Desabafo de um pescador esportivo

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#31/34  Mensagempor Tarpon » 06/12/2007 - 10:31:27

Grande Gugao,

Muitas vezes o bom senso e a humildade fortalecem e demonstram o caráter de uma pessoa. Tu estás provando isso com suas palavras.

Concordo contigo que estamos aqui para trocarmos experiências de aprendizado, nos divertimos e acima de tudo respeitarmo-nos. A maioria de nós não se conhece pessoalmente e aqui que temos a possibilidade de iniciarmos uma amizade sólida e quem sabe, posteriormente, estarmos nos apresentando uns aos outros. A internet é fria e muitas vezes nos trai naquilo que escrevemos. As farpas e as possíveis incompatibilidades que possam surgir entre pessoas que têm o mesmo objetivo (falar sobre pescarias e assuntos correlatos) devem ser superadas da forma que tu usaste: sensata e amistosa.

abraços,
Tarpon
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#32/34  Mensagempor Alexandre Cardoso » 06/12/2007 - 11:10:50

Tarpon em 05/12/2007 - 17:57:55 escreveu:Gugao, como já foi dito no tópico acima pelo Alexandre, isso é uma tendência dos maiores e melhores segmentos da pesca esportiva. Convencionou-se pelo mundo afora que a foto de um peixe morto não se torna troféu e é uma questão de ética entre os pescadores esportivos. Tu podes até não concordar, mas o caminho é este.
Um site de pesca esportiva tem que ter suas regras tanto quanto qualquer outra associação de atividade humana, como tu mesmo observaste. Em um clube social, dependendo do evento tu jamais entrarás vestido de camisetas e chinelos. Isso é uma regra dos estatutos ou uma arrogância do Diretor social? Enfiar o dedo no nariz em público não é proibido! Contudo, para as pessoas em geral é antiético e falta de educação.
Então, como tu pode notar as regras muitas vezes podem ser quebradas, mas em determinadas situação o bom senso fala mais alto. Tu te equivoca quando menciona as campanhas do “pesque e solte”. Em nenhumas delas que eu tenha conhecimento, principalmente aqui no Fórum, se radicaliza a ponto de induzir o pescador a soltar todos os peixes. O ponto crucial do tema é conscientizar os predadores. Aqueles que pegam 50 peças e levam todas para distribuir aos vizinhos, tias e cunhados. Isso é predação!
Espero que na sua próxima pescaria tenhas a oportunidade de fotografar um peixe embarcado vivo. Vais notar que ficará muito mais bonito e aí sim, será um troféu e nós, certamente vamos fazer os comentários elogiosos.
O peixe morto em uma foto no cais, na rua, no jardim de casa, no quintal ou na cozinha não é um troféu é apenas uma foto de culinária. Quem disse isso? Eu? Não! É o bom senso e a ética do pescador esportivo. Goste ou não goste, tu terá que entender isso.

Grande Alexandre, eu quando vejo alguma foto de peixe morto, seja qual for a situação, fecho o tópico e não faço comentários. Nem prós nem contras.

Abraços,

Pois é amigo Tarpon

Já cheguei a comentar tópicos com foto de peixes mortos, mas decidi definitivamente fazer como você, não farei mais comentários nem prós nem contra.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#33/34  Mensagempor Bife » 06/12/2007 - 15:07:36

Certo dia eu aprendi uma coisa com um grande amigo daqui do Forum. Eu pesquei um bom peixe e não tinha como registrá-lo; a minha felicidade era imensa; queria levá-lo pra casa, registra-lo; puro orgulho... então esse amigo me disse palavras bacanas, me ensinou; devolvi o bicho pro mar. Eu não sorri mais, mas senti uma paz inigualável.
Tarpon em 06/12/2007 - 10:31:27 escreveu:Muitas vezes o bom senso e a humildade fortalecem e demonstram o caráter de uma pessoa. Tu estás provando isso com suas palavras.

Foram palavras mais ou menos como essa do Menks
Só que meu amigo falou obras no lugar de palavras.
E não esqueço " Pesque e solte a natureza bifão, ela tem a te mostrar, não deixe que a ganância te consoma, numa falsa sensação de bem-estar" parece ate musica.
Foi um pescador daqui, ele pratica pesque e solte me ensinou.
Pesco e como peixe, nunca deixarei, mas tenho muito o que aprender.
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#34/34  Mensagempor Saulo Nazion » 07/12/2007 - 02:04:46

Amigos,

Sem querer jogar mais lenha na fogueira... Vou expor minha posição como membro deste fórum, e acredito ter o direito/dever de faze-lo!

Bem, como muito de vocês sabem, sou praticante do PESQUE & SOLTE tanto de peixe pequeno quanto grande, não importa a espécie, cor, sabor, cheiro etc...

Realmente, a revista pecou, e pecou feio ao publicar este sacrifício, ainda mais de um peixe com este porte e status! Cresci vendo a Pesca & Cia no SBT com o Rubinho e seu eterno ideal de PESQUE & SOLTE. Já é difícil semear na cabeça das pessoas a idéia de uma pescaria esportiva plena, soltando todos os pescados. Imagine se começar a publicar tudo que é foto de peixe abatido.

Nota de Repudio a matéria da revista Pesca Esportiva! :(

E Miudinho, procurei um santo na foto do carandiru e nao achei um! :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Anterior