Estimados amigos pescaiaqueiros,
Já que o diferencial dos relatos aqui postos são a autenticidade e a singular visão de cada um dos participantes sobre o evento, e que a pescaria com caiaques fora tão bem descrita em seus pormenores, vou abordar o meu sobre um outro parâmetro, a saber: o turístico.
A pescaria em Barra do Cunhaú teve o pontapé inicial com a pescaria no Açude dos Cegos, que reuniu integrantes dos três estados nordestinos (PB, PE e RN). Na ocasião, firmamos parcerias sólidas, e já tentávamos vislumbrar futuros encontros. Tuã, que não pode participar do evento em solo paraibano, logo lançou a proposta Cunhaú... que tanto nos tentou por todos estes dias.
De início não pude confirmar minha presença, mas torcia e vibrava com cada uma das confirmações alheias.; ) Eu sabia que o sucesso do encontro seria diretamente proporcional à boa vontade e a adesão de cada um dos companheiros. Por outro lado, vi queridos amigos terem que ficar de fora da empreitada. Como exemplo posso citar João Clayton e Leonardo, que faltaram por questão de força maior, mas estiveram em nossas lembranças e em cada uma das rodadas de conversa. Devo desculpas ao amigo Baca, que recebeu o convite no finzinho da "prorrogação do jogo" e também não pode vir - apesar da vontade :no:
A semana que antecedeu o encontro foi muito agitada e cansativa, mas conseguimos apoio das empresas parceiras, que foram voluntárias no auxílio para confecção das camisetas e bonés do recém criado
Paraíba Kayak Fishing, que servirá de bandeira para todo e qualquer pescaiaqueiro da Paraíba e para os amigos, parceiros e companheiros dos demais estados - sem distinção. A bandeira surge para unir as pessoas.
Segui o conselho dos amigos Fabrício Maciel e Luiz (PB Pesca), que disseram valer a pena esticar a viagem até Tibau do Sul e Pipa. Foi o que fiz, e antes de me acomodar em Cunhaú, visitei o inigualável roteiro litorâneo potiguar, distante 100Km aqui de João Pessoa. Se não o tivesse feito haveria de me arrepender, pois não imaginei que pudesse haver paisagem tão exuberante e com tanta diversidade natural em um único roteiro. Fica a dica para os caiaqueiros, que são turistas nas horas vagas.
Tibau do Sul - Cenário carismático e receptivo, que agrega lagoa de águas azuis, falésias de solo colorido que contrasta com o mar, pousadas, restaurantes, bares e muitas opções de lazer e sossego.
Pipa - Uma das praias mais famosas do nordeste - juntamente com Tambaba (PB) e Porto de Galinhas (PE). Um verdadeiro cartão postal, centro comercial e de divulgação da cultura, culinária, das artes e do artesanato regional. Impossível não apreciar. Lá, além do centro comercial e da atividade de bares e restaurantes, o que me chamou a atenção foi a reserva ecológica e base do Projeto Tamar - proteção das tartarugas marinhas.
Sibaúma - pequeno vilarejo de pescadores que faz divisa com Cunhaú. Para chegar lá bastou apanhar uma jangada (balsa) e atravessar o estreito rio Sibaúma. Pronto, depois de ampliar a viagem em alguns poucos quilômetros, eu e a namorada ficamos quilometricamente satisfeitos. Já havia valido a pena.
Ademais, o que mais me empolgou foi a tranquilidade da Barra do Cunhaú e do ritmo de suas atividades. As pessoas são super atenciosas, esbanjando simpatia. O vilarejo não tem o porte e a elegância imposta pela vizinha praia de Pipa. Mas, quem disse que o porte e a movimentação é quem trazem encantos para um lugar? Se eu pudesse escolher um local para me refugiar, este seria Barra do Cunhaú - sem dúvidas. Limpa, estruturada e bem servida de pousadas e chalés que atendem aos mais variados bolsos (diárias de R$40 até R$180), e com restaurantes e bares que servem refeições bem elaboradas (a partir de R$18 para o casal).
Firmei amizade com muitos dos habitantes, desde o prestativo Adriano, que possui um mini-mercado e nos auxiliou com gelo, suprimentos e informações de localização, até o senhor Zilson, proprietário da pousada Chalés do Cunhaú, que mais parecia um paizão para seus hóspedes. Galera finíssima e que merece nosso respeito.

Adriano

Senhor Zilson com o boné do Paraíba Kayak Fishing
E preencheria todo o espaço que o fórum pudesse me disponibilizar para mostrar todos os detalhes por mim notados. Mas tenho que adotar o princípio da síntese - ainda que por mim já desrespeitado aqui. Nosso encontro simplesmente foi indescritível. Criamos um vínculo tal que o afeto pelos amigos caiaqueiros chega a atingir o patamar da familiaridade. Nossos familiares e companheiros de viagem confraternizaram e interagiram como se conhecessem há muito tempo, e isso é que abrilhantou o evento.
Finalizo com os sinceros agradecimentos à todos aqueles que se fizeram presentes, ainda que na torcida, e aos que colaboraram para que pudéssemos viver este momento único... que será marco para muitos outros encontros. Valeu também pela gentil acolhida por parte dos nobres pescadores que estiveram pescando embarcados no mesmo período: Blatt, Katiuscio e Cia, Marcos Réia (cinegrafista de pesca), Alexandre, Nilton, Alberto e Auricélio (hábil guia de pesca). Esqueci alguém?
Obrigado mesmo!
OBS - Abração ao Caio, herdeiro das técnicas de Juquiri, "mascote" e exemplo de persistência para o grupo, já que contrariou os conselhos da cuidadosa mãe e fui se aventurar conosco - sob a vigilância do pai, claro. O guri é fera!
Atenciosamente,