O retorne de um paulista e um carioca ao Cunhaú

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

O retorne de um paulista e um carioca ao Cunhaú

Postagem Número:#1/26  Mensagempor Sergio F » 01/01/2009 - 20:37:31

Estive pescando no Cunhaú ano passado em abril e fiz uma pescaria bastante interessante com o Bruno, mas sem encontrar peixes grandes. Este ano retornei em maio e me decepcionei, as chuvas já tinham começado e os peixes sumiram. Por uma coincidência, em maio conheci o Marcelo que havia marcado uns dias de pesca com o Auricélio dentro do período que eu também queria pescar e acabamos formando uma dupla de pescadores super entrosados. O Auricélio nos exigiu que voltassemos na época do verão, época em que os peixes maiores aparecem. O Marcelo marcou alguns meses depois a data de retorno para o início de dezembro e me intimou a lhe acompanhar nesta aventura. Devido a diferença de custo em torno de 50 % entre a passagem Rio-Natal ou Rio-João Pessoa para Rio-Recife, optamos por ir para Recife e percorrer 160 Kms a mais de carro, uma vez que iríamos alugar um.

Na vigem de ida uma imensa nuvem cobria quase o pais inteiro,
Imagem

Mas chegando em Recife o tempo começou a mostrar que no nordeste o sol brilha mais!
Imagem

Na viagem entramos em João Pessoa para almoçar e depois passeamos um pouco pelo litoral da Paraíba:
Imagem
Praia Formosa, próximo de Cabedelo.

Imagem
Local de embarque na balsa que atravessa o rio Paraíba.

Mais um pouco de estrada e no cair da noite chegamos a Barra do Cunhaú. Nos hospedamos na pousada Chalés do Cunhau, tocada pelo seu simpático e sempre prestativo dono, o seu Zilson.
Imagem
Pousada Chalés do Cunhaú.

No dia seguinte iniciou nossa aventura. O objetivo era pescar os peixes seja de fly ou de bait nas estruturas do mangue e com iscas de superfície, mas os peixes estavam mais no fundo e tivemos de pelejar muito para ter ações na superfície.
Imagem

Já no final da tarde o Auricélio nos provou que o peixe estava mesmo no fundo, pegou uma de nossas varas e mau desceu um metal e olha lá o robalo:
Imagem

Nos dia seguinte pescamos durante a enchente na superfície, mas nos repontos descemos os Jigs e desta vez o Marcelo acertou outro belo robalo.
Imagem

Uns xareus pequenos também apareceram
Imagem
Imagem

Adicionado depois de 1 minutos:

Chegou então a hora de começarmos a buscar os baby tarpons nos riozinhos que afunilam e terminam dentro do mangue. Desta vez o Auricélio resolveu pescá-los em horário completamente diferente do que fizemos nas outras vezes. Anteriormente entrávamos nestes locais com a maré cheia e ao iniciar a vazante começavam os rebojos, mas muitas vezes dentro das estruturas onde não conseguíamos lançar nossas iscas. Desta vez pescamos no final da vazante e início da enchente e os bichos estavam muito mais ativos. Preparei uns streamers e pequenos popers com anzóis super afiados e de haste fina da Owner, mas mesmo assim não estava fácil de ferrar os bichinhos, mas finalmente consegui capturar alguns que pousaram para as fotos.
Imagem

E no meio dos babys os robalinhos também apareceram
Imagem

O Auricélio têm uns pontos de fé e que não acreditava que não tinha bons robalos por lá, um destes pontos rendeu bastante ações de peixes menores, entre eles este diferente robalo, apelidado de trick-tarpon
Imagem

Por insistência do Auricélio descemos camarões artificiais neste ponto e fizemos este belo dublê
Imagem
Um destes robalos levamos para jantar!

Neste mesmo ponto em outro dia, as ações próximo da superfície cessaram, mas ao colocar um camarão e deixar afundar um bitelo pegou o camarão e correu na transversal direto para um galho, enroscando a linha. Nos aproximamos e ao travar alinha com a mão senti o peso do bruto que deu uma estancada e abriu o anzol do camarão.
O Auricélio não perdeu tempo: - Não falei que aqui têm robalo grande!, mas ninguém consegue tirar, ele sempre faz isso!

