Pesque e solte!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#46/94  Mensagempor Antonio Medeiros » 15/06/2007 - 15:13:04

Carlos em 13/06/2007 - 04:41:08 escreveu:Companheiro Mário Túlio! Concordo plenamente com tudo que vc disse, inclusive quando ia lendo o tópico me veio algumas palavras, na íntegra, que vc já tinha dito, então não preciso mais falar!
Agora convenhamos galera! Um peixinho pescado e fresco, por mais que não seja nobre sua carne, as vezes é melhor do que um peixe de excelência por assim dizer, mas congelado! Esse privilégio de desfrutar um prazer desses na culinário é quase restrito de pescadores como nós! Que no máximo congelam seus peixes apenas uma vez! isso quando não o comem assim que chegam das pescarias! Diferente dos peixes que compramos em peixarias que sofrem vários processos de descongelamento! Realmente não tem como comparar! Só como exemplo, fui uma vez com meu tio em uma pescaria lá na Redinha, na qual pegamos duas carapebas de bom tamanho, no entanto, as mesmas só davam para uma única pessoa cada, (como eu, rsss que peso mais de 100Kg), então na volta paramos no canto do mangue e complementamos com outras carapebas que ali estavam sendo vendidas! resultado! nem precisa dizer! comparando o mesmo peixe, e a carne completamente diferente, pareciam peixes diferentes! isso foi fato mais que comprovado! Realmente aquele peixe pescado por nós é inigualável, incomparável, em relação ao sabor da carne além do que, o prazer que ele nos proporcionou na pescaria em si!
Acredito que essa seja a opinião de todos, o que não tem nada haver com pesque e solte! Nesse ponto concordo com o companheiro Sávio e outros, só levo pra casa aqueles exemplares que pelo tamanho já possam ter cumprido pelo menos um estagio de reprodução! Além do mais, tais peixes devem ter obrigatoriamente uma carne de qualidade pelo menos mediana! Outros eu faço de tudo pra devolver pra água o quanto antes! Inclusive, em relação ao pampo que é o meu peixe preferido nas pdp, só levo acima de 35 cm como já disse em outros tópicos, até mesmo pq com um maior desse tamanho já posso desfrutar daquele prazer supramencionado, de maneira fartosa! Acredito que a grande maioria dos peixes trazidos em pdp tem influência quase ínfima na preservação em geral, mesmo pq a grande maioria das espécies que ai são capturadas são muito abundantes em nosso litoral, algumas, quase uma praga, rsss! Por outro lado, peixes como bagre, eu dou a maior da importância em liberá-los, no mais perfeito estado visto que são considerados os lixeiros do mar!
Ainda assim, sendo um pouco contraditório com o que já disse, libero algumas espécies que poderia levar para casa, dentro dos parâmetros que eu disse. Outra vez, no campeonato de pesca embarcada aqui no RN, liberei uma garoupa que poderia reder bons pontos, e que tinha pegado no início do mesmo, e, ainda, desatendendo os pedidos de minha equipe, achei que ela poderia ainda fazer muito pela preservação da espécie com apenas mais uma desovada! Resultado! Sem querer me gabar muito! Como outros pescadores tinham visto, minha atitude, no final do campeonato recebi uma medalha de revelação! Que cá pra nós, foi extremamente gratificante! Mais até mesmo que uma colocação no pódio! Ficou até feio pra o primeiro lugar que pegou o maior peixe do campeonato, que foi uma garoupa e a trouxe!
De outro lado o tucunaré na lagoa do Bom Fim, aqui no RN, virou uma verdadeira praga, por culpa de nos “homens” que os introduziram lá na expectativa de pescarias, e que no final das contas acabou com todas as outras espécies que ali estavam! Teve um tempo que até foi incentivado a sua captura totalmente predatória com redes pra ver se dava um jeito na situação! Tentativa essa que foi frustrada! Então pq não levar todos os exemplares capturados, inclusive os pequenos!?
O fato é que na minha opinião, como outros já falaram, depende da consciência de cada pescador, a liberação de um peixe, ou não, depende de muitos fatores, que mudam de acordo com o local e espécie. Reitero as palavras do companheiro Antonio, que abriu o tópico “vamos preservar, mas não precisa radicalizar”!
Valeu pessoal!

