Pesca sub-aquática predatória

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Pesca sub-aquática predatória

Postagem Número:#1/26  Mensagempor Alexandre Cardoso » 26/09/2007 - 09:52:59

Amigos

Resolvi levantar essa questão para mostrar o quanto a pesca de mergulho está se tornando prejudicial ao nosso ecossistema sub-aquatico, principalmente em Rios e lagos (pois no mar já acabaram quase tudo)

Da maneira que as coisas vão muito em breve as outras modalidades predatórias (rede, tarrafa, arrasto, buia etc) estarão dando lugar somente a pesca de mergulho com arpões, tanto é que os "profissionais predadores" estão todos migrando para essa modalidade por ser muito mais produtiva.

Estou postando links abaixo para comprovar o quanto está na moda essa modalidade famigerada... E não me venham com essa "balela" de dizer sempre a mesma besteira, " a modalidade praticada com consciência em nada afetará ao ambiente sub-aquático", pois sabemos que a esmagadora maioria desses predadores sub-aquáticos não respeitam p... nenhuma.Conta-se nos dedos que tem essa "consciência".

Desculpem o desabafo, e eis os links de outros debates sobre o assunto, que está cada vez mais, amplamente discutido.

Caçadores de peixe são uma ameaça?
[url=http://www.tucunazul.com.br/forum/viewtopic.php?t=5688]Tragico.( Serra da Mesa)...[/url]

E este é um link de um vídeo mostrando como é essa pesca altamente predatória (até mais que rede, arrasto e tarrafa, isso quando se fala em Rios, Lagoas, Represas)
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#2/26  Mensagempor Ferreiro_AL » 26/09/2007 - 12:01:12

Rapaz, isso tem em toda modalidade! Tiro por exemplo um site renomado de PDP, onde pescadores experientes matam alevinos de peixes ou juvenis, sem necessidade e a geral aplaude... Acho que numa pescaria puramente recreativa, o abate de peixe deve ser ocasional.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/26  Mensagempor Alexandre Cardoso » 26/09/2007 - 13:24:31

Ferreiro, sei que isso tem em toda modalidade, só queria mostrar que muitos pescadores que praticavam pesca comercial com redes e tarrafas estão aposentando esses apetrechos e partindo para pesca com arpão por ser muito mais produtivo. Até os integrantes de uma colônia de pesca aqui no interior do estado (que pescam na maior represa do RN) estão aposentando seus apetrechos tradicionais e estão adquirindo máscaras, arpões e pés-de-pato, pois a produtividade da pesca de mergulho está sendo muito maior que a praticada anteriormente por eles aumentando suas rendas.

A colocação que estou fazendo refere-se à pesca profissional e não a "esportiva", onde redes, tarrafas, arrastos e.t.c estão sendo substituídos por mascaras, pés-de-pato e arpões.
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#4/26  Mensagempor Ferreiro_AL » 26/09/2007 - 15:24:12

Agora eu entendi! Isso é triste mesmo!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#5/26  Mensagempor Marcão » 26/09/2007 - 15:58:54

Miudinho, como voce classificaria esse pessoal do vídeo? Não são pescadores profissionais nem esportivos... É apenas um estilo de vida...
E os mergulhadores de Extremoz, Punaú, Cunhau, Tibau do Sul, etc, que não são profissiomais nem esportivos? Será também apenas um estilo de vida?
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#6/26  Mensagempor Alexandre Cardoso » 26/09/2007 - 16:48:51

Não preciso te falar Marcão pois vc. já sabe minha opnião sobre a pesca de mergulho, mas que esse é o verdadeiro "ESTILO" desse pessoal que pratica pesca sub-aquática isso é! (é isso mesmo, estou meio que generalizando sim! Com "raríssíssimas" excessões) Denomino este estilo de: "ESTILO DE DESTRUIDOR", seja ele profissional ou apenas mergulhador "esportivo" (aquele que mergulha por esporte)
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#7/26  Mensagempor Golinha » 26/09/2007 - 20:12:51

não querendo defender a pesca sub-aquática, mesmo pq não vejo graça em pegar um peixe assim.Só que tem gente que tb não vê graça na pesca convencionais.
Eu prefiro que os pescadores profissionais pesquem dessa forma do que de arrastão, pois pelo menos eles mataram alguns peixes grandes.O arrastão é fogo! Lá em múriu passa um todo dia e a quantidade de galo bem pequeno é enorme, fora os outros peixes pequenos tb.
Realmente eu não vejo graça, acho que isso é um tipo de caça e não de pesca, pois não existe do outro lado um pescador e sim um atirador.Acho tb que existe pelo menos 10 vezes mais pescadores capturando esses mesmo peixes que eles pegaram.As imagens são meio que chocantes pq o peixe passa tão dócil na frente do pescador.
Lé em genipabu tá cheio de mergulhadores, aliás lá tá cheio de rede tb.Pelo menos um dos mergulhadores que vi voltou com um galo-do-alto e só, os outros voltaram com um bocado de robalinhos.Aí realmente dá muita raiva.
Golinha
Barracuda
Barracuda
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)