Passamos então a aproveitar a maré baixa nos babys, os repontos de cheia no metal e durante a cheia e inicio da vazante pinchando nas estruturas.

Mais peixes foram aparecendo, mostrando a diversidade do Cunhaú.
Imagem
Barracuda

Imagem
Caranha

Imagem
Dublê de xareus

Muitos robalos:
Imagem
Imagem
Imagem

Adicionado depois de 1 minutos:

Imagem

Mais babys:
Imagem
Imagem

Bagre comedor de sputnick:
Imagem
Imagem

No penúltimo dia de pesca, vínhamos pinchando num trecho do rio lá para cima, com poucas ações e quando subia algo, geralmente era um robalo pequeno. Resolvi então trocar a sputnick com garatéia reforçada que estava lenta por uma laranja e com garatéia original. De repente o Auricélio ficou branco e falou, você não viu o xaréu embaixo da sua isca ?
Eu não vi, mas o rebojo na água em seguida me confirmou que o Auricélio não estava doido. Continuei arremessando a mesma isca até chegarmos numa galhada onde havíamos tido ações de robalos e de um baby tarpon, de repente vejo umas barbatanas grandes embaixo do barco enquanto venho trabalhando minha isca. Simplesmente era um cardume de xaréus grandes, com mais de cinco quilos cada e que partem para cima da minha isca. Eu com a vara de 14 lbs e a sputnick com garatéia original. O primeiro pega a isca e a leva para o fundo, mas ao descer uns três metros e solta, a isca começa a subir e vêm outro e dá mais um toque na isca mais não fisga, mais outro dá outro toque e novamente não fisga. Tudo ali, a poucos metros do barco e eu, Marcelo e Auricélio enbasbacados, assistindo de camarote. Dou outro toque na isca e finalmente um bitelo desce novamente carregando a isca. Já nervoso com a dificuldade de ferrar, aumento a pressão no carretetel e dou uma confirmada, mas havia algum ponto fraco na linha que estoura na hora para a nossa frustração. Eram mais de dez xaréus grandes na nossa frente, disputando minha isca. Esta cena ficará guardada para sempre em minha mente.
Poucos minutos depois surge na superfície a minha isca boiando e com a garatéia aberta.

Em seguida trocamos de material, arremessamos iscas grandes para tudo quanto era lado e mais nem sinal do cardume. Voltamos no dia seguinte e encontramos um cardume de sardinhas sendo atacado próximo do local. A esperança de novamente se defontrar com o cardume de bitelos se renovou, mas as nossas iscas cansaram de passar pelo cardume e nenhum ataque.

O Cunhaú é isso, os peixes grandes moram lá, mas nem sempre aparecem para dar as caras. Quando aparecem já estamos cansados de arremessar iscas grandes e estamos com o material leve demais.

Os babys tarpons estavam muito menores que nas outras vezes que estive por lá. Ao definir uma pescaria por lá deve-se definir se o objetivo forem os babys na faixa dos 3 a 5 kilos, lá por volta de abril é a melhor época, mas se o objetivo forem os robalões e xareuzões, de outubro a janeiro é a melhor época.

Mas nem só de peixes se faz uma pescaria, lindas imagens fazem parte do nosso dia-dia:
Imagem
Imagem
Imagem

A arma:
Imagem
Pratique o pesque e solte, o peixe é o astro do nosso esporte e sem ele pescar não teria graça.
Sergio F
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 4
Cidade/Estado: Macaé/RJ
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/26  Mensagempor Chrony Joseph » 01/01/2009 - 21:54:20

Belo retorno! Parabéns! :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/26  Mensagempor Guilherme SM » 01/01/2009 - 22:23:00

Sérgio, parabéns pela pescaria! Gostei muito do relato do ataque dos xareus! deve ter sido coisa de louco... :twisted:
Guilherme SM
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 5
Recordista (2) Gincana (3)