Pois é Carlos, concordo com tudo que disse e digo mais não sou grande comedor de peixe, como muito raramente, principalmente por não comer peixe ou qualquer outro marisco congelado onde não encontro qualquer sabor, alguns ficam parecendo pedaços de borracha, camarão nem se fala fica horrível! Mas nem sempre fui assim, anos atrás minha sogra casou-se com um senhor que além de proprietário de uma fazenda na ilha de velha Boipeba (região do Morro de São Paulo) havia passado dois anos morando lá, ao sairmos um dia para jantar recusou a idéia de um restaurante de frutos do mar, alegando que quando congelado perdiam o gosto. Confesso que achei frescura, entretanto quando estivemos na fazenda dele comprovei a grande diferença, daqueles nunca congelados, daí em diante passei a recusar qualquer fruto do mar que já tivesse sido congelado, não me arrependo, principalmente quando assisto a grande depredação desta “industrias” pesqueiras. Um absurdo!

Gostaria saber mais sobre este lago do Bom Fim, o tucunaré é meu peixe favorito, para mim o mais esportivo e como moro em Salvador, Bahia, gostaria de saber a localização deste lago e dos melhores pontos de pesca nele (município, povoado) como também a distancia de Natal e a infra-estrutura disponível lá para pesca (barco, hotel etc). Essa informação sua de muitos peixes lá é recente? Qual o tamanho médio?

Um forte abraço,
Antonio Medeiros
Tainha
Tainha

Tópicos: 2
Cidade/Estado: Salvador/BA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#47/94  Mensagempor Bife » 15/06/2007 - 21:40:43

Ferreiro_AL em 13/06/2007 - 15:55:07 escreveu:Pois vc faz o correto Auricélio! Ao se matar um exemplar de bom porte, matasse a futura prole, coma boa carga genética do pai. Na brincadeira de soltar os maioires e liberar os menores, ocorreu um sério encurtamento no tamanho padraão de algumas espécies de peixes esportivos e comerciais.

Concordo!

vi num programa de pesca que o cara fala pra evitar matar os tucunares grandes, pq ele esta em plena vida reprodutiva e enquanto vc mata um menor o grande reproduz inumeros, sem falar que sua carne é ruim pra comer em comparacao a um de 1 kg
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#48/94  Mensagempor Paulo Pescador » 17/06/2007 - 09:01:00

...Eu gostaria de soltar todos os peixes q pesco, mas como peixe de segunda à segunda, e assim não tenho como sustentar esse meu hábito, se não for com minhas pescarias q até hoje, tem mantido meu freezer abastecido. Solto todos os peixes q estão abaixo do permitido e os q consigo pesceber q estão ovados e pronto! ...o resto vai pra panela. Fico indignado quando vejo um arrastão em beira de praia, pois alí sim q é matança!
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)

Tópicos: 102
Imagens: 2
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#49/94  Mensagempor Antonio Medeiros » 17/06/2007 - 09:54:10

Paulo, isso é que não consigo entender, pelo que compreendi consome os peixes capturados por uma questão de economia unicamente. Acho isso um paradoxo, como deixar de consumir um peixinho fresco que não fez parte de uma grande matança, que foi retirado sozinho já adulto depois de ter contribuído para manutenção da espécie e trocas este peixe por outro retirado criminosamente nestes arrastões? Não entendo onde erra? Porque o sentimento de culpa? Critico são estes falsos ambientalistas que devolvem todos os peixes ou criticam os que trazem para casa e que no entanto freqüentam restaurantes ou compram em grandes redes de super mercados os frutos destes arrastões!
Abraços
Antonio Medeiros
Tainha
Tainha

