Companheiro Mário Túlio! Concordo plenamente com tudo que vc disse, inclusive quando ia lendo o tópico me veio algumas palavras, na íntegra, que vc já tinha dito, então não preciso mais falar!
Agora convenhamos galera! Um peixinho pescado e fresco, por mais que não seja nobre sua carne, as vezes é melhor do que um peixe de excelência por assim dizer, mas congelado! Esse privilégio de desfrutar um prazer desses na culinário é quase restrito de pescadores como nós! Que no máximo congelam seus peixes apenas uma vez! isso quando não o comem assim que chegam das pescarias! Diferente dos peixes que compramos em peixarias que sofrem vários processos de descongelamento! Realmente não tem como comparar! Só como exemplo, fui uma vez com meu tio em uma pescaria lá na Redinha, na qual pegamos duas carapebas de bom tamanho, no entanto, as mesmas só davam para uma única pessoa cada, (como eu, rsss que peso mais de 100Kg), então na volta paramos no canto do mangue e complementamos com outras carapebas que ali estavam sendo vendidas! resultado! nem precisa dizer! comparando o mesmo peixe, e a carne completamente diferente, pareciam peixes diferentes! isso foi fato mais que comprovado! Realmente aquele peixe pescado por nós é inigualável, incomparável, em relação ao sabor da carne além do que, o prazer que ele nos proporcionou na pescaria em si!
Acredito que essa seja a opinião de todos, o que não tem nada haver com pesque e solte! Nesse ponto concordo com o companheiro Sávio e outros, só levo pra casa aqueles exemplares que pelo tamanho já possam ter cumprido pelo menos um estagio de reprodução! Além do mais, tais peixes devem ter obrigatoriamente uma carne de qualidade pelo menos mediana! Outros eu faço de tudo pra devolver pra água o quanto antes! Inclusive, em relação ao pampo que é o meu peixe preferido nas pdp, só levo acima de 35 cm como já disse em outros tópicos, até mesmo pq com um maior desse tamanho já posso desfrutar daquele prazer supramencionado, de maneira fartosa! Acredito que a grande maioria dos peixes trazidos em pdp tem influência quase ínfima na preservação em geral, mesmo pq a grande maioria das espécies que ai são capturadas são muito abundantes em nosso litoral, algumas, quase uma praga, rsss! Por outro lado, peixes como bagre, eu dou a maior da importância em liberá-los, no mais perfeito estado visto que são considerados os lixeiros do mar!
Ainda assim, sendo um pouco contraditório com o que já disse, libero algumas espécies que poderia levar para casa, dentro dos parâmetros que eu disse. Outra vez, no campeonato de pesca embarcada aqui no RN, liberei uma garoupa que poderia reder bons pontos, e que tinha pegado no início do mesmo, e, ainda, desatendendo os pedidos de minha equipe, achei que ela poderia ainda fazer muito pela preservação da espécie com apenas mais uma desovada! Resultado! Sem querer me gabar muito! Como outros pescadores tinham visto, minha atitude, no final do campeonato recebi uma medalha de revelação! Que cá pra nós, foi extremamente gratificante! Mais até mesmo que uma colocação no pódio! Ficou até feio pra o primeiro lugar que pegou o maior peixe do campeonato, que foi uma garoupa e a trouxe!
De outro lado o tucunaré na lagoa do Bom Fim, aqui no RN, virou uma verdadeira praga, por culpa de nos “homens” que os introduziram lá na expectativa de pescarias, e que no final das contas acabou com todas as outras espécies que ali estavam! Teve um tempo que até foi incentivado a sua captura totalmente predatória com redes pra ver se dava um jeito na situação! Tentativa essa que foi frustrada! Então pq não levar todos os exemplares capturados, inclusive os pequenos!?
O fato é que na minha opinião, como outros já falaram, depende da consciência de cada pescador, a liberação de um peixe, ou não, depende de muitos fatores, que mudam de acordo com o local e espécie. Reitero as palavras do companheiro Antonio, que abriu o tópico “vamos preservar, mas não precisa radicalizar”!
Valeu pessoal!