Marcão em 21/06/2011 - 17:57:44 escreveu:Meu caro Saulo, não fique estressado nem em posição tão defensiva, afinal estamos do mesmo lado e temos o mesmo objetivo, embora por caminhos diferentes...
Consciência é o fator principal, conforme você mesmo disse, e não vai ser uma tabela de tamanhos mínimos que vai resolver o problema. E por falar em tamanho mínimo, porque não falar logo em máximo, na mesma tabela? Qual a necessidade de se programar primeiro uma e depois outra? Isso era quando não se pensava no problema de matrizes...
Para você ver que não importa esse problema de tabelas, garanto que nem você nem o pessoal do Jampafishing jamais precisaram de nenhuma tabela para nortear seu bom sendo. Não foi por isso que deixaram de soltar os peixes, certo? Por outro lado, matadores empedernidos vão se lixar pela tabela e continuarão a abater o que cair na rede... Não pense que no sul e sudeste é diferente, o robalo está quase extinto por lá...
O ministério da pesca não tem nada a oferecer à pesca esportiva. Somos apenas uma pedra no sapato deles.
Tudo depende de nós, e você mesmo me deu razão ao dar os exemplos das mudanças que aconteceram, como a não publicação nas revistas de pesca de peixes mortos, empresários do setor de pousadas (Pousada Germano ) oferecendo descontos aos pescadores cota zero, etc. Mas tudo isso é iniciativa privada.
Ainda com relação ao tucunaré, você deu como exemplo de mudanças o Castanhão, com ótima estrutura para receber turistas de todo Brasil. Mais uma vez você está concordando comigo, visto que toda essa estrutura é de mérito de iniciativa privada.
Dê um exemplo de algo bom feito pelo poder público... Licenças de pesca, que só valem para arrecadar dinheiro? Tabelas de tamanho mínimo, que não valem nada sem fiscalização? Fiscalização de pesca predatória? Onde? Todo o progresso que conseguimos teve origem com pescadores esportivos em revistas, programas de televisão, e hoje em dia a internet... É por aí que devemos continuar...
Você disse que nunca nos mobilizamos? O que foi a primeira reunião em Brasília? Você conhece o trabalho do Kruel e outros envolvidos com ações junto ao governo na região do Araguaia e de Serra da Mesa, entre outros?
Não foram os pescadores esportivos os responsáveis por barragens e destruição de vários ecossistemas, construindo hidroelétricas sem escadas de peixes ou outro sistema de transposição dos cardumes, acabando com peixes de piracema... Não foram os pescadores esportivos os responsáveis por introdução do tucunaré em várias barragens, e ainda temos que ver críticas que não temos o direito de defender o pesque e solte por defender algo que é crime frente à legislação ambiental...
Aproveito a oportunidade para dizer que o tucunaré não é anjo porque dá para ser pescado com isca artificial, o tucunaré é anjo porque foi o responsável pelo desenvolvimento da pesca esportiva no Brasil, alavancando a indústria e o comercio do ramo, construção de estruturas, pousadas, e por aí vai...
Com relação ao Pantanal, nunca disse que a tabela de tamanhos mínimos foi a responsável pelo estado calamitoso que se encontra a região, e sim que apesar da tabela o Pantanal foi para o espaço. A tabela foi responsável pela diminuição dos tamanhos das espécies, mas os grandes responsáveis pela diminuição dos estoques foi a pesca predatória, desmatamento e assoreamento dos rios, além da famigerada “cota”, essa sim responsável pela diminuição assustadora das espécies. E voltaram a falar em aumentar a cota e permitir o uso de espinhéis, joão bobo, etc. É o fim da picada!
Como você percebeu, estou comentando algumas coisas que foram colocadas nesse debate, sem nenhuma ordem, à medida que vou lembrando, e agora me vem à mente sua colocação sobre o respeito que devemos também aos jovens. Respeito não é prerrogativa dos mais velhos, experiência sim...
Outra coisa que lhe ofendeu foi a colocação da falta de educação feita pelo Miudinho. Dias atrás estávamos conversando sobre isso, que o povo devia ser mais esclarecido sobre o assunto, o que fui retrucado por ele. Por exemplo, temos em Natal uma estrutura de pesca oceânica que mata todos os peixes que captura... Pior ainda, os peixes são vendidos para ajudar na gasolina, isso depois do cliente ter pago o frete. Isso não pode ser considerado pesca esportiva! A clientela dessas pescarias é composta de médicos e empresários em sua maioria, devido o poder aquisitivo... Daí a colocação do Miudinho sobre educação, nada a ver com ninguém do fórum...
