Desastre ecológico no rio Potengi mata toneladas de peixes

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#1/60  Mensagempor Eric Carreras » 30/07/2007 - 14:25:44

Pessoal, ontem, dia 29/07/2007, ficou constatado a morte de 40 toneladas de peixes aqui no Rio Potengi.
Ainda nao consegui nenhum documento jornalistico com a materia, mas assim que conseguir posto aqui para os senhores.
A maior razão de abrir este topico é demonstrar a minha tristeza...um forte abraço à todos!

Adicionado depois de 2 minutos:

29/07/2007 15:33
Fonte: DN Online/Últimas

O Rio Potengi foi vítima na manhã deste domingo de um grande desastre ecológico. Segundo a bióloga e ambientalista Rose Dantas, várias toneladas de peixes foram encontradas boiando, mortas, próximo a Água Doce, no Guarapes, área de transição ente o município de Macaíba e Natal. Fiscais do Ibama e a Polícia Federal foram acionados e após uma análise durante toda a manhã, a tendência é de que o trecho seja interditado. Esta pode ser uma das maiores tragédias ecológicas do estado.

"Estou aqui desde às 7h, entrei ainda com a maré vazia. Foi um verdadeiro desastre ecológico o que aconteceu neste local hoje. Um mortandade em massa. Toneladas de peixes, de todas as espécies, foram mortas. Temos aqui Arráias, Baiacu, Agulhão, Siris, Carangueijos, Tainhas", explica Rose, que monitora o local há seis meses em um trabalho de pesquisa pela Universidade Castelo Branco.

De acordo com ela, o monitoramento vinha mostrando que o trecho onde aconteceu o desastre estava impróprio, com grande quantidades de coliformes fecais. "Mas infelizmente ninguém acreditou em mim", disse. Ainda de acordo com a ambientalista, os indícios levam a crer que o desastre foi causado por um transbordo de produtos químicos no intuito de tratar a poluição. "Esta área é uma zona de esgotamento que a Caern usa de forma irregular, in natura, ou seja, não tratada. Nesse setor só uma empresa imunizadora (a Potiguar) tem licença para despejar dejetos, mas não tenho certeza se isso é feito com tratamento do material que vai ser lançado nas águas. Todo o resto é lançado de forma clandestina, sem o menor cuidado com o rio", afirmou ela.

A ambientalista ainda fez um alerta. Abalada com tudo que viu, ela já mandou um recado para os hospitais. "Todo peixe colhido aqui vai para a mesa de muitos natalenses. Isso quer dizer que muitas pessoas podem estar ingerindo produtos altamente contaminados. Os hospitais podem ficar de sobreaviso, porque eu creio que a demanda nesses próximos dias será muito grande", avisa, informando que a população próxima ao rio já vive constantemente com diarréia e ultimamente até casos de hepatite A vem sendo constatados devido a contaminação da água e dos peixes.

Acionados, fiscais do Ibama e a Polícia Federal foram para o local. Os técnicos e os policiais estão analisando os fatos e a tendência é de que o rio seja interditado imediatamente.
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/60  Mensagempor RLAraujo » 30/07/2007 - 15:17:45

Inadmissível ! :evil:
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
RLAraujo
Cavala
Cavala

Tópicos: 40
Imagens: 1
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#3/60  Mensagempor Rodrigo X » 30/07/2007 - 15:26:59

Não temos mais o que falar, reclamar ou em quem colocar culpa.
Simplesmente estamos de luto.
Reduza, Reutilize e Recicle!
Rodrigo X
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)

Tópicos: 26
Imagens: 3

Postagem Número:#4/60  Mensagempor Leonardo Correia » 30/07/2007 - 15:29:11

Eric, e vai ficar pior.... Esse foi só o começo.

Enquanto as empresas tiverem licença para despejar esgoto no Potengi, nada mudará. Eu pensava que elas despejavam na clandestinidade,mas o pior é que elas tem licensa para isso.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#5/60  Mensagempor Ferreiro_AL » 30/07/2007 - 16:19:15

Uma pena mesmo...
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#6/60  Mensagempor Freud » 30/07/2007 - 16:25:17

Eric, eh imoral o que aconteceu ! Estamos todos de luto pelo rio...

Mandei um email para uma ONG pedindo para se unir conosco em uma ação conjunta. Vamos fazer um documento em que todos do forum participem no sentido de solicitar uma providencia para o desastre. Acho que o Chrony pode enviar email para todos do forum. Estou aguardando a resposta da ONG.
Acho que eh hora de nos unirmos e solicitarmos uma providencia. Vc que entende das questões legais dirá o melhor caminho.
Abraços,
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49

Postagem Número:#7/60  Mensagempor Chrony Joseph » 30/07/2007 - 18:29:28

É um absurdo! Cada vez mais as pessoas estão acabando com o pouco que ainda resta...
Sou colaborador e associado ao GreenPeace, quando tiverem um documento elaborado me repassem para solicitar um apoio deles.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#8/60  Mensagempor Bife » 30/07/2007 - 20:00:32

Um biólogo amigo meu esteve lá e está chocado...
Eu acho que nós nao podemos esperar que um empresário de bom coração tenha uma iniciativa, ate porque poucas pessoas se preocupam com isso, mas a maioria ganha dessas poucas.

