Pesque e solte!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/94  Mensagempor Saulo Nazion » 12/06/2007 - 18:20:12

Amigo Ney,

E ai como vai o amigo? Tem pescado muito?

Mas, voltando ao assunto:

Ney, não solto por não gosto de saborear uma belo peixe, até pq, quem num gosta daqueles peixes na beira-mar com bata frita e um poquin de cerveja?

Mas, a questão não é essa. Em mometo algum coloquei aqui q vc, ''fulano'' ou ''sicrano'' deve soltar seus pescados! A unica coisa que falei foi q EU, EU, solto os meus peixes. Pq como o amigo tem total direitos sobre seu pescado, peu tb tenho. Concorda? O q apenas quis dizer, é q alem da conciencia deve haver respeito na opinião dos outros. Como respeito vc comer seu peixe, vc deve respeitar eu soltar e meu.

Concordo com o q o amigo autor disse, apenas não concordo quando ele afirma: soltar peixes toda vez que vai pescar é ''estorias'' de pescador. Simplesmente isso!

Não tenho na haver com sua filosofia de pesca, nem vc com a minha, mas como respeito a sua. Peço q a minha tb o seja!

Obs: As palavras aqui escritas, as vezes não transparecem o q querem dizer, e as vezes transparecem mais do q são! Pois são frias! Peço ao amigo que não tome como ofença, pois não o quis fazer. Apenas expliquei rapidamente o que acredito.

Valeu grande Ney,
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/94  Mensagempor Marcio » 12/06/2007 - 22:34:18

Grande Saulo vc deixa de besteira, que eu digo q vc precisa e pescar hahahhaaa o problema é que o saulo não pega os grandes por isso ele solta todos hahahhaaa eu adoro comer um quando posso e não gosto de tratar por isso quase não levo pra casa porem quando tenho um amigo prar fazer isso até q gosto de um sushi de robalo ou uma moqueca com camarão , mais isso e pra quem tem bom gosto haahaahaaahaaaa.
No mais pesco e solto porem gosto de peixes.
E deixe de viadagem Saulo hahaaaaaa
Marcio
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 4
Imagens: 3

Postagem Número:#18/94  Mensagempor Mario Tulio » 12/06/2007 - 22:35:04

Ok, ambas as opiniões estão corretas embora a do Saulo esteja mais radical, porque êle solta os seus peixes mas come peixe pescado pelos outros. Normalmente, quando se é pescador de pdp, os exemplares de bom tamanho são levados para casa, concorda, Saulo? Mantenho sua opinião, não se deve recriminar o consumo de pescado oriundo das nossa pescarias, e a pesca esportiva não pode, pelas suas caracteristicas também predatórias, se eximir de suas responsabilidades perante a conservação. 100% dos peixes que se libera sobrevivem? Existe justivicativa para liberar um peixe que vc maltratou com sua isca artificial por prazer? Somos predadores, temos que assumir esta caracteristica intrinseca do ser humano, porque nosso esporte interfere com a ordem da natureza, por melhores que sejam as nossas intenções
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#19/94  Mensagempor Saulo Nazion » 12/06/2007 - 22:53:19

Grande Mario,

Não vejo em q sou radical! Solto os meus peixes, e apenas os meus. Cada um faz o que quiser com o seu pescado, como já disse varias vezes.

Realmente, não tenho justificativa para maltratar um peixe, acredito que em matar vc tenha. Comer seria ela?

E com certeza, o maltrado que causo a um peixe após solta-lo, deve ser bem pior q a sua morte né isso?

Longe de mim dizer o q o amigo deve fazer ou deixar de fazer. Como dito varias e varias vezes, cada um faz o q quer com o seu. E EU EU EU, simplesmente solto os meus.

Por tanto, não quero entrar na (digamos assim) intimidade de suas pescarias, pois é algo seu e só seu. Como a minha pescaria é minha e só minha. Por tanto, o q faço com meus peixes e pq faço diz respeito a mim, como os seus dizem respeito a vc.

E como dito, apenas não concordei com o autor quando ele afirmou que: ''é estoria de pescador soltar peixes'' apenas isso.

Obs: Estou relax demais, se minhas palavras dizem o contrario. Desculpe-me!

Valeu amigo.

Adicionado depois de 13 minutos:

Marcio em 12/06/2007 - 22:34:18 escreveu:Grande Saulo vc deixa de besteira, que eu digo q vc precisa e pescar hahahhaaa o problema é que o saulo não pega os grandes por isso ele solta todos hahahhaaa eu adoro comer um quando posso e não gosto de tratar por isso quase não levo pra casa porem quando tenho um amigo prar fazer isso até q gosto de um sushi de robalo ou uma moqueca com camarão , mais isso e pra quem tem bom gosto haahaahaaahaaaa.
No mais pesco e solto porem gosto de peixes.
E deixe de viadagem Saulo hahaaaaaa.

