Jangada de cano de PVC

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Jangada de cano de PVC

Postagem Número:#1/11  Mensagempor Clenio França » 03/11/2009 - 14:14:18

:D Amigos pescadores tudo blza com voceis?
Venho aqui pedir a ajuda de voceis, quero construir uma jangada de cano de pvc, com objetivo de pescar em mangues :twisted:. Tenho algumas ideias, mas não sei se elas são boas :evil: e não resouvir tentar, pois fiquei com medo de disperdisar material e também na segurança, então resouvir pedir a ajuda para quem sabe :wink:
Gostaria se for possivel da esplicação ser passo-a-passo :mrgreen:, para melhor entendimento.
Obrigado e muita paz.
Adaptar, Improvisar e Superar.
Imagem
Clenio França
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 23
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/11  Mensagempor Jorginho » 03/11/2009 - 14:52:41

Clenio França, essa jangada de cano de PVC é uma boa, já tive uma de bloco de isopor e madeira naval (compensado). Ficou uma beleza! Não lembro da quantidade de material, pois quem comprou foi meu primo. Eu apenas ajudei a montar. Vou ver se ele ainda tem isso por escrito e lhe mando. Melhor que isso é comprar um bote inflável, mas cuidado para não raspar o fundo se não vai sair voando que nem balão de festa furado...
Pescador desde o meu 1º espada
Jorginho
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 4

Postagem Número:#3/11  Mensagempor CacoMarinho » 03/11/2009 - 15:14:37

Clenio França, da uma olhada nesse topico:
Barco de garrafa PET Talvez te ajude.
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104

Postagem Número:#4/11  Mensagempor Clenio França » 03/11/2009 - 17:56:11

:mrgreen: Obrigado pela ajuda amigos pescadores Jorginho e CacoMarinho.
Vou estudar direitinho como vou fazer para fica legal e também não sair caro :evil:.
Abraço a todos e muita paz.
Adaptar, Improvisar e Superar.
Imagem
Clenio França
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 23

Postagem Número:#5/11  Mensagempor Deivy » 03/11/2009 - 18:13:48

eu ja vi algumas jangadas assim la em barra de jangada tinha umas 5 num bar parecem serem bem legal, são sei muito mas aparente mente o investimento e barato, assim tendo um custo beneficio muito bom.
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#6/11  Mensagempor Chrony Joseph » 03/11/2009 - 21:21:34

Clenio França, um tio avô fabricou durante anos jangadas com canos de PVC de esgoto (branco), sua fábrica ficava no Varadouro em Olinda-PE e chamava-se Jangadas Alvorada. Fez muito sucesso e vendeu muito! Mas, ao falecer, sua empresa foi junto...
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#7/11  Mensagempor Silvio_Goes » 18/06/2010 - 02:30:42

Lendo alguns post's aqui do forúm, notei que tem muitos pescadores com dúvidas sobre barcos "alternativos" hora feitos com garafas pet's ou de cano PVC. Através desse post venho esclarecer duvidas referentes a jangada de cano (PVC). Tenho uma e fiz a reforma recentemente, acrescentando um lugar a mais.

Esse modelo se não me engano é baseado na de uma pessoa que fazia essas jangadas em Olinda, essa se encontra em São José da Coroa Grande-PE. Segue fotos do modelo:

Imagem
Antes da reforma.

Imagem
Vista frontal da Jangada depois de reformada.

Imagem
Proa da Jangada.

Imagem
Popa da Jangada, bujões na tampa facilitam a retirada de água ( se entrar).

Materiais:
Os materiais utilizados são os canos (PVC) de 150mm, totalizando 10 canos, sendo 6 de 6m e 4 de 5, 50m, essa diferença é na popa e serve para dar flutuabilidade e estabilidade na parte de trás. Também utilizo barras rosqueadas de 1/4 e 7/16 de latão. cantoneira em "U" de alumínio e abracadeiras tambem de alumínio para segurar os canos. Uma folha de compensado naval de 0.5mm a 1mm com piso anti-derrapante e cerca de 300 porcas e arruelas.

Montagem e Manutenção:
A montagem fica em tordo de 2 a 3 dias dependendo da paciência, é muito trabalhosa e requer muita paciência pois porca pra apertar é boía!
A manutenção é feita de 6 em 6 meses, pois como fica no litoral a ação da maresia avacalha com as porcas e os varões, porém pode ser feita também de 1 em 1 ano, dependendo da utilização.

