PDP e Campeonatos

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

PDP e Campeonatos

Postagem Número:#1/13  Mensagempor Freud » 28/07/2007 - 21:07:37

Pescadores,

Existem duas modalidades de pesca. Uma chamada de PDP e outra de Pesca de campeonato.
O paradigma da Pesca de Campeonatos é completamente diferente do da PDP. Eu nem chamaria de "Pesca" a Pesca de Campeonatos. Eu daria outro nome para esta atividade, como por exemplo, digamos, BP, ou seja, "Bracony de Praia". Eu pratico e gosto das duas modalidades. Sinto uma enorme diferença entre as duas. São dois mundos completamente distintos e com objetivos diferentes. A PDP visa o peixe, enquanto a "BP" visa o trofeu. Na "BP" o peixe é visto por outra ótica, tanto é que ele é chamado de "peça". Não existe termos de comparação. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, rs... Nunhuma delas é melhor que a outra mas mesmo assim existe uma certa "hostilidade" entre os amantes das duas modalidades. Eles não conseguem se entender pois não falam a mesma língua. Como vocês veem essa diferença ?
Abraços,
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/13  Mensagempor Savio » 28/07/2007 - 21:32:02

Na minha pequena visão não há diferenças entre elas, não deveria existir rivalidade, e como na motocicleta, todos gostam mas os estilos não se combinam, me dou bem com todas e espero que todos reconheçam que há um ponto em comum.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 70
Imagens: 3
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#3/13  Mensagempor Saulo Nazion » 28/07/2007 - 21:52:30

Grande Freud,

Interessante seu questionamento:

Pratiquei ''PDP'' até meados de fevereiro, mas, tenho otimas lembranças dessa pratica, pois é uma pescaria muito descontraída, cervejinha na beira mar, amendoim e gatinhas de bikinis :wink::wink: , alem dos peixes claro! Considero a ''PDP'' uma pescaria bastante agradavel.

Já a Pesca de Campeonato, acredito ser um pouco stresante, pois os amigos passam a ser competidores, e a pescaria torna-se um tanto competitiva, o verdadeiro trofeu que são os peixes são tratados como peças (como o amigo falou), visando o pescador um trofeu na estante de metal ou plastico. Além do que, todos os campeonatos que já vi, todos os peixes são sacrificados, seja qual for seu tamanho.

Bem, essa é minha humilde opinião por um assunto que deixou de ser minha praia há alguns meses.
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#4/13  Mensagempor Chrony Joseph » 28/07/2007 - 21:52:52

Eu vejo esta diferença como uma espécie de bairrismo dentro da pesca, uma lástima e pena. Afinal no fundo o objetivo maior é o mesmo: estar em contato com a natureza, capturar o peixe e, para alguns pouquíssimos, devolvê-los a vida preservando a espécie.
Minha idéia aqui no Pesca-NE é acabar com essas discriminações de modalidades (PDP, Fly, Bait, etc) e convergir para o objetivo maior de todos: Pescar! :wink::wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#5/13  Mensagempor Alexandre Cardoso » 29/07/2007 - 08:42:45

Gosto de praticar todas as modalidades sem excessões (menos competir)
Se o pessoal que gosta de torneios de pesca de praia um dia tivessem o privilégio de participar de um TORNEIO DE VERDADE, (circuitos de pesca de Bass Norte-americanos) viriam que nossos torneios são uma verdadeira M....

Garanto que nos torneios de lá não têm as baixarias que já vi em torneios daqui (homem batendo em mulher por causa de umas bostinhas de peixes) e alguns atletas de baixa estirpe.
Mas o que não deve haver é aquela rivalidade que as modalidades tem ente si.
Ou mesmo a rivalidade que acontece entre os própios integrantes de um mesmo clube.

É por isso que saí da pesca de competição (para quem não sabe já fui sócio do Pampano e guardo a carteirinha até hoje, pois um dia espero (Utopia) haja a verdadeira competição por prazer e sem stress como diria o amigo Saulo)

Vejam bem, o que estou falando aqui não é querer generalizar, foi apenas uma experiência que tive quando competia aqui no estado, pois sei que tem muito clube e atletas sérios na pesca de praia de Competição.

Um grande abraço
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#6/13  Mensagempor Mario Tulio » 29/07/2007 - 09:38:51

Toda pescaria é boa, acredito que pescamos com amigos descompromissados com os resultados, vale a brincadeira, a gozação, a cervejinha, o papo sobre materiais. A competição infelizmente desperta em alguns sem caráter os instintos mais baixos. Tenho participado de competições nos ultimos 25 anos e já vi de tudo em nome da vitória. Meu posicionamento depois de tanta experiencia é o seguinte: Meu concorrente sou eu mesmo, tento melhorar e desenvolver minhas técnicas e habilidades em oposição aos meus ultimos resultados e não os dos outros pescadores. Se me superar já está bom, os resultados na competição não me afetam, o que me interessa é o meu desafio particular, que para mim é muito estimulante e prazeiroso. Venho tentando inclusive um modo de manter as minhas "peças" vivas para a pesagem e posterior liberação ao meio ambiente.
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#7/13  Mensagempor Ferreiro_AL » 29/07/2007 - 11:59:13

A hostilidade com certeza tem origem nos praticantes da BP. Ao que parece, sob a óticas "bpnista" vc só pode ser um pescador técnico filiando-se à panelada. A propaganda é feita desmereçendo quem não é filiado. Quando estive no RJ, soube do regulamento da prova da Urca, onde o BARRAcuda proibia até anzol incondizentes com a prova (leia-se anzol grande). Ainda que o Clupeal é um clube independente, mesmo com seus problemas de convívio, um ônus das relações humanas...
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#8/13  Mensagempor Leonardo Correia » 29/07/2007 - 20:33:25

Fred, eu vejo as 2 da mesma forma.

