Boqueirão, a "Cidade das Águas" na Paraíba

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Boqueirão, a "Cidade das Águas" na Paraíba

Postagem Número:#1/4  Mensagempor Chrony Joseph » 01/11/2009 - 20:31:44

Fonte: iG Turismo

Localizada a 146 quilômetros de João Pessoa, Boqueirão ostenta o título de "Cidade das Águas", além de ser chamada de "a princesa do Cariri paraibano".

Quer visitar uma princesa? A 146 quilômetros de João Pessoa fica Boqueirão, apelidada de "Cidade das Águas" e também de "princesa do Cariri paraibano". A cidade tem belezas naturais de encher os olhos de qualquer visitante, além de belas construções e um rico artesanato.

[url=http://turismo.ig.com.br///galeria/2009/10/30/boqueirao_618868.html]VEJA GALERIA COM IMAGENS DE BOQUEIRÃO[/url]

O principal cartão-postal de Boqueirão é o Açude Epitácio Pessoa, onde é possível, além de apreciar o belíssimo pôr-do-sol, fazer um agradável passeio de lancha, onde é possível avistar as casas construídas nas ilhas do açude.

A cerca de oito quilômetros da cidade fica o Sítio Marinho. Lá o visitante conhecerá o Lajedo do Marinho, onde a grande atração são inscrições rupestres. Frequentemente, são organizadas trilhas ecológicas para conhecer o local em total contato com a natureza.

Cidade festeira

Outro motivo para visitar Boqueirão é o seu calendário cultural e festivo, que integra o calendário de eventos turísticos da Paraíba. Entre as festas mais populares estão a Festa de Janeiro, o Carnaval das Águas, o tradicional São João e a tradicional Cavalgada dos Vaqueiros.

Em novembro, a cidade é o cenário do Balaio Cultural, evento que atrai turistas de todos os cantos do Brasil. O Balaio acontece há cinco anos e reúne grupos de danças, companhias de teatro, artistas plásticos e músicos de todos os cantos do País.

Com a participação de aproximadamente 140 artistas, o evento chega a atrair cerca de 500 pessoas todos os anos. Além dos espetáculos, o Balaio Cultural promove oficinas, minicursos, palestras, tudo tendo como tema a arte e a cultura.

Sabores da terra

Outro atrativo de Boqueirão é a sua culinária cheia de sabores e autenticamente nordestina. O turista tem ao seu dispor bares e restaurantes, localizados às margens do Açude Epitácio Pessoa, com o melhor da gastronomia local.

Há desde a tradicional galinha caipira até os deliciosos peixes fritos com pirão de peixe, passando pela famosa buchada de bode e o picado, ambos encontrados no Mercado Público.

Dados sobre a cidade

Área do município: 425 quilômetros quadrados.
População: 16.327 (IBGE de 2008).
Altitude: 355 metros.
Ponto mais elevado: Serra de Cornoió, com 800 metros.
Rodovia de acesso: PB-148.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/4  Mensagempor Fabricio Maciel » 02/11/2009 - 11:17:51

É isso ai caro Chrony, Boqueirão é literalmente a cidade das águas, recentemente fui lá por 4 vezes, e em todas pude ver a imensidão que é Boqueirão, e olha que o Paulinho me falou que eu não tinha percorrido nem 1/5 das águas de lá, devido o açude estar com cerca de 100% de sua capacidade, o outro extremo que fica perto da cidade de Cabaçeiras ainda esta com a água muito suja, impossibilitando uma boa pescaria.
Eu estou passando o fim de semana aqui em Esperança, e só não fui até lá mais uma vez, porque tive medo de me perder no açude, o Paulinho foi para João Pessoa, passar também o fim de semana, e gentilmente me colocou a disposição seu barco com motor, só que quem não conhece bem o açude, corre o risco de se perder dentro dele, são inumeras entradas, e os pesqueiros que fui com Paulinho, ficam distantes uns dos outros, até mesmo ele, certa vez fez uso do GPS para encontrar um determinado local.
Quem não conhece, vale a pena ir ate lá.
Imagem

Alguns nascem para criar, outros para destruir, "E VOCÊ" o que esta fazendo aqui na terra?
Fabricio Maciel
Parceiro
Parceiro

Tópicos: 208
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 21 vezes

Postagem Número:#3/4  Mensagempor Andre Colares » 03/01/2011 - 11:29:33

Esse final de ano fechamos a pousada chique chique para a família da minha namorada para fazer lá a festa de fim de ano, aí aproveitei a deixa pra pescar de artificial da margem e tive ações de tucunarés no popper e na hélice, além das zaras pequenas.

fiquei sabendo que nao há guias de pesca ou quem alugue barco na regiao entao eu queria saber de vcs se há quem alugue um barco por lá e se alguém se habilitar, um parceiro que goste de pescar com artificiais, não que seja somente artificial, mas um que nao enrosque em todo arremesso hehehe.

Se alguém tiver uma dica de como um campinense pode pescar embarcado em boqueirão de artificial, já que meus parceiros só pescam de isca natural, fique a vontade para falar.

Abraço!
Andre Colares
Galo
Galo

Tópicos: 5
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/4  Mensagempor Willames » 03/01/2011 - 17:59:18

André, mande uma MP pro Paulo Pinto (P. Pinto) menbro deste fórum, ele sabe de alguém por lá que possa pescar com vc :wink:
Imagem
"Enquanto se tenha ao menos um amigo, niguém é inútil"
Willames
Albacora
Albacora

Tópicos: 11
Cidade/Estado: Bayeux/PB
Curtiram: 0 vez

Voltar para Bate-papo