Postagem Número:#50/94  Mensagempor Marcão » 17/06/2007 - 13:17:52

Caro Antonio, concordo com a maioria de suas opiniões, mas confesso que me incomoda um pouco suas colocações sobre quem solta todos os peixes mas consomem em restaurantes, etc.
Esse é o meu caso, e conheço dezenas de pescadores que assim o fazem, não por serem ambientalistas, não o somos, apenas pescadores comuns, que adotam essa conduta por questões pessoais.
Por outro lado, a classe de pescadores profissionais é uma classe trabalhadora como tantas outras e deve ser respeitada. A generalização é uma coisa perigosa. Sua maior culpa é a falta de educação e informaçao, culpa essa que deve ser dirigida aos orgãos competentes, que são omissos e estão despreparados para representar nossos interesses.
Queria mais um vez deixar claro que NUNCA condenei quem leva peixes para casa, minha oposição é contra os excessos, quem me conhece sabe disso. Talvez em outras colocações não tenha sido feliz com o que escrevi.
Finalizando, também como galinha, porco, vaca, etc, mas nem por isso os mato para ter carne fresca.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#51/94  Mensagempor Antonio Medeiros » 17/06/2007 - 13:26:48

Respeito sua opinião, mas vou continuar com a minha e deixar a discusão por considerar desrespeitosa suas palavras. Nada mais responderei!
Antonio Medeiros
Tainha
Tainha

Postagem Número:#52/94  Mensagempor Marcão » 17/06/2007 - 13:51:02

Desculpe se o ofendi, mas não lhe faltei com o respeito em momento algum, apenas coloquei o penso, assim como voce. Quem escreve o que quer, deve estar aberto a opiniões contrárias.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Postagem Número:#53/94  Mensagempor Antonio Medeiros » 17/06/2007 - 16:07:10

Ok, Sem comentarios, como disse estou fora da discussão.
Um abraço
Antonio Medeiros
Tainha
Tainha

Postagem Número:#54/94  Mensagempor Marcão » 17/06/2007 - 16:38:10

Ok, Antonio, assunto encerrado, sem ressentimentos. Desculpe-me mais uma vez.
Abraços.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Postagem Número:#55/94  Mensagempor Eric Carreras » 17/06/2007 - 16:50:33

Pessoal, percebi que houve uma digressão do assunto erigido por Antonio neste tópico...vamos saber comentar e respeitar a opnião dos outros...não precisamos estar criticando o ponto de vista de ninguem, ate pq ninguem é perfeito...depois de dada a opnião pertinente ao caso, dar-se-á a vez ao colega opnar tb, sem precisar criticá-lo por eventual erro que fira alguma ideia pessoal, ate pq como diz o Chrony, o espaço em relação as mensagens esta critico...vamos pensar nisso tb....Paz e Amor, esse é o sentimento...abração!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158

Postagem Número:#56/94  Mensagempor Ferreiro_AL » 17/06/2007 - 17:01:38

Eu tive meus atritos com Marcão, mas foi uma coisa que tomou proporções que nao deviam. Concordo com ele, quem realmente se preocupa com o ambiente, não compra peixe de arrasto e pratica o C&R. É como ser contra a corrupção e dar aquele agrado ao guarda pra naum multar o carro. Mas cada um é uma cabeça.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#57/94  Mensagempor Antonio Medeiros » 17/06/2007 - 17:38:37

Marcão, Ok sem ressentimentos,
Abraços

Adicionado depois de 6 minutos:

Ferreiro_AL, da minha parte já encerrei a discussão e fico feliz em saber que entendeu meu ponto de vista, é realmente para mimcomo criticar politicos e autoridades corruptas que aparecem no dia a dia e ao mesmo tempo subornar o guarda da esquina ou qualquer outro. Abraços

Adicionado depois de 5 minutos:

Eric Carreras, Ok da minha parte já encerrei a discussão e ao que me pareceu um dos que entenderam a minha opinião foi o Ferreiro.Não adianta sermos honestos na vida quando alimentamos a desonestidade dos outros. Foi isso que quis dizer.
Abraços
Antonio Medeiros
Tainha
Tainha

Postagem Número:#58/94  Mensagempor UnniSoft » 03/12/2007 - 20:06:02

Gente, apenas algumas considerações sobre a filosofia do site acerca do "pesque e solte".

