Estive recentemente nos Estados Unidos, onde passei cerca de 17 dias viajando por alguns estados e cidades norte americanas.
Aprendi muito com a cultura e educação dos americanos.
Dediquei 10 dias da viagem para o estado da Flórida, especificamente Miami, onde percebi o poder econômico de um país em que a maior parte da população é economicamente viável. Cada cidadão possui uma boa condição de consumo.
Como não podia deixar de ser, uma das minhas pautas, seria pescar Tarpons. Após 3 dias de tours pela cidade, tive liberdade para buscar, ou pelo menos tentar, uma pescaria de Tarpons.
Investi numa baia conhecida por Bay Side, que é ponto turístico e grande atracadouro para embarcações dos mais diversos tipos. Percebi que existia alguns barcos estruturados para pesca. Aproximei-me de uma instalação que possuia anúncios de pesca esportiva. Logo mostrei minha habilidade da comunicação em lingua inglesa com um senhor que se aparentava ser o capitão da embarcação.
Após algumas palavras, perguntei sobre as condições da pescaria. Ele explicou que se tratava de pesca de Sailfish e de forma bem direta ele falou "It´s very expensive for one person", ou seja, muito caro para uma pessoa. Mesmo assim, insistir para saber o preço, $ 1.500,00 por uma pescaria de 6 horas. Quando ele falou o preço, senti minha pessão baixar e quase tombo. Mas, sem esboçar surpresa, falei que meu objetivo era pescar Tarpons. Foi nesse momento que ele apontou para água e perguntou se era aquele peixe de cerca de 1,5 m que passava ao nosso lado lentamente que eu estava interessado. Era um grande Tarpon que desfilava sem pressa entre as estruturas do porto. Com voz trêmula falei que simmmmm !
Americano não perde tempo, indicou um outro pescador em outra cidade, e foi embora.
Segue a foto do Tarpon, bem como da estrutura portuária.
Mas, nem só de porto e guias de pesca vive um pescador em Miami. O comércio de artigos esportivos para pesca agita a economia local, que tem como uma lider do seguimento a rede de lojas Bass Pro Shops.
Tive oportunidade de conhecer 2 grandes lojas, com estrutura de loja de departamento. Onde pode ser encontrado praticamente tudo e mais alguma coisa que uma pessoa possa necessitar para prática de pesca e caça.
Segue fotos do interior e exterior da loja.
O tempo foi suficiente para perceber como funciona o mecanismo da economia americana. Dentro de uma loja como essas, todo cidadão americano é um consumidor potencial.
Outro fator que chamou atenção foi o fato de que Miami lembra muito Recife, porem todos os rios e canais são limpos e navegáveis, e os Tarpons não precisam botar a cabeça fora da água para respirar.
Tudo isso é apenas um breve resumo de tudo que vi por lá. Espero ter conseguido expressar um pouco da realidade de um lugar onde as coisas funcionam e existe um certo respeito com a natureza.
Abraços e um feliz ano novo para todos.