Vamos por partes, A pesca com isca viva e a pesca com isca morta os equipamentos são parecidos, Varas entre 3.90m e 5, 00m. Utilizo varas de carbono de 4.20 pois é um "meio termo". Casting da vara de 100 a 300g é o ideal.
Já para iscas artificiais, seria bom uma vara de 7 a 8 pés de 15 / 30lbs (pois pode entrar um camurupim maior e voce ter uma chance de tira-lo).
Agora vamos aos molinetes. Para isca viva o pessoal costuma usar os famosos Paoli Malcom (paolão) e os da linha BG da Daiwa (Bg60 e Bg 90). Mas, pode-se usar outros molinetes que comportem uma boa quantidade de linha 0.45(pra mim eu acho ideal essa bitola), nó minimo uns 300m.
Vamos aos molinetes para isca morta, costuma-se usar molinetes de long casting(arremesso longo) pois com eles voce pode "chegar" em alguns canais mais distantes onde os peixes costumam passar, molinetes que comportem uns 300m de nylon 0.20mm/0.25mm.
Molinetes para artificiais, Molinetes que comportem 200m de nylon 0.40.
Agora as Iscas. Para pesca com isca viva, 90% dos pescadores usam saúna viva como isca, mas tem vários outros que usam também sardinha viva e alguns peixes pegos na pesca de isca morta, como: carapebas, corós e perna de moça.
Isca morta, Camarao sem sulfite(pó quimico utilizado pra nao queimar o camarao em contato com o gelo), Corrupto(a que eu mais uso e gosto), saquaritás(aqueles caramujos que ficam entre as pedras) e minhoca de croa(dificil de achar por aqui, tem mais em suape).
Iscas artificiais. Iscas de meia agua, superficie e jigs. iscas entre 9 e 15 cm's.
Dicas: Maré muito grande o povo gosta de pescar mais com isca viva.
Vento nordeste é um ótimo indicio de uma boa pescaria de carapebas.
Costume pescar sempre de manhã cedo ate umas 10hs e de umas 15hs até cansar. São os horários com mais ações de peixes bons.
Anzois: Isca viva eu utilizo Circle hook 2/0 a 5/0
Isca morta o "universal" é o maruseigo No 10 ao 18.
Acho que pra comecar é isso.espero ter ajudado em algo