O interesse é nosso e não das autoridades.
Vamos fazer uma campanha, sei la, qualquer coisa...
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#9/60  Mensagempor Savio » 30/07/2007 - 20:05:30

Nossos políticos tem boa parte de culpa, eles são extremamente eleitoreiros e mentirosos, verbas tem mas são mal aplicadas, só fazem o que o povo vê, saneamento básico tratado ninguém olha, os nossos ex governantes como prefeitos, governadores e etc não estão nem ai, e uma grande vergonha nacional certos “acidentes” que andam acontecendo por descaso.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Savio
Dourado
Dourado
Recordista (2)

Tópicos: 70

Postagem Número:#10/60  Mensagempor Bife » 30/07/2007 - 20:37:22

Savio o negoço ainda é pior que isso, muitos politicos por incrivel que pareca tem vontade de ajudar, mas sao refens dos empresarios, por estes bancarem suas campanhas e interesses, por isso que nossa ajuda é tao importante.

Abraços

edit:
saiu agora no JN a noticia
Bife
Cavala
Cavala

Postagem Número:#11/60  Mensagempor Savio » 30/07/2007 - 21:20:50

Concordo com você Bife, mas a alguns anos atrás estive conversando com um ex prefeito (atual na época) de Arapiraca-Al, conversávamos sobre saneamento básico e estação de tratamento de dejetos, ele na maior cara de pau me disse com as seguintes palavras “ obra enterrada ninguém vê ela não aparece e o povo não lembra, prefiro construir o estádio municipal do que ver o dinheiro no chão” esta e a mentalidade dos nossos governantes, pergunto a você, já foi visitar uma estação de tratamento de dejetos? Conhece alguém que já foi? Eu já fui inúmeras vezes, a água resultante não pode ser consumida, os peixes que ali vivem não podem ser pescados apesar da água ser cristalina, são obras que o povo não vê mas que beneficiam em muito nosso ambiente, vamos pensar nos nossos descendente, não quero um mundo poluído para meus filhos, netos e etc.

Com o investimento correto nas áreas certas diminuiremos muito a degradação do nosso lar.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Savio
Dourado
Dourado
Recordista (2)

Tópicos: 70

Postagem Número:#12/60  Mensagempor Bife » 30/07/2007 - 21:31:10

perfeito Savio!

grande Abraço
Bife
Cavala
Cavala

Postagem Número:#13/60  Mensagempor Golinha » 30/07/2007 - 22:51:32

é galera, tem muita gente preocupada pq nós pescadores não soltamos nossos peixes, mas o que acaba mesmo com ecossistema é isso ai!
pescaria no rio potengi já era!COm toda ceerteza lá eu pratico o pesque-e-solte
Golinha
Barracuda
Barracuda
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)

Tópicos: 19
Imagens: 5

Postagem Número:#14/60  Mensagempor Chrony Joseph » 30/07/2007 - 23:24:35

Uma coisa é pesque-e-solte, outra é poluição. Não podemos ter uma postura cética a respeito do pesque-e-solte só porque há pessoas/empresas que poluem.

Realmente o acidente do Potengi acaba com o ecossistema a curtíssimo prazo, mas a falta de preservacionismo na pesca também acaba, só que a longo prazo. O grande "X" da questão é que acidentes como estes são exibidos na mídia e causam repercussão imediata, já a matança indiscriminada de peixes (matrizes e alevinos) não tem repercursão e os impactos são sentidos lentamente. Além disso tem muita gente que só pensa no umbigo! E esqueçe até mesmo do futuros dos seus decendentes.

Só sei que as coisas estão da forma que estão devido a falta de consciência do "bicho homem" que se encobre na sobra dos outros para encobrir suas ações e culpas.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#15/60  Mensagempor Freud » 31/07/2007 - 08:25:08

PessoALL,

Bom pessoALL, em vez de lamentar o ocorrido, decidi fazer algo em defesa do rio.
Eu e o Eric fomos na sede dos Amigos da Natureza (ONG que luta pelo meio ambiente), forçamos uma reunião e debatemos o assunto. Dessa reunião saíram algumas ações:
1) Foi feito um documento para o IBAMA, para o IDEMA e outro para o Ministerio Público. Para o IBAMA e IDEMA foi cobrado uma posição sobre o ocorrido e o que se tem feito pela preservação do rio. Para o Ministério Público foi solicitada uma audiência pública.
2) Ficou marcado para o dia 13 de agosto as 20:00 horas, uma reunião com a ONG SOS Potengí e com a Bióloga Rose Dantas. Ela irá explicar seu trabalho no rio e como ela previu o desastre ecológico com dados concretos.
3) Eric ficou de elaborar um documento que o Chrony irá mandar por email para cada um de nós. Cada um de nós pega esse documento e envia de seu próprio email para o IDEMA e o IBAMA.
4) Ao longo desses seis meses subsequentes iremos subir o rio de barco para "pescar" e nessa "pesca" vamos colher amostras de água e fotografar os poluidores, para com isso cobrarmos dos orgãos competentes uma solução.

Se alguem fizer alguma "boa ação" em prol do meio ambiente que divulgue aqui. Isso incentivará a todos a fazerem também. Vamos fazer uma boa ação, feito os escoteiros, heheheheh....
Abraços,
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49

Próximo

Voltar para Bate-papo