Tópicos: 26
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#4/26  Mensagempor El Katiton » 01/01/2009 - 23:55:56

Puts! Pescaria 400%%%% Muito show! Robalos bons, xereletes..xeréu... (nunca sei... ) e tarpon no FLY! PARABÉNS!
"Percebi que as coisas só mudam para mim QUANDO EU MUDO!"
Saúde e Suce$$o!
El Katiton
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 69
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#5/26  Mensagempor Yanko » 02/01/2009 - 00:31:21

Cara parabéns pela pescaria :!: :D
O relato está show, com belas imagens dos peixes e a emoção da caçada aos Xaréus... :shock:
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Yanko
Bejupirá
Bejupirá

Tópicos: 29

Postagem Número:#6/26  Mensagempor FabianoMFC » 02/01/2009 - 06:32:20

Show de bola a pescaria amigos!
Parabens!
Imagem
FabianoMFC
Albacora
Albacora

Tópicos: 14
Imagens: 1

Postagem Número:#7/26  Mensagempor Silvestre » 02/01/2009 - 07:50:23

Que retorno hein? Bela pescaria!
Silvestre
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 27

Postagem Número:#8/26  Mensagempor Branco Jr » 02/01/2009 - 07:56:33

Parabens, Sergio, ótimo relato com peixes de 1ª! :wink:
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)

Tópicos: 95
Imagens: 25
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#9/26  Mensagempor FJFerro » 02/01/2009 - 09:12:29

Sérgio meus parabéns! Dá até vontade de deixar o Rio e vir morar em Natal só pra poder pescar! E fazer amizade na pescaria deve ser muito legal! Ah, quase que ia esquecendo belas imagens com belos peixes!
FJFerro
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo

Tópicos: 53
Cidade/Estado: Maceio/AL

Postagem Número:#10/26  Mensagempor Felipe Brito » 02/01/2009 - 11:05:32

Parabens pessoal, show de bola :D
Imagem
Felipe Brito
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 17

Postagem Número:#11/26  Mensagempor Márcio Yoshio » 02/01/2009 - 11:17:23

Vlw Sergio F, show de pescaria, Auricelio como sempre guiando para os melhores pontos :!: Parabéns pescadores :!:
Imagem
Márcio Yoshio
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Gincana (2)

Tópicos: 121
Imagens: 16
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#12/26  Mensagempor Ricardo2006 » 02/01/2009 - 16:27:34

Blza de pescaria Serginho.

Pra variar + um belo relato seu, com belas imagens e boa variedade de peixes.

Infelizmente com a morte súbita da Intrépida só garimpando por aí pra encontrar relatos do pessoal.

Nota 10 tb pro Auricélio, que + uma vez botou os amigos na cara do peixe.

Há tempos que estou querendo fazer uma incursão em Ciunhaú, mas o trabalho não deixa. Quem sabe em março tiro uns dez dias e vou dar um confere, até porque estou de milhagem até o talo, he! he! he!

E os bobalinhos de casa como andam? Devem estar sumidos com essa chuva que tem caído ultimamente.

Sds,
Maior o desafio, melhor a conquista.
Ricardo2006
Galo
Galo

Tópicos: 3
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ

Postagem Número:#13/26  Mensagempor Rafael Monteiro » 02/01/2009 - 16:57:14

Parabéns pescadores! Excelente relato... Ae Marcelo, valeu pela pescaria.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Postagem Número:#14/26  Mensagempor Ronaldo Aragão Filho » 02/01/2009 - 17:03:00

Parabéns :!: Belíssimo relato e que show de pescaria :!:
Nunca desista dos seus sonhos!
Ronaldo Aragão Filho
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo

Tópicos: 15

Postagem Número:#15/26  Mensagempor Bife » 02/01/2009 - 21:36:41

coisa de doido! lindo relato, belas fotos!
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2
Cidade/Estado: Natal/RN

Próximo

Voltar para Relatos