Alevinos de Black Bass

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/64  Mensagempor Alexandre Cardoso » 21/03/2007 - 12:26:34

Acho uma incoerência meter o pau dizendo que o Tucunaré é uma praga e acaba com tudo, e depois ficar com a mão coçando, doido para pescar em local cheio de Tucunaré. Graças a Deus que em nossas represas, açudes tá cheio de Tucunaré, assim temos uma espécie esportiva para pescar. Isso quando os profissionais de tarrafa e mergulho deixam!
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#17/64  Mensagempor Oga » 21/03/2007 - 13:41:19

Alexandre Cardoso em 20/03/2007 - 10:38:21 escreveu:
Oga em 19/03/2007 - 22:23:33 escreveu:black bass é um peixe bacana... gosto dele! pesquei muitos na represa do capivari... com certeza.. ele iria se desenvolver bem nos açudes da região nordeste...

Oga fala mais pouco sobre o Black Bass pra gente, o que vc. mais gosta sobre pesca do Bass? Nós aqui no nordeste sabemos muito pouco sobre ele(apenas pelas revistas especializadas), até porque não temos esse peixe aqui.

Abs

até onde eu sei... vamos lá... rs

essa foi uma versão q eu ouvi...

O Bass surgiu aqui no Paraná na década de 60 em uma represa próxima daqui de Curitiba... no início da década de 70... mais precisamente no ano de 1971, foi criada a represa do capivari cachoeira... alguns pescadores acharam interessante capturar uns basses naquela primeira represa e transferiram os peixes para o capivari... desde então... o bass foi se adaptando e tomando conta das águas da represa. Ele foi introduzido em diversas represas aqui de Curitiba e região como a Vossoroca e Passaúna (hj proibida a pesca pela sanepar, empresa estatal q administra o fornecimento de água no Paraná).

imagino q o black bass ser introduzido em represas não seja um grande problema de extermínio de espécies nativas, sendo q o próprio rio ao ser represado, já "condenou" as espécies nativas... assim como o tucunaré ter sido introduzido em represas da região sudeste, as corvinas... etc...

não imagino danos gigantescos.. por mais q seja proibido pela ibama... e também... quem sou eu pra dizer algo desses... rs

o tucunaré é um peixe explosivo..só quem já capturou um tucunaré azulão de 5 kgs sabe o q é uma porrada numa isca de superfície... imagina quem pegou açús?

robalo... numa pescaria de galhada.. acho a pescaria mais massa q tem... tanto q é o peixe q mais gosto... o fato de vc pinchar nos lugares q vc não bota fé q conseguiria arremessar já te deixa com as pernas tremendo... qndo vê o brilho do peixe embaixo da isca.. aff.. e qndo o robalo deixa de ser fresco e dá no meio da isca... deus do céu...

mas o bass tem coisas q fascinam... a sua manha... as formas como se pesca... a atenção em cima do trabalho da isca para não perder o momento da ferrada... as vezes o peixe chega no soft bait e ataca a isca propiciando apenas um "TUM" na linha... e foi-se o momento... qndo o peixe está mais ativo... tum tum tum... ou utilizando-se de hélices, zaras e poppers menores... o peixe ataca a isca com uma sutileza ímpar...

o black bass aqui no paraná chegou a tempos... e foi muito bem aceito e ao lado do robalo... existem muitos aficcionados pelo black bass aqui... pessoas gastam horrores, desde com equipamentos de pesca como com embarcações tipo bass boats, quests com motorzinhos de 225 hps... rs... é um dos ícones da pesca esportiva paranaense...

aqui no paraná existem muitos matadores... e ano após ano... os black bass são assassinados por muitos pescadores mau amadores... a gente da caterva e outros amigos que são pescadores amadores esportivos, continuamos lutando para nunca matarmos black basses...

black bass aqui no paraná. é sinônimo de muita diversão... técnica... percepção...

não é um peixe forte como o tucunaré... não é rápido como um robalo flecha... mas é especial por tudo o q representa para nós aqui no Paraná... e até mesmo no Brasil...

muito embora eu não tenha pescado muito... possuo um carinho muito grande por este peixe... principalmente pq ele foi o primeiro peixe q capturei com iscas artificiais em minha vida...

acho q é isso... rs
Oga
Galo
Galo

Tópicos: 5
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#18/64  Mensagempor Leonardo Correia » 21/03/2007 - 18:56:42