Rsrsrsrsrsrsrs! Se tivesse um bucho desse, levava tudinho pra casa tb marcio! rsrsrsrsr! :D

Valeu!
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#20/94  Mensagempor Mario Tulio » 12/06/2007 - 23:13:50

Saulo, mantenho minha opinião, e concordo com a sua, mas maltratar um peixe, seja por qualquer justificativa, é uma crueldade inerente ao ser humano, porque somos predadores, caçadores, desde os primordios dos tempos , só isto. Se não precisamos comê-los porque temos condições de nos alimentar de outras formas, vamos assumir que é um esporte, como diz a qualificação "pesca esportiva" com todas as suas consequencias, mesmo que liberemos todos os exemplares. Não estou fazendo, da mesma forma que vc, juizo de atitudes, meu amigo, sem mal entendido! Somos todos pescadores!
Mario Tulio
Meca
Meca

Postagem Número:#21/94  Mensagempor Saulo Nazion » 12/06/2007 - 23:29:56

Grande Mario, estou tranquilo demais. Peço desculpa se me fiz entender mal. A internet é um meio magnifico de comunicação, mas ainda tem o problema das palavras serem frias, e as vezes digo algo q nem era pra ser forte, mas, no contexto sai. peço desculpa se fui mal entendido. Não quero jamais brigar com ninguem aqui, quero fazer amizades e comapnheiros de pesca, como já fiz varios. Um abraço amigão, e sem ressentimentos! Vlaeu!
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#22/94  Mensagempor Mario Tulio » 12/06/2007 - 23:46:48

Quero é pescar com vc! sem mal entendidos, como disse, somos todos pescadores! De vez em quando vou por aí, a trabalho, mas niguem é de ferro, quem sabe dá um tempo para uma pescaria!
Mario Tulio
Meca
Meca

Postagem Número:#23/94  Mensagempor Leonardo Correia » 13/06/2007 - 01:08:33

Eu costumeiramente pratico a pesca de praia e a de artificiais, e por inumeras vezes, soltei todos os peixes. Como tambem, peguei peixes pequenos de saco pra servir de tira gosto e as vezes ate se estragar. Muitas as vezes ate se estragava.

Tem pessoas que ao verem um peixe sendo morto, quase chora. Eu ja nao ligo. Se estiver afim de comer eu irei comer. Sempre vejo um bom peixe ao lado de uma cerveja, mas nao e sempre que os levo para casa.

Agora ja fiz pescarias e que depois, o prato principal era carne. Nao por defendeer os peixes, mas por nao ser a comida ideal para a ocasiao.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#24/94  Mensagempor Carlos » 13/06/2007 - 04:41:08

Companheiro Mário Túlio! Concordo plenamente com tudo que vc disse, inclusive quando ia lendo o tópico me veio algumas palavras, na íntegra, que vc já tinha dito, então não preciso mais falar!
Agora convenhamos galera! Um peixinho pescado e fresco, por mais que não seja nobre sua carne, as vezes é melhor do que um peixe de excelência por assim dizer, mas congelado! Esse privilégio de desfrutar um prazer desses na culinário é quase restrito de pescadores como nós! Que no máximo congelam seus peixes apenas uma vez! isso quando não o comem assim que chegam das pescarias! Diferente dos peixes que compramos em peixarias que sofrem vários processos de descongelamento! Realmente não tem como comparar! Só como exemplo, fui uma vez com meu tio em uma pescaria lá na Redinha, na qual pegamos duas carapebas de bom tamanho, no entanto, as mesmas só davam para uma única pessoa cada, (como eu, rsss que peso mais de 100Kg), então na volta paramos no canto do mangue e complementamos com outras carapebas que ali estavam sendo vendidas! resultado! nem precisa dizer! comparando o mesmo peixe, e a carne completamente diferente, pareciam peixes diferentes! isso foi fato mais que comprovado! Realmente aquele peixe pescado por nós é inigualável, incomparável, em relação ao sabor da carne além do que, o prazer que ele nos proporcionou na pescaria em si!
Acredito que essa seja a opinião de todos, o que não tem nada haver com pesque e solte! Nesse ponto concordo com o companheiro Sávio e outros, só levo pra casa aqueles exemplares que pelo tamanho já possam ter cumprido pelo menos um estagio de reprodução! Além do mais, tais peixes devem ter obrigatoriamente uma carne de qualidade pelo menos mediana! Outros eu faço de tudo pra devolver pra água o quanto antes! Inclusive, em relação ao pampo que é o meu peixe preferido nas pdp, só levo acima de 35 cm como já disse em outros tópicos, até mesmo pq com um maior desse tamanho já posso desfrutar daquele prazer supramencionado, de maneira fartosa! Acredito que a grande maioria dos peixes trazidos em pdp tem influência quase ínfima na preservação em geral, mesmo pq a grande maioria das espécies que ai são capturadas são muito abundantes em nosso litoral, algumas, quase uma praga, rsss! Por outro lado, peixes como bagre, eu dou a maior da importância em liberá-los, no mais perfeito estado visto que são considerados os lixeiros do mar!
Ainda assim, sendo um pouco contraditório com o que já disse, libero algumas espécies que poderia levar para casa, dentro dos parâmetros que eu disse. Outra vez, no campeonato de pesca embarcada aqui no RN, liberei uma garoupa que poderia reder bons pontos, e que tinha pegado no início do mesmo, e, ainda, desatendendo os pedidos de minha equipe, achei que ela poderia ainda fazer muito pela preservação da espécie com apenas mais uma desovada! Resultado! Sem querer me gabar muito! Como outros pescadores tinham visto, minha atitude, no final do campeonato recebi uma medalha de revelação! Que cá pra nós, foi extremamente gratificante! Mais até mesmo que uma colocação no pódio! Ficou até feio pra o primeiro lugar que pegou o maior peixe do campeonato, que foi uma garoupa e a trouxe!
De outro lado o tucunaré na lagoa do Bom Fim, aqui no RN, virou uma verdadeira praga, por culpa de nos “homens” que os introduziram lá na expectativa de pescarias, e que no final das contas acabou com todas as outras espécies que ali estavam! Teve um tempo que até foi incentivado a sua captura totalmente predatória com redes pra ver se dava um jeito na situação! Tentativa essa que foi frustrada! Então pq não levar todos os exemplares capturados, inclusive os pequenos!?
O fato é que na minha opinião, como outros já falaram, depende da consciência de cada pescador, a liberação de um peixe, ou não, depende de muitos fatores, que mudam de acordo com o local e espécie. Reitero as palavras do companheiro Antonio, que abriu o tópico “vamos preservar, mas não precisa radicalizar”!
Valeu pessoal!
Carlos
Pampo
Pampo

Tópicos: 13
Imagens: 7
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#25/94  Mensagempor Ferreiro_AL » 13/06/2007 - 09:08:28

Só acrescentando, que peixe sangrando não é desculpa para ser levado para casa. Quando falam que se deve abater para consumo um exemplar que não pode ser liberado pois está muito ferido, isso é uma proposição bastante vaga, pois se vc leva esse peixe embora, vc retira biomassa do ambiente...
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#26/94  Mensagempor Carlos Lyra » 13/06/2007 - 09:31:10

Concordo contigo Ferreiro , quando o peixe embucha corta-se a linha e solta ! :D
TÉDIO! É aquele espaço entre uma pescaria e outra!
Carlos Lyra
Albacora
Albacora

Tópicos: 82
Cidade/Estado: Santos/SP

Postagem Número:#27/94  Mensagempor Savio » 13/06/2007 - 09:57:04

Como disse Carlos 100kgs; peixe congelado perde o sabor, experimentem tratar e temperar o peixe colocando na geladeira para resfriar (no congelador não) para passar a noite e cozinhar no outro dia, o sabor que ele adquire e excepcional, se eu fosse me alimentar diariamente do peixe que levo para casa certamente já teria morrido de fome.

Muitos de nos (estou generalizando) pensa na preservação e não colabora, vamos ver como? Você que troca o óleo do seu carro já observou o que e feito dos resíduos? A empresa ou o mecânico encaminha para empresa especializada? O borracheiro ou a empresa que substitui seu pneu colabora com o envio para reciclar? A empresa que você trabalha ou presta serviços colabora com o meio ambiente? Quando você vai a praia os residos que você gerou são encaminhados para o lixo?

São pequenos exemplos que servem para olharmos melhor ao nosso redor, precisamos colaborar, a minha parte estou fazendo.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 70
Imagens: 3

Postagem Número:#28/94  Mensagempor Mario Tulio » 13/06/2007 - 13:23:43

Carols e Savio, vcs tb já disseram tudo! Só nos pescadores e famílias temos este privilégio!
Mario Tulio
Meca
Meca

Postagem Número:#29/94  Mensagempor Auricelio » 13/06/2007 - 15:25:05

Não gosto muito desse assunto, pois sempre, alguém vai se machucar.
Eu em quase dois anos de pescarias em Barra de Cunhaú, como guia de pesca, levei em três oportunidades um exemplar de cada vez, mas nunca o maior, esse carrega uma carga gênetica magnifica (eu acredito), procuro um meio termo. Mas por favor, cada qual tem o direito de fazer o que acredita ser certo, e com certeza; não é o pescador esportivo que esta dezimando os recurssos pesqueiros, de forma alguma!
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta!
Auricelio
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 68
Imagens: 8
Cidade/Estado: Solânea/PB

Postagem Número:#30/94  Mensagempor Ferreiro_AL » 13/06/2007 - 15:55:07

Pois vc faz o correto Auricélio! Ao se matar um exemplar de bom porte, matasse a futura prole, coma boa carga genética do pai. Na brincadeira de soltar os maioires e liberar os menores, ocorreu um sério encurtamento no tamanho padraão de algumas espécies de peixes esportivos e comerciais.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225