Quando vou para campeonato, vou pela brincadeira, para encontrar os amigos e em ultimo caso o troféu, até porque eles não valem nada.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#9/13  Mensagempor Eric Carreras » 30/07/2007 - 10:27:59

Em sentido amplo, vejo que as duas modalidades são iguais, em sentido estrito, asseveram-se varias diferenças, a começar pela busca de um trofeu.
Não faço restrições a nada mais. Hoje estou sendo bastante flexivel...abração!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158

Postagem Número:#10/13  Mensagempor Auro » 30/07/2007 - 20:09:12

Freud, eu tenho uma visão parecida com a sua.
Participo de competições de pesca, atualmente trabalho com pesca e pesco para me divertir.
Tento dividir a minha personalidade de atleta, pescador e dirigente.
Como atleta entro para ganhar. Conhecendo todas as regras e melhor utilizando delas para conseguir o meu resultado.
Como dirigente, brigo para mudar a mentalidade de outros dirigentes, existe uma evolução na pesca. E insistimos em manter regulamentos que não evoluiram.
Como participante de um programa de pesca, me esforço ao máximo para mudar a visão das pessoas que não pescam. Mostrando que a pesca é um esporte, e um lazer. Que pode ser realizado por toda a família. E com a pesca podemos aprender a respeitar mais a natureza.
Uma das coisas que me entristece é ver boas pessoas se afastarem das competições de pesca por causa dos regulamentos. Entendo que muitos não concordem com eles. Mas a saída de atletas que querem mudar as regras, enfraquece os dirigentes que brigam para que elas mudem. Nem todos que participam de competições filiadas à confederação concordam com todas as regras. Mas a cada atleta que sai por não concordar, enfraquece aqueles que lutam por mudanças.
Auro
Galo
Galo

Tópicos: 4
Cidade/Estado: Curitiba/PR

Postagem Número:#11/13  Mensagempor Freud » 31/07/2007 - 09:00:29

Auro,

Participo de competições e sou filiado a confederação. Ja briguei muito e não brigo mais. Aceito as regras como elas estão. Afinal, Bracony eh um mal necessário, rs...
Ultimamente tenho procurado ver somente o lado bom das coisas. O que ainda me aborrece eh ver as mudanças das regras para beneficiar alguns. Meu grande aprendizado foi aprender a "perder". Estou pensado que nem o Mario Túlio, meu principal concorrente sou eu mesmo. Tento me superar e não me serve de parametro os que usam de metodos ilicitos para vencer.
Que bom saber que nesse forum também existem pessoas entendem dos "incômodos" das competições, rs... Pensei que estivesse sozinho, heheheh
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49

Postagem Número:#12/13  Mensagempor Reis - Em memória » 01/08/2007 - 16:50:53

Caro Freud,

Na minha opinião, existe a pesca profissional e a pesca amadora, que é a que todos nós praticamos, filiados a clubes ou não.
Podemos pescar de forma lúdica, recreativa, laser e outros nomes bonitos que aparecem por aí, e podemos pescar participando de competições. O ambiente pode ser variado, rios, lagos, praias, mas a atividade é a mesma, Pesca.
As diferenças são estabelecidas por seus praticantes, enquanto alguns chamam os peixes de peças, outros chamam os mesmos peixes de exemplares. Uns levam peixe para comer em casa, outros levam para degustar com a família. Alguns dão a maior importância aos troféus conquistados, outros os vêem apenas como lembranças da participação em alguma competição. Alguns até pensam que são melhores que os outros esquecendo que todos somos feitos da mesma matéria e a ela retornaremos.
Condutas não condizentes com a sadia pratica de um esporte devem ser punidas pelas regras, para isso elas existem. Na pesca, como na maioria dos esportes, nosso adversário está a nossa frente e não ao nosso lado.

Sutil e inteligente o recado do nosso anfitrião! hehehehe
Grande abraço,
Reis - Em memória
Galo
Galo

Tópicos: 1
Cidade/Estado: Porto Alegre/RS

Postagem Número:#13/13  Mensagempor Mario Tulio » 01/08/2007 - 21:24:35

Que mais há para dizer? Pesquemos todos, cada um em seu estilo e modalidade, sem nos acharmos superiores aos outros...Por mim, vou tentar acumular cada vez mais experiencia em todas as modalidades possíveis e ao meu alcançe prático e financeiro...pdp, bait, fly, corrico, :mrgreen: :mrgreen: minhas adoradas agulhas, tudo!
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Voltar para Bate-papo