Muito bem explicado Oga.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11

Postagem Número:#19/64  Mensagempor Bife » 21/03/2007 - 19:43:57

sou totalmente contra !

meu tio colocou tucunare no acude dele e as outras especies estao desaparecendo principalmente a cada enchente...os peixes vao embora, mas o tucunare sempre volta e mata o resto das outras especies...tucunare virou praga lá, tudo bem pq la é partcular e é um acude pequeno...tucunare...perfeito... todos querem pegar, mas acho q vcs como pescadores profissionais deviam conversar com um biologo e perguntar as consequecias disso...

em extremoz aconteceu isso tb e é mais serio pq é uma lagoa natural...

fazer isso altera o ecossistema inteiro da região!

Hj meu tio se arrepende de ter introduzido peixes ñ nativos...

que se faça isso em pesque e pague, não nos acudes e lagoas do Brasil, mas que pelo menos parem ne... tucunare ja ta bom...

Adicionado depois de 18 minutos:

Carlos Andre Blatt em 20/03/2007 - 15:56:15 escreveu:...digo que colocaria o
Bass por aqui sem medo de ser feliz! Até hoje tudo que li
sobre introdução de bass e tucunarés não vi nada de conclusivo
sobre eles "acabrem" com especies nativas e os respectivos
meio ambientes (já o cat-fish a historia é outra).
Um caso recente ocorre no pantanal onde o tucunaré foi
introduzido no Rio Piqueri(se não me engano) e os dourados, pacus,
piaus etc continuam lá. Na florida, introduziram tucunarés sem nem uma ameaça as especies locais. Em cuba, tem black-bass até no mangue juntamenrte
com os robalos, tarpons e toda fauna caribenha.
A unica especie que acaba todo o ambiente onde é introduzida chama-se homo sapiens!!!

:shock:

melhor q pegar tucunare é poder pegar varios tipos de peixe ...

meu tio tem um acude e eu vi de perto as consequencias de introduzir uns poucos alevinos de tucunare...
se eu for dizer todas as especies de peixe q tinha la iria passar meia hora aqui...
hj em dia deve ter apenas as especies predadoras como tucunare tambaqui e traira... tinhas dezenas e dezenas de especies...
no caso do norte do Brasil os tucunas vivem junto com predadores, ou seja, eles se equilibram entre si...
e eu for na semana santa no açude do meu tio vou mostrar a pequena diversidade de peixes que existe hj e o relato pessoal do dono da fazenda, meu tio

e blackbass ... fique nos EUA e no parana ! e se vinher q venha pros pesque pague só

Vc falou uma coisa certa, o homem acaba com tudo, pra vc ver... ate tras especies de outros lugares p/ predar as nativas... cara o homem altera a natureza
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#20/64  Mensagempor Edilson » 21/03/2007 - 20:16:45

:shock: vixe apimentou demais, daqui a pouco o tucuna e o jaraguaçu (nome do Black segundo o Chrony) serão os culpados de tudo que estamos fazendo de errado no meio ambiente.

Fica ai o desafio para os nossos amigos que estão cursando engenharia da pesca, postar uma argumentação técnica ou estudo que comprove o real impacto no meio ambiente que são introduzidas as duas bestas do apocalipse :mrgreen:

Alerto a todos porém :twisted: que se colocarmos traira em uma represa que só tem lambari, podemos causar no minimo a felicidade de um garoto que pesca com a sua vara de bambu :lol:
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!
Edilson
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 19
Imagens: 10
Cidade/Estado: São Paulo/SP

Postagem Número:#21/64  Mensagempor Chrony Joseph » 21/03/2007 - 20:30:36

Senhores,

Vamos debater sem ofender! :wink::wink::wink:
Como Edilson disse nas entrelinhas, mais vale informações embasadas que desabafos emotivos! :lol:

Talvez o grande vilão disso tudo chame-se "Globalização", o mesmo que nos proporciona este espaço!

Introduções de espécies de outros locais sempre tem seus prós e contras, é inevitável, por mais estudos que seja feito - eu até hoje não vi nenhum caso de sucesso total e, infelizmente, os impactos só são percebidos depois.

Sinceramente, e pessoalmente, falando eu prefiro o mundo como Deus o fez, ou seja, cada macaco no seu galho! :wink::wink::wink:

Mas o pior predador que existe na terra - o homem - sempre procura mudar as coisas em prol do seu umbigo!

