Este fim de semana saí de João Pessoa para verificar se em boqueirão ainda haviam tucunarés, como têm mostrado os relatos aqui do fórum. Marquei com meu irmão Eduardo e viemos na sexta-feira (08/01) arriscando mesmo, pois não tinhamos um local certo, nem referências. Ao atravessarmos o "balde do açude" vi uma granja cercada que beirava o açude e ao olhar para água vimos umas 3 batidas de peixes, foi quando resolvi entrar na granja e procurar o dono para pedir pra dar uns pinchos por alí. Pedido concedido e fomos organizar nossa tralha, aproveitamos para tirar umas fotos do local como seguem nas fotos:
Logo começamos a jogar iscas e no terçeiro arremesso meu irmão Edu fisgou este belo tucuna:
Muitos engalhos e banhos para recuperar as iscas e fomos de canoa para o outro lado do braço d'água, onde arrastei essa traíra:
No final da tarde tivemos várias ações mas nada do peixe engatar mesmo e vimos também que a maioria das batidas de peixe na superfície eram de curimatãs. Tudo o que conseguimos foi esse tucuna, essa traíra, duas picadas de abelha, e um ataque infernal de "pichilingas" (famosos piolhos de pato/galinha) que atacam o corpo e coça pra caramba!
No dia seguinte voltamos mais equipados, estrutura completa, acampamento em caminhão baú, lancha para deslocamento aos melhores locais, comidas e muita cerveja para abastecer os tanques! Fomos para um sítio de um amigo que fica a 18 km do sangradouro do açude, onde a pescaria prometia mais por estar mais longe do tumulto da cidade. Logo que cheguei, dei o primeiro arremesso e saiu um tucunaré pequeno, devia pesar umas 300g (a foto que tiraram só mostra a boca do peixe rsrsrsrsrsrsrs)
Daí pra frente só deu traíra, um festival de ataques, botes errados na isca, estouros na superfície, mas nada de tucuna! Meu irmão pegou um Jacundá que era menor que a isca e eu peguei 6 traíras, seguem fotos:
No dia seguinte consegui uns camarões vivos e tentei pegar uns tucunas numa ilha perto do acampamento e cada arremesso que eu dava era uma puxada, mas só vinha o anzol limpo, até que consegui ferrar um e quando tirei, para minha surpresa, era um piau de três pintas, que acabou engolindo o anzol e tive fazê-lo de tira gosto. Infelizmente só tirei foto do peixe assado já e peguei com artificial um pequenino tucunaré (a isca dá quase metade dele). Seguem as fotos:
.
Conversei com um pescador local, dono do sítio que falou que uns dois anos atrás estava dando muito tucunaré, mas que era tanto que eles colocavam redes e pegavam 30 a 40 quilos em uma tarde e quado iam vender na cidade ninguem queria comprar, pois já tinha muita oferta... resultado: peixe estragado e hoje não temos mais tucunarés nem para brincar. Nos 3 dias de pesca, ví muito pouco movimento de peixes, e onde geralmente tem muito tucunaré, é um festival de batidas na superfície. Fiquei decepcionado com o resultado, devido ao tamanho do açude e ao potencial do mesmo, mas o que vale é o passeio e a brincadeira.
Seguem mais algumas fotos do local e da farra:
O dormitório:
Os locais lindos pra pinchar:
E o nosso combustível:
Desejo a todos boas pescarias!