesanal que um amigo vitor me cedeu a alguns dias que me foi dada com a seguinte recomendação...
" Ivanzão, essa isca não é pra ser usada se o peixe estiver pegando, use-a apenas se você não estiver pegando nada, porque ai você vai ver que ela pega e muito..."
Claro, que não dei ouvidos pro meu amigo, mas diante de tal situação, resolvi usar a tal isca milagrosa hehehe.
No primeiro, segundo e terceiro arremesso, nadaaaa, já comecei a achar que tudo não passava de ilusão, até que no quarto arremesso, uma trancada, uma corrida e um salto, uhuuuu, tucuna na linha e a primeira foto pra registrar o feito no local...
Tucuna pequeno, as que nos encheu de esperança novamente, mais alguns arremessos e ta lá outro tucuna, outro arremesso e la esta mais outro, foram 5 tucunas fisgados em pouquissimo tempo e todos se espantaram com a eficiência da tal isquinha artesanal...
Meu amigo Joost, já estava impaciente, pois arremesava no mesmo local e não conseguia fisgar, ficamos realmente boquiabertos com a tal isca matadeira.
Pra confirmar o fato, encostei a isquinha por um tempo e passei a usar todas as minhas melhores iscas, arremessando sempre no mesmo local onde havia capturado os tucunas, nadaaaaa, depois de uns 40 minutos tentando fisgar um tucuna sem sucesso, espetei de novo a isquinha matadeira no snap, pronto, foram mais 4 tucunas na sequência e o pior de tudo, no mesmo local ( Caracaaaaaa).
Olha o maiorzinho
Infelizmente um bom tucuna resolveu acabar com a festa e levar a minha isquinha matadeira embora hehehe, mas já estou tentando providenciar outra para futuras pescarias... É bem certo que a isca é muito boa, mas como disse meu amigo vitão, ela só pode ser usada em momentos como esse, onde todos os recursos foram esgotados, pois a graça de se pescar tucunaré, esta justamente no seu ataque fantástico na superfície e também sabemos que pessoas mal intencionadas jamais poderão conhecer esta isca, pois já sabemos de ribeirinhos que já possuem essa "tecnologia" estão pegando mais de 80 peixes por pescarias e isso pode prejudicar terrivelmente o nosso frágil ecossistema.
Qualquer dia desses volto nesse paraiso e quem sabe não engato um amarelão de 3 kilos por lá.
Abração