Prós e Contras:

Prós:

1. Para pesca é 100% segura, se virar boia, é estável, furando ou enchendo d'água, a flutuabilidade é garantida até com 6 canos furados.
2. Facilidade para embarcar o peixe, mas sem descartar o uso de puça.
3. Quantidade de pessoas: para pesca costumo ir com no máximo 4 pessoas, pois tem a tralha para levar tanque de gasolina, porém para passeio nas piscinas naturais de São José carrega 8 a 10 pessoas tranquilo.
4. A propulsão é feita com motor de popa até 15hp e a bichinha voa!

Imagem
Piscinas Naturais de São José da Coroa Grande 8)

Contras:

1. A manutenção é trabalhosa requer paciência, como eu disse são 3 dias para montar, para desmontar leva no maximo 2 dias.
2. Não se engane pensando que ela é leve! é um peso arretado! como veraneio lá e passo longos feriados, ela fica na água mesmo, finais de semana bote de aluminio neles!
3. Preço, hoje em dia o PVC está caro e esses canos são caros!, fora toda a parte em aluminio que também é cara!
4. Tralha e pescadores molhados, a tralha eu boto no banco do meio presa com estiques de borrachas.

Bom, esse foi meu primeiro post aqui no forum e esperem que gostem! qualquer dúvida podem deixar as perguntas que eu respondo! :D
Silvio_Goes
Galo
Galo

Tópicos: 2

Postagem Número:#8/11  Mensagempor PB.420 » 18/06/2010 - 06:32:08

Muito legal, nunca tinha visto uma de pvc...

Agora fiquei com uma dúvida, quanto pesa? quantas pessoas pra carrega-la?

Pretendo fazer uma de garrafa pet a vela em breve, peguei o projeto no site BarcoMania
PB.420
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 3
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#9/11  Mensagempor Silvio_Goes » 18/06/2010 - 11:57:16

rapaz, ela é bem pesada por conta do compensado naval e atpe dos canos mesmo, para carregar no minimo 4 pessoas, no meu caso construi também um carrinho para fazer o transporte, e 2 ou 3 pessoas conseguem fazero transporte.
"640 Kb é mais do que suficiente para qualquer um"
Bill Gates, 1981
Silvio_Goes
Galo
Galo

Tópicos: 2

Postagem Número:#10/11  Mensagempor Deivy » 18/06/2010 - 21:50:04

gostei da ideia agora num sei quanto ao custo beneficio dela pois pelo preço do cano complica hoje uma vara de cano desses deve ta custando algo entorno de 60 a 70 reais dai sai um pouco caro, acho que a velha jangada com isopor e compensado naval pode ter um custo beneficio melhor dependeno do local
Deivy
Dourado
Dourado
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#11/11  Mensagempor Gustavo Adelino » 21/06/2010 - 10:44:23

Olá Clenio, como vai?
Não sei se a sua intenção é exercitar suas habilidades manuais na construção de um barco, de modo que o custo benefício de uma embarcação de cano não seria muito atrativo não, pois esses canos de PVC (100 ou 150 mm) são caros.
Ademais, barcos de cano, em virtude das reentrâncias que possui, têm um arrasto muito grande dificultando a navegação e aumentando o consumo do motor.
Mas são bastante seguros por força dos vários compartimentos estanques que o integram (os canos), ou seja, se um ou alguns dos canos entrar água os outros garantem a flutuabilidade.
Eu tive um desses há muitos anos (20 anos) de uns 4, 5m e utilizava com um motor de 15 hp que empurrava legal.
A título de informação, ao menos aqui na PB, é possível encontrar muitos barcos de fibra (tipo catamarã) "super 8", "super six" e outros modelos em bom estado de conservação a partir de uns R$ 600, 00 com capacidade para até 8 pessoas.
Muitos pescadores estão comprando e reformando, ocasião em que colocam no seu interior garrafas pet para garantir a flutuação no caso de alagamento.
Bom, se o custo de uma barco de cano de uns 5m ficar acima de R$ 1.000, 00, acho que uma melhor opção seria um desses usados, mas em bom estado, o que não é difícil de encontrar.
Abs
Imagem
Gustavo Adelino
Guia de Pesca
Guia de Pesca
Destaque (1)

Tópicos: 98
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiram: 25 vezes

Voltar para Bate-papo