Pesco há poucos meses mas já me considero um apaixonado pela pesca. Por conta então de meus poucos km rodados, nunca ouvira falar sobre "pesque e solte", filosofia adotada por alguns membros do site. Pensei que era apenas uma filosofia de alguns "pescadores esportivos", mas o que percebi é um verdadeiro fanatismo pelo tal "pesque e solte", presenciando até alguns extremos de pessoas chegando as vias de fato nas discursões, classificando pessoas de boa índole de "assassino".

Seria bom que todos tivessem a idéia exata do que vem a ser a "pesca esportiva" e "pesca amadora".

Primeiro é bom entender o que é pesca, que nada mais é do que o ato de retirar o peixe da água com fins de alimentação, sendo ela doméstica, comercial ou industrial.

Pelo que pude entender até o momento, (e me corrijam se eu estiver errado) é que a pesca amadora é a pesca sem a obrigação de se pescar comercialmente... ou seja, por lazer. E acho que é nessa modalidade onde me encaixo. Pesco porque me sinto bem pescando, gosto de tudo o que antecede a pescaria... o preparo das tralhas, as conversas com os amigos, dentre outras coisas... que é feita com iscas artificiais, iscas vivas e iscas mortas.

A pesca esportiva seria uma vertente da pesca amadora, mas feita EXCLUSIVAMENTE COM ISCAS ARTIFICIAIS. Aliás, registre-se que essa vertente da pescaria surgiu nos EUA há alguns anos, e foi amplamente difundida aqui no Brasil por alguns programas enlatados oriundos da América.

O que eu queria apenas trazer pra nossa meditação, sem intuito de causar polêmica alguma, é o seguinte:

Primeiro: Pescar e levar o peixe para comer não é crime algum, desde que o peixe não esteja na lista dos animais em extinção!

Segundo: Alguns "pescadores esportivos" tem usado iscas vivas como saúnas, sardinhas, corrós, camarões, etc. o que foge completamente da idéia de "pesque e solte", pois você tá matando um peixe pra fisgar outro apenas com a intenção de brincar.

Terceiro: Se o próprio Jesus Cristo, o Deus-encarnado, praticava a pesca amadora e comercial inclusive... que diremos nós...? ou vocês nunca leram os relatos dos evangelhos, onde num dia só ele pegou 153 peixes grandes?

Quarto: Alguns membros do site simplesmente não são adeptos do pesque e solte...

Quinto: Uma das coisas que meu filho caçula mais adora é quando o pai dele chega da pescaria com uma cioba que postei há pouco nos relatos... o q vou dizer a ele? "vou soltar e comprar uma igual no bompreço"? ou vou de encontro aos conselhos da boa dieta e alimentação saudável... e como carne vermelha?

Saudações a todos.
UnniSoft
Bicuda
Bicuda

Tópicos: 9
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#59/94  Mensagempor Leonardo Correia » 03/12/2007 - 21:10:43

Gostei do seu ponto de vista.

Soltar os peixes ou nao vai da cabeca de cada um julgar se vai ou nao,agora pessoas que sao radicais sao um pe no saco.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#60/94  Mensagempor Fabricio Prado » 03/12/2007 - 21:39:13

é Alexandre, gostei do topico, pesco a mais de 15 anos, e tenho conciência do que é pescar e soltar, ja pesquei muito camurim, pampo e por ai vai, peixes pequenos, eu sempre solto, respeito a natureza. Concordo contigo tem pessoas que são radicais e ate de mais "são uns pés no saco!, alias são adeptos do pesque é solte mas usam isca viva para pegar peixe! são estes pescadores esportivos?". Eu adoro peixe e sempre vou pescar para trazer peixe para casa, sempre tando no tamanho permitido.
Imagem
Fabricio Prado
Cavala
Cavala

Tópicos: 101
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo