Pescaria de Tarpons - I

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Pescaria de Tarpons - I

Postagem Número:#1/33  Mensagempor Saulo Nazion » 02/05/2008 - 00:18:10

Amigos e pescadores,

O Nordeste aos poucos, mostra seu potencial pesqueiro ao Brasil. Desta maneira, a Paraíba não poderia ficar de fora desta belíssima amostra. Nossa equipe tem como foco principal as pescarias no Rio Paraíba, o qual fica localizado a poucos quilômetros do centro da cidade de João Pessoa. Grandes variedades de peixes esportivos são encontradas em suas águas. Nosso objetivo desta vez é o Tarpon e Baby-tarpon (Megalops atlanticus), conhecido no Brasil como Camurupim, peixe que rende belíssimos saltos acrobáticos quando fisgado ou ameaçado, o que dificulta bastante ao pescador captura-lo. É também, um dos peixes esportivos mais procurados no EUA, em campeonatos chega-se a premiar com o valor de $10.000,00 o vencedor, a exemplo do The Professional Tarpon Tournament Series.

Nesta época, muitas chuvas assolam nossa região, o que dificulta bastante à pescaria, uma vez que a água suja bastante, devido aos sedimentos trazidos ao longo do rio, o desmatamento de suas margens e o assoreamento também contribui. Mas, quando a chuva da uma trégua de alguns dias, a água fica limpa novamente, sendo o sinal verde para pescarmos. E no final do arco-íris encontramos o pote de ouro, que não era ouro, e sim PRATA!

Além dos saltos, a boca óssea torna difícil o sucesso do pescador:
Imagem

A pescaria é feita em um dos afluentes do rio Paraíba, o ‘’Colorado Rosa’’ chamado carinhosamente assim em homenagem ao Marcio Rosinha membro da equipe e descobridor deste paraíso. :wink:

Rio e manguezal:
Imagem
Imagem

Tarpons (babys):
Imagem
Felipe

Imagem
Marcio

Imagem
Saulo

Imagem
Diego

Imagem
Felipe

Imagem
Saulo

Zoom:
Imagem
Imagem
Imagem

No momento do salto:
Imagem

Pesque e Solte:
Imagem
Imagem
Imagem
100% de soltura

Antes e depois:
Imagem
Sinceramente, não gostaria de ser um Jig! :lol:

Agradeço a atenção de todos, ficamos por aqui.
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/33  Mensagempor Chrony Joseph » 02/05/2008 - 01:21:26

Bela pescaria e Camurupins! :wink:
Essa estrutura óssea da sua boca é responsável pela estatística de 10x1, 10 ações para 1 captura. :lol:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/33  Mensagempor Rafael Nóbrega » 02/05/2008 - 07:24:27

Belos Tarpons!
Vida de jig num é fácil não! :lol:

Pena q quando conheci o rio a água tava suja. :cry:
Imagem
Rafael Nóbrega
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 63

Postagem Número:#4/33  Mensagempor AlexiDantas » 02/05/2008 - 07:53:09

Beleza de pescaria, como sempre essa equipe jampafishing botando pra quebrar.
Parabens pescadores.
Pescar é o que interessa, pegar peixe é consequencia.
AlexiDantas
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 12
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#5/33  Mensagempor Rabbit Fisher » 02/05/2008 - 07:53:10

Valeu Saulo (professor :) ), Valeu Rosinha (espero pescar com vc em breve só tenho ouvidos elogios de sua pessoa), Valeu toda Galera do Jampafishing belo relatos, belos Tarpons.

Nesses dias irão sair os meus :mrgreen:
Rabbit Fisher
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 49
Imagens: 4

Postagem Número:#6/33  Mensagempor Ivan » 02/05/2008 - 08:13:51

Excelente

Essa primeira foto da cabeça esta legal demais.

Parabéns a todos mais uma vez, esse lugar é o paraiso rosa mesmo.
:mrgreen: :mrgreen:

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Tópicos: 64
Imagens: 12
Cidade/Estado: Parnaíba/PI

Postagem Número:#7/33  Mensagempor Márcio Yoshio » 02/05/2008 - 08:59:25

Parabéns a Jampa Fishing, lindas imagens :!:
Hoje eu sei o porque do 10x1 :lol: senti na pele :!:
Imagem
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Gincana (2)

Tópicos: 121
Imagens: 16
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#8/33  Mensagempor KidOcelos » 02/05/2008 - 09:20:08

8) reserva os meus. 8/12/2008. fly na boca dos bichooooooooooo :x .
nossa mano.
grande abraço a todos.

ATENÇÃO: Palavras convertidas automaticamente para minúsculas.
Imagem
KidOcelos
Bicuda
Bicuda

Tópicos: 1
Cidade/Estado: João Pessoa - PB/DF

Postagem Número:#9/33  Mensagempor FJFerro » 02/05/2008 - 09:25:08

Parabéns ao amigo Saulo pelo belo relato e pelas fotos belíssimas! Fico muito satisfeito em ver aqui o trabalho de vcs e da Jampa Fishing! Continuem assim e felicidades nas pescarias futuras!
FJFerro
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo

Tópicos: 53
Cidade/Estado: Maceio/AL

Postagem Número:#10/33  Mensagempor RLAraujo » 02/05/2008 - 11:17:03

Lindas fotos e belo relato!
Parabens!
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
RLAraujo
Cavala
Cavala

Tópicos: 40
Imagens: 1
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#11/33  Mensagempor Eric Carreras » 02/05/2008 - 11:24:02

Novamente a equipe jampafishing revelando seu grande potencial e nos proporcionando belissimos relatos.
Parabens à todos pela extraordinaria pescaria!
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158