Os índios que os digam! :wink::wink::wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#22/64  Mensagempor Bife » 21/03/2007 - 20:44:15

Falou tudo Chrony !
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#23/64  Mensagempor Ferreiro_AL » 21/03/2007 - 20:59:11

As espécies exóticas não são as culpadas de tudo, nem as "bestas do apocalipse". Elas apenas têm a sua parcela de culpa na diminuição da biodiversidade em várias localidades e essa responsabilidade não pode ser escondida ou diminuida, para agradar um punhado gatos pingados. Edilson, se vc ainda tem dúvidas sobre o dano que espécies exóticas podem causar, pergunte a um pescador das antigas do Velho chico sobre a quantidade e tipo de peixes, antes e depois do tucuna e principalmente, depois da tilápia.
Veja alguns dados sobre o comportamento da tilápia nilótica e do Tucunaré:

http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/Oreochromis_niloticus.htm

http://209.85.165.104/search?q=cache:-A8uDPaeBTgJ:www.scielo.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0103-90162000000200004%26lng%3Dpt%26nrm%3Diso%26tlng%3Dpt+tucunar%C3%A9+%22esp%C3%A9cies+nativas%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&gl=br

E só pra reforçar o quão perigosa é a introdução, vejam o caso do mexilhão-dourado Limnoperna fortunei, do bagre africano, do pardal, do búfalo...

"melhor q pegar tucunare é poder pegar varios tipos de peixe ..."
"Sinceramente, e pessoalmente, falando eu prefiro o mundo como Deus o fez, ou seja, cada macaco no seu galho!"

Sábias colocações! Por que será que é tão dificil entender isso?
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#24/64  Mensagempor Oga » 21/03/2007 - 21:26:20

Bife em 21/03/2007 - 19:43:57 escreveu:e blackbass ... fique nos EUA e no parana ! e se vinher q venha pros pesque pague só

o black bass existe no RS, SC, PR, SP e MG..

fiquei sabendo de locais como PPs no RJ q possuem esta espécie exótica..

não tenho nada contra um bagre africano..um tucunaré...um black bass.. acho q peixamentos podem ter sido feitos por pessoas q não possuem o conhecimento técnico dos impactos q podem ocasionar...mas digo pra vc de boca cheia.. GRAÇAS A DEUS introduziram o black bass nas represas daqui do PR..

não sou competidor.. mas com peixes exóticos como a tilápia (q está espalhado em todos os lugares) e o black bass, hoje temos um torneio no nosso estado que a cada ano aumenta os índices técnicos.... aumenta as arrecadações das lojas de pesca... trás benefícios... é bacana...

acho q todo o radicalismo é totalmente prejudicial... ser radicalista ao extremo pq vc mata um peixe.. ou ser radicalista ao extremo devido a informações embasadas de outros "pseudo" biólogos tornam as conversas um pouco ácidas...como a sua conversa.. claro.. respeito sua opinião.. essa é a minha...

se vc acha q é prejudicial.. acredito q possa ser.. assim como acredito q tbém não é...e para nós da pesca esportiva no paraná.. sc.. rs.. sp.. mg... o black bass é um peixe bem significativo.....

a propósito.. não lembro de ter visto estudos q comprovassem cientificamente o qnto o peixe é tão prejudicial assim como vc cita.... se fosse assim.. o pantanal já tinha virado só tucunaré.... então.. pode-se supor q os rios capivari.. e rios cachoeiras sejam só black bass...

cada peixe tem seu encanto.. o black bass tem o seu.. mas com uma diferença.. o black bass é amado da mesma forma como é odiado por muitos pescadores.. é uma pena..

fique em paz.. e um abraço
Oga
Galo
Galo

Tópicos: 5
Cidade/Estado: Curitiba/PR

Postagem Número:#25/64  Mensagempor Edilson » 21/03/2007 - 21:49:37

Ferreiro_AL em 21/03/2007 - 20:59:11 escreveu:As espécies exóticas não são as culpadas de tudo, nem as "bestas do apocalipse". Elas apenas têm a sua parcela de culpa na diminuição da biodiversidade em várias localidades e essa responsabilidade não pode ser escondida ou diminuida, para agradar um punhado gatos pingados. Edilson, se vc ainda tem dúvidas sobre o dano que espécies exóticas podem causar, pergunte a um pescador das antigas do Velho chico sobre a quantidade e tipo de peixes, antes e depois do tucuna e principalmente, depois da tilápia.
Veja alguns dados sobre o comportamento da tilápia nilótica e do Tucunaré:

http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/Oreochromis_niloticus.htm

http://209.85.165.104/search?q=cache:-A8uDPaeBTgJ:www.scielo.br/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0103-90162000000200004%26lng%3Dpt%26nrm%3Diso%26tlng%3Dpt+tucunar%C3%A9+%22esp%C3%A9cies+nativas%22&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=4&gl=br