Quanto à questão de sermos “babacas”, me admira você não ter entendido, e mais uma vez achar que se referia a pessoas do fórum. Você está careca de saber que nós, praticantes do pesque e solte, somos considerados babacas pela grande maioria dos não adeptos... Veja o exemplo do Chrony...
Finalizando, fórum de debates implica em opiniões diferentes, senão não teria razão de ser, concorda? Se entre nós, tão poucos, grande parte do que foi dito não foi compreendido, imagine o tamanho da encrenca em âmbito nacional.
O que eu sempre disse, e reafirmo, basta ler o que escrevi, é que temos que influenciar pelo exemplo. Para isso temos as revistas, programas de televisão e internet. Governo? Esqueça...
Deixo para você uma menção de louvor pelo idealismo, numa frase de Jean Cocteau, aliás lema do Toninho Negreiro: Ele não sabia que era impossível, por isso foi lá e fez...
Prezado Marcão, muito pelo contrario, estou muito tranquilo durante toda a conversa/debate como sempre fui aqui no fórum. Não sei o que o levou a pensar o contrário...
Disse anteriormente, mas se não fui claro, tentarei ser agora. Mencionei a tabela minima para ressaltar um fato que muitos desconhecem, ou seja, que não existe tabela atuando no NE. E mesmo nós, pescadores esportivos não sabemos desse fato (me incluo nessa, até pq não fiquei sabendo por mérito próprio). E integrada com uma boa fiscalização essa tabela é muito importante e de fácil execução. Em relação ao Rio PB por exemplo, os fiscais não teriam muitas dificuldades em apreender diversas redes para peixes pequenos. E se fosse feita uma fiscalização periódica, seria muito mais difícil ver redes irregulares por aqui.
Além de que, seria um ponto para nossas denuncias. Pois atualmente o que podemos fazer? Pois chegamos ao Ibama, formulamos a denuncia, mas o fiscal nos informa que a especie não tem tamanho de captura minima. Ou seja, uma SIMPLES denuncia não podemos formular. Essa é o primeiro problema de não termos a tabela.
Em relação ao tamanho máximo de captura tb o mencionei. Sendo que é muito mais difícil de aplica-lo, já que não temos o minimo (tabela minima)! Mas, se em um Brasil aonde é difícil soltar os pequenos, avalie soltar os troféus!
Marcão, a conferencia em Brasilia foi um ótimo exemplo do que o Governo fez, até pq tudo foi financiado pelo mesmo. E como dito anteriormente, se foi com intuito ''eleitoreiro'' acredito que não importe, pois a Conferencia aconteceu e acredito que ninguém tenha mudado ou vendido seu voto por este fato.
A iniciativa privada esta muito a frente do Governo quando o assunto é pesca esportiva. Com isso, devemos cobrar maior atuação pelos meios e interesses que temos disponíveis. Com dito em um ''post'' anterior, tentar ficar paralelos.
Acredito que respeito seja prerrogativa de qualquer um. Pois caso contrario, como poderíamos nós respeitar?
Experiencia sem dúvida é algo comum entre os mais velhos, mas não exclusiva deles. Pois já vi muitos jovens com grandes experiencias de vida em todas as áreas, inclusive na pesca esportiva.
A ''colocação de miudinho me ofendeu''? Mais uma vez acredito que eu não tenha sido tão claro como deveria. Não me ofendi de maneira alguma, pelo contrario. Até pq se o Miudinho tivesse algum problema comigo, o qual tenho certeza que não tem, o mesmo já teria falado por outro meio e não no tópico.
Mas o amigo comprovou o que eu achava, ou seja, o assunto em questão era com outra pessoa. Só preveni o Alex com a finalidade de evitar problemas no tópico. Pois o amigo bem lembra, muitas brigas sem sentido aconteciam aqui...
Meu amigo Marcos Reia, queria finalizar dizendo que se toda essa conversa fosse aqui em João Pessoa ou ai em Natal, estaríamos discutindo nossas ideias de forma mais clara e com muitas risadas. E sem o cuidado de medir nossas palavras, pois aqui, as palavras são frias, e o receptor muitas as vezes entende de forma errada.
Se o ofendi de alguma forma peço desculpas, pois não foi minha intenção, apenas estou expondo meu ponto de vista sem segundas intenções.