Postagem Número:#12/33  Mensagempor Tarpon » 02/05/2008 - 12:13:58

Saulo,
Nós nordestinos somos privilegiados. Temos um dos peixes mais esportivos do mundo em abundância. Como tu mesmo mencionaste, os americanos valorizam demais esse espécime e ganham muito dinheiro com o turismo da pesca esportiva. O problema que lá não existe predação e a sua pescaria é controlada.
Aqui temos vários fatores que impedem a preservação, como a pescaria profissional, que se ainda não está colocando em risco os cardumes dos gigantes, certamente o está diminuindo muito.
Eu tenho verdadeira adoração pelo camurupim e fico muito preocupado com os nossos mananciais que têm enorme vocação para a pesca esportiva, porém sem nenhuma estrutura.
Não sei se é melhor ficar do jeito que está ou uma grande estrutura turística que atrairia pescadores do Brasil todo, sem nenhuma fiscalização para conter os excessos e a sanha de muitos predadores com equipamentos sofisticados. Digo isso em vista do camurupim ser um peixe muito sensível ao pesque e solte. Tenho experiência e sei que a prática de soltá-lo após a briga tem que obedecer a uma série de cuidados especiais para podermos preservá-lo. O desconhecimento de técnicas para a sua soltura poderá levá-los à morte com facilidade. Penso que a propagação da pesca do camurupim em escala nacional, seja qual for a mídia, sem nenhuma fiscalização ou conhecimento da espécie, poderá ser danosa para nós. Fico muito preocupado com isso. Veja que no sudeste, onde antigamente a ocorrência era até muito boa, hoje são raríssimos.
Parabéns pela pescaria!
Tarpon
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#13/33  Mensagempor Marcão » 02/05/2008 - 12:26:05

Digo isso em vista do camurupim ser um peixe muito sensível ao pesque e solte. Tenho experiência e sei que a prática de soltá-lo após a briga tem que obedecer a uma série de cuidados especiais para podermos preservá-lo. O desconhecimento de técnicas para a sua soltura poderá levá-los à morte com facilidade.

Caro Tarpon, não tenho nenhuma experiencia na pescaria desse peixe, e fiquei preocupado com seus comentários acima, pois julgava que era um peixe rustico e sem maiores problemas para soltá-lo. Seria bom para todos nós que o amigo nos desse umas dicas de procedimento de soltura do tarpon, pois é uma pescaria que pretendo privilegiar daqui para a frente, e colocar em vídeo esses ensinamentos seria interessante. Desde já agradeço.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#14/33  Mensagempor Saulo Nazion » 02/05/2008 - 13:38:04

Obrigado pessoal, realmente sua pescaria é uma mistura de tecnica com muita sorte. Tecnica do arremesso em acertar o mais proximo possivel de onde o peixe subiu, e muita sorte para ele nao escapar em um de seus saltos. Mas, senao fosse tão dificil sua captura ele não seria o Tarpon :wink: No final, cada salto do peixe já é emoção suficiente, a foto serve apenas de status e/ou ego ao pescador :D

Caro amigo Roberto Menk´s: Li em algumas materias que o principal ponto na pescaria do tarpon é como embarca-lo. Nesta material, o autor dizia que o indicado é pega-lo com o grip ou bicheiro pela parte inferior da boca, e o uso de pulça deve ser evitado, pois tira o muco (nem sei se a escrita esta correta) e consequentemente ele fica facilmente sujeitos a doenças e parasitas. Baby apartir de 2kg facilmente usa-se o bicheiro, mas em tarpons menores fica dificil, e pelo grip ele nao abre a boca. Neste segundo peixe do Felipe, ele escolheu a opção de suspende-lo pelo leader, e segura-lo pela boca com as mãos.
O que o amigo sabe sobre sua soltura? E outras soluções que possam proporcionar um pesque e solte 100% eficiente? Compartilhe aqui seus conhecimentos e experiencia na pescaria deste nosso trofeu prateado.
Mas, uma coisa é certa! O pesque e solte do tarpon mesmo não sendo feito da forma 100% correta, e seu turismo pesqueiro nao controlado, o amigo tem que admitir que é 100% mais eficiente que a pesca com redes, onde os peixes são mortos, e ai sim, nenhuma chance é dada a eles. Pois se não começarmos a explorar este turismo, a pesca predatoria sempre será a fonte de renda dos pescadores, e o meio publico nao tem como instituir o turismo de forma controlada e organizada se um primeiro passo nao for dado por nós mesmos.

Marcão, esse problema de pesca-lo é facilmente resolvido. Combine com Miudeza e venha ''simbora'' pescar Tarpons! :lol:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155

Postagem Número:#15/33  Mensagempor Márcio Yoshio » 02/05/2008 - 14:17:38

Marcão em 02/05/2008 - 12:26:05 escreveu:Caro Tarpon, não tenho nenhuma experiencia na pescaria desse peixe, e fiquei preocupado com seus comentários acima, pois julgava que era um peixe rustico e sem maiores problemas para soltá-lo. Seria bom para todos nós que o amigo nos desse umas dicas de procedimento de soltura do tarpon, pois é uma pescaria que pretendo privilegiar daqui para a frente, e colocar em vídeo esses ensinamentos seria interessante. Desde já agradeço.

Pois é Marcão, mesmo sem ter experiencia nesse peixe, vc ja teve a sorte de poder tirar uma foto com um bicho desses, fui em uma pescaria de Tarpons com o Saulo e vi o quanto é difícil tirar uma foto com ele :(
Imagem
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Gincana (2)

Tópicos: 121
Imagens: 16
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Próximo