Amigos,
Algumas ponderações precisam ser examinadas :
1. Já precisamos entender que a exploração do turismo da pesca é para ser visto de forma mais profissional, e não "romântica", como algumas manifestações que li !
2. Se hoje temos um crescimento no segmento da pesca esportiva, a que se deve isso ? Já paramos para pensar a respeito ?
3. Com quem "aprendemos" ( desenvolvemos o hábito ou ) a estória de pescar co artificiais ?
4. Somente através do desenvolvimento das pesquisas ( até mesmo "cópia" ) de modelos de iscas artificiais, conseguimos desenvolver o mercado interno, e isso deve-se a que ?
5. Estamos falando de um mercado de "oferta e procura", só disso...
6. Precismos mesmo, é ter um outro tipo de Brasil ( não necessariamente com "z" ), mas que seja responsável pela prática de uma política de recursos naturais que possa ser cumprida por todos !
7. Precisamos ter consciência que torneios do tipo que estamos criticando, geram uma possibilidade de desenvolvimento regional, que pode ser pequeno, mas que existe ! Qual a alternativa deles ( moradores da região, em termos de emprego, assistência, e visisbilidade ? ) dentro de um "filme" que todos nós já estamos cansados de acompanhar ?
8. Precisamos NÃO reclamar de torneios desse tipo, mas de estabelecer os critérios e regras a serem observadas de forma real, ou será que não temos ( como brasileiros ) muito mais descaso com nossos peixes, permitindo sua comercialização, do que os caras que aqui vem para participar de um "torneio" ( sem matar os peixes ) ?
9. Não nos devemos ater a "picuinhas linguísticas" de como se chama o evento, pois isso tem um significado secundário, já que mais importante que o nome, é a divulgação do evento por pessoas que fazem ( ou que farão ) a diferença !
10. Na Fórmula 1 ( apenas como exemplo ), não temos escuderias, e nem por isso "abominamos" o esporte, até pelo contrário, apreciamos e às vezes, até arranjamos por que torcer ( tá ficando difícil também... )
11. Quando adquirimos parte de nossas tralhas no exterior, estamos - indiretamente - ajudando a melhorar nossa indústria, nos tornando mais seletivos e exigentes, ou será que não percebemos isso... Também torço para que consigamos produzir tão bem ( ou melhor ) que eles, mas é preciso investir e ampliar a demanda, e isso só se consegue a médio prazo, e com muita perseverança !
12. Por fim ( até para "não ser banido" do fórum ), lembrem-se que as "estruturas de pesca" ( barco hoteis, pousads, resorts, etc... ) desenvolvidas para atender a demanda ( independente da nacionalidade ) permanecem, DESDE QUE exista uma política focada no meio ambiente, responsável pela manutenção do ciclo de forma indefinida ( o inverso do que temos conhecimento... ). Não vamos encobrir o "sol com a peneira" !