Tópicos: 19
Imagens: 5

Postagem Número:#8/26  Mensagempor MBaudino » 26/09/2007 - 22:54:57

Isso é um bando de filhos da ..........mesmo, acabam com tudo !
o pescador de arrasto ainda tem explicação, é a Fome que assola este pais que os fez !
Seguindo os passos de Pedro
MBaudino
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 23
Imagens: 1
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#9/26  Mensagempor Pentcha » 26/09/2007 - 22:55:40

Olá pessoal, em questão da pesca sub, já pratiquei, mergulhava uns 15 metros na apnéia, e digo uma coisa a vcs, a pesca sub consciente, não é predatoria, pois o mergulhador esta no ambiente do peixe isso ja é uma desvantagem mesmo com nadadeiras, te que ter pulmão pra arpoar um, além do mais que se pode escolher o peixe pelo tamanho, espécie ou preferencia de paladar, ou seja se nao tiver interesse em nenhum sai de mãos abanando, os menores são deixados de lado.

Vejo milhares de pescadores nas pedras capturando peixes pequenos com suas linhas e varas, já na pesca sub, só se leva os grandes .
Sou defensor das duas pescaria, as duas tem seu lado predatório se for praticada sem consciencia. Aposto que tem muitos pescadores colegas de fórum que tb já mergulhavam ou mergulham, espero que se pronuciem.
Não defendo nem uma nem outra, apenas defendo a pesca consciente. Aliás sei que muitos já escutaram esta frase, " Mas vc fere a boca do peixe com o anzól só pra se divertir e depois solta o bichinho, ele vai morrer" essa frase sempre escuto, e realmente se os pescadores não tratarem bem o peixe para solta-lo realmente vai morrer. É isso, espero que os que odeiam a pesca sub não me entenda mal. Sou Biólogo e amante da natureza como um todo, assim só quero a consciencia das pessoas. Grande abraço a todos.
Pentcha
Galo
Galo

Tópicos: 10
Cidade/Estado: Salvador/BA

Postagem Número:#10/26  Mensagempor Carlos Andre Blatt » 26/09/2007 - 22:57:07

:shock: Tem mergulhador no cunhaú tbm...Quase passei com o barco por cima de um pq não estava usando boia de sinalizção!
Além disso tem a falta de educação...é só o cara ver vc arremessando num ponto especifico q lá vem o galado mergulhar bem na sua frente.
Daí se vc fala alguma coisa...o cara tá armado!
Hoje no Brasil se a policia faz uma blitz e acha um canivete dentro do teu carro, vc pode ser preso por porte de arma branca...Mas o cidadão andando na rua com arpão engatilhado na mão (como já ví muito aqui em Natal) é desportista!!!
:evil: :evil: :evil:
Carlos Andre Blatt
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 48
Imagens: 2

Postagem Número:#11/26  Mensagempor Pentcha » 26/09/2007 - 23:13:41

Me desculpe Mbaldino, o arrasto é o tipo de pesca que mais destroi a flora e fauna sub-aquática, pois quando a rede passa destroi os corais deixando tudo destruído onde levará muitos anos pra recuperar apenas 2 seg que a rede passa. A consciênia é a palavra chave.
Pentcha
Galo
Galo

Tópicos: 10
Cidade/Estado: Salvador/BA

Postagem Número:#12/26  Mensagempor MBaudino » 26/09/2007 - 23:14:52

Caro Blatt, boa ideia essa do arpão na rua !
agora me defina o que é um Galado ? :lol: :lol: :lol:
Seguindo os passos de Pedro
MBaudino
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 23
Imagens: 1

Postagem Número:#13/26  Mensagempor Golinha » 26/09/2007 - 23:24:19

como eu já falei prefiro que ele pesque de arpão do que de arrasto.Acho que ele fere menos pescando de arpão, pois como o amigo falou dá pra escolher os peixes bons.

blatt, aconteceu isso comigo já lá em genipabu.Dá muita raiva mesmo.
é a minha única queixa, elels vêem o cara pegar um peixe e ainda pergunta na cara de pau se o cara pegou o peixe naquela hora.Eu fiquei muito puto, só fisobrou baiacú depois..O problema não é a pesca predatória não, é que eles espantam tudo. :evil:
Golinha
Barracuda
Barracuda
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)

Tópicos: 19
Imagens: 5

Postagem Número:#14/26  Mensagempor Chrony Joseph » 27/09/2007 - 00:41:23

Sou contra a caça submarina. :twisted: Já vi vídeos de caça ao Mero e é cruel atirar no meio dos olhos de um peixe manso que está curioso com a presença do mergulhador... Não só o mero, mas a grande maioria das espécies se comporta assim. :evil: Mergulho para mim só para apreciar, sem matar. :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#15/26  Mensagempor Carlos Andre Blatt » 27/09/2007 - 02:13:46

MBaudino em 26/09/2007 - 23:14:52 escreveu:Caro Blatt, boa ideia essa do arpão na rua !
agora me defina o que é um Galado ? :lol: :lol: :lol:

:lol: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...Saiu sem querer!
Na verdade não sei bem o q siginifica, aprendi com o Alexandre!!!
Carlos Andre Blatt
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 48
Imagens: 2

Próximo

Voltar para Bate-papo