Ainda nao consegui nenhum documento jornalistico com a materia, mas assim que conseguir posto aqui para os senhores.
A maior razão de abrir este topico é demonstrar a minha tristeza...um forte abraço à todos!
Adicionado depois de 2 minutos:
Desastre ecológico no rio Potengi mata toneladas de peixes
29/07/2007 15:33
Fonte: DN Online/Últimas
O Rio Potengi foi vítima na manhã deste domingo de um grande desastre ecológico. Segundo a bióloga e ambientalista Rose Dantas, várias toneladas de peixes foram encontradas boiando, mortas, próximo a Água Doce, no Guarapes, área de transição ente o município de Macaíba e Natal. Fiscais do Ibama e a Polícia Federal foram acionados e após uma análise durante toda a manhã, a tendência é de que o trecho seja interditado. Esta pode ser uma das maiores tragédias ecológicas do estado.
"Estou aqui desde às 7h, entrei ainda com a maré vazia. Foi um verdadeiro desastre ecológico o que aconteceu neste local hoje. Um mortandade em massa. Toneladas de peixes, de todas as espécies, foram mortas. Temos aqui Arráias, Baiacu, Agulhão, Siris, Carangueijos, Tainhas", explica Rose, que monitora o local há seis meses em um trabalho de pesquisa pela Universidade Castelo Branco.
De acordo com ela, o monitoramento vinha mostrando que o trecho onde aconteceu o desastre estava impróprio, com grande quantidades de coliformes fecais. "Mas infelizmente ninguém acreditou em mim", disse. Ainda de acordo com a ambientalista, os indícios levam a crer que o desastre foi causado por um transbordo de produtos químicos no intuito de tratar a poluição. "Esta área é uma zona de esgotamento que a Caern usa de forma irregular, in natura, ou seja, não tratada. Nesse setor só uma empresa imunizadora (a Potiguar) tem licença para despejar dejetos, mas não tenho certeza se isso é feito com tratamento do material que vai ser lançado nas águas. Todo o resto é lançado de forma clandestina, sem o menor cuidado com o rio", afirmou ela.
A ambientalista ainda fez um alerta. Abalada com tudo que viu, ela já mandou um recado para os hospitais. "Todo peixe colhido aqui vai para a mesa de muitos natalenses. Isso quer dizer que muitas pessoas podem estar ingerindo produtos altamente contaminados. Os hospitais podem ficar de sobreaviso, porque eu creio que a demanda nesses próximos dias será muito grande", avisa, informando que a população próxima ao rio já vive constantemente com diarréia e ultimamente até casos de hepatite A vem sendo constatados devido a contaminação da água e dos peixes.
Acionados, fiscais do Ibama e a Polícia Federal foram para o local. Os técnicos e os policiais estão analisando os fatos e a tendência é de que o rio seja interditado imediatamente.