E só pra reforçar o quão perigosa é a introdução, vejam o caso do mexilhão-dourado Limnoperna fortunei, do bagre africano, do pardal, do búfalo...

"melhor q pegar tucunare é poder pegar varios tipos de peixe ..."
"Sinceramente, e pessoalmente, falando eu prefiro o mundo como Deus o fez, ou seja, cada macaco no seu galho!"

Sábias colocações! Por que será que é tão dificil entender isso?

Ferreiro, não tenho a menor pretensão de convercer ninguém a nada, agradeço as suas considerações e respeito a opinião de todos, foi bastante interessante o tema levantado, este é o grande objetivo do forúm :D
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!
Edilson
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#26/64  Mensagempor Ferreiro_AL » 21/03/2007 - 21:52:29

Só que o tucunaré no pantanal está em seu ambiente natural, onde as espécies de peixes evoluiram lado a lado com ele, desenvolvendo estratégias de sobrevivência bastante diversificadas. O mesmo não se aplica quando este peixe é introduzido em outras bacias hidrográficas, onde normalmente todos os nichos estão ocupados, restando ao tucuna ou qualquer outro peixe, competir com outras espécies, podendo levá-las a extinção. Sinceramente nenhum aumento de indice técnico ou de arrecadação em lojas de pesca se compara ao risco de perda na biodiversidade. Acho que o "pseudo" biólogo deve ser uma categoria equivalente ao pescador pseudo-esportivo, que defende o catch and release, ao mesmo tempo que defende o peixamento com espécies exóticas, ameaçando a biodiversidade. Estudos sobre o tema abordado nesse tópico, só acha quem procura... É só chegar no bom e velho google e digitar "alien species" fishes...
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#27/64  Mensagempor Chrony Joseph » 21/03/2007 - 22:03:58

Senhores,

Somos "amigos" e não rivais! Pensem nisso e vamos deixar os alfinetes para os alfaiates (ou costureiras). :wink::wink::wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#28/64  Mensagempor Edilson » 21/03/2007 - 22:17:26

Ferreiro, o tucanaré no pantanal esta em seu ambiente natural :?: Já que estamos falando de pesquisa, pesquise sobre o Rio Piqueri no Pantanal :wink::wink::wink:

Fique calmo rapaz, até o fim do mes fechamos um consenso :lol:
Edilson
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#29/64  Mensagempor Ferreiro_AL » 21/03/2007 - 22:58:11

Perdão foi falha minha. O tucunaré foi introduzido acidentalmente no Paraná. Um falha minha. Mas vejam que os resultados dessa introdução não surge de uma hora para outra. É a longo prazo... O rio Piqueri é uma das localidades povoadas por tucunarés, infelizmente. Realmente eu tenho o péssimo hábito de responder as alfinetas na mesma proporção, mas a discussão estava sadia, não precisava de tentativas de depreciar ninguém. Realmente é incrivel, como consegue-se levantar dúvidas acerca da nocividade da introdução de espécies exóticas, é fazer vista grossa aos casos noticiados frequentemente na mídia. A natureza é sábia, se não existe bass nem tucuna no NE, ela tem um motivo pra isso, quem somos nós para mudar isso? Caras eu só peço que vcs vejam casos de introdução de epécies exóticas, e que vejam o que ocorre na maioria dos casos...
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#30/64  Mensagempor Diogo Medeiros » 21/03/2007 - 23:04:19

eh tbm axo que nao tem pra q causar muito alarde com isso...
cada tem o direito de se expressar...

mas realmente tudo que o homem faz pra interferir em algo natural, trara conseguencias negativas, por mais que sobresaia os prós...

mas tambem se todos os atos humanos fossem pensados e se levassem em conta todas as consequencias futuras...
a humanidade ainda se resumiria ao velho mundo ou antes disso...
“Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come”
Diogo Medeiros
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 15
Imagens: 3

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo