Lago Tracajá e adjacências (para Marcão e quem mais souber)

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Lago Tracajá e adjacências (para Marcão e quem mais souber)

Postagem Número:#1/15  Mensagempor Ivan » 11/08/2006 - 08:09:50

Pessoal

Estive lendo uma revista antiga, acho que de 2004 e li uma reportagem sobre o lago Tracajá-AM e outra reportagem sobre o Rio Juma -AM
Os dois lugares são bem próximos a capital de Manaus e parece que tem muitos açus na região.
Só não sei se dá pra acreditar em tudo que está escrito, mas se tiver açu de 8 kg tão próximo a Manaus seria ótimo, dai vem a pergunta: não seria também uma possibilidade para nós conhecermos o local??

Caso alguém conheça este local, me dê algumas dicas, porque tenho certeza que qualquer dia desses eu to desembarcando por lá hehehe.

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Tópicos: 64
Imagens: 12
Cidade/Estado: Parnaíba/PI
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/15  Mensagempor Chrony Joseph » 11/08/2006 - 09:17:38

Ivan,

O Lago Tracaja fica, em linha reta, a 310 km de Manaus e 32 km distante da margem do rio Amazonas próximo do municipio de Coari. Segue imagem de satelite: http://www.indexmundi.com/z/?lat=-3.5705556&lon=-62.7827778&t=l&r=800&p=lago_tracaja&cc=br&c=brazil

Ele eh tao distante de Manaus quanto Barcelos.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#3/15  Mensagempor Ivan » 11/08/2006 - 09:28:13

Puts

Ou o cara da revista ta maluco, ou esse lago é outro, pois ele disse que de Manaus se pega uma balsa e atravessa o rio, depois vai até uma tal Carneiro da varzea distante uns 45 km de manaus e depois sobe o rio uns 60 minutos com um motor de 40 hps.
Não pode ser tão longe.

Vou pegar detalhes.

O marcão nunca pescou neste lago??

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Postagem Número:#4/15  Mensagempor Marcão » 11/08/2006 - 09:58:35

ivan escreveu:Puts

Ou o cara da revista ta maluco, ou esse lago é outro, pois ele disse que de Manaus se pega uma balsa e atravessa o rio, depois vai até uma tal Carneiro da varzea distante uns 45 km de manaus e depois sobe o rio uns 60 minutos com um motor de 40 hps.
Não pode ser tão longe.

Vou pegar detalhes.

O marcão nunca pescou neste lago??

Abração

Caro Ivan, não é Carneiro da várzea, é Careiro (ou Carero). Esses locais que voce está falando (não conheço o lago que o Chrony falou) perto de Manaus não estavam em meus pacotes de pesca quando eu atuava por lá por não fazerem parte das melhores opções, exatamente por ser perto de Manaus e consequentemente bastante batidos.
Não se iluda com bons pesqueiros perto de manaus, não existem, a não ser que sejam áreas cercadas em regimes fechados. Conheci muita gente que ia para o Rio Juma na minha época e voltava decepcionado, as boas pescarias eram excessões (estou falando de peixes grandes). Definitivamente não é um local que eu recomendaria.
O único local perto de Manaus e extraordinariamente piscoso era o Rio Mutuca, mas mesmo assim durante um mes ou pouco mais, dependendo do volume das águas. Como já são passados 5 anos, não sei te dizer como está hoje. Dê uma olhada na matéria "Um rio chamado Mutuca".
Resumindo tudo, se eu pudesse hoje fazer uma pescaria no Amazonas, escolheria os locais mais longe possíveis de Manaus.
Abs,
Marcão.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#5/15  Mensagempor Ivan » 11/08/2006 - 11:17:11

Valeu Marcão

Realmente eu tenho lá minhas dúvidas sobre esses locais próximos, mas como eu tinha perguntado para o Zenizir, fiquei na dúvida pois ele havia me falado que o rio esta muito bom, mas como sei que ele é patrocinado pela Sucuri pesca, pode ser que estivesse puchando sardinha para a empresa hehehehe.
Mas pode até ser que ele estivesse sendo sincero, pelo menos parece ser um cara bacana.

Mas prefiro ficar com sua experiência :wink::wink::wink::wink:

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Postagem Número:#6/15  Mensagempor Marcão » 11/08/2006 - 12:57:35

ivan escreveu:Valeu Marcão

Realmente eu tenho lá minhas dúvidas sobre esses locais próximos, mas como eu tinha perguntado para o Zenizir, fiquei na dúvida pois ele havia me falado que o rio esta muito bom, mas como sei que ele é patrocinado pela Sucuri pesca, pode ser que estivesse puchando sardinha para a empresa hehehehe.
Mas pode até ser que ele estivesse sendo sincero, pelo menos parece ser um cara bacana.

Mas prefiro ficar com sua experiência :wink::wink::wink::wink:

Abração

Bem, minha opinião está baseada no que via na minha época. O Zenizir é um cara bacana, realmente, e talvez ele ache que é um bom local para pesca atualmente. Conheço o Zenizir há muito tempo, já tendo inclusive gravado ele pescando para a Bíblia do Pescador, quando ele foi Guia do Gugú, e é de confiança. Afinal, em 5 anos pode ter sido feito um trabalho de preservação e conscientização na região, o que não acredito.
Continuo com a opinião que pescaria no quintal é fraca, pode até acertar um dia, mas pescar na amazônia para mim é sinônimo de distancia e locais mais preservados.
Abs,
Marcão.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Postagem Número:#7/15  Mensagempor Ivan » 11/08/2006 - 16:14:19

Valeu Marcão

O único inconveniente de se pescar longe da civilização é que os preços também ficam absurdamente caros, este na verdade é o meu grande problema rsrs.

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Postagem Número:#8/15  Mensagempor Marcão » 11/08/2006 - 16:40:38

ivan escreveu:Valeu Marcão

O único inconveniente de se pescar longe da civilização é que os preços também ficam absurdamente caros, este na verdade é o meu grande problema rsrs.

Abração

Concordo com voce. Eu provavelmente não volte nunca mais para o Amazonas por esse motivo.
Como alternativa, embora não sejam açus, os tucunarés de Formoso do Araguaia e Serra da Mesa estão bem mais em conta e segundo amigos que já foram para lá vale muito a pena. Esses amigos também conhecem a pescaria de açus no Amazonas.
Abs,
Marcão.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Postagem Número:#9/15  Mensagempor Ivan » 11/08/2006 - 17:10:43

Marcão

Estive dando uma olhada recentemente na pousada do Germano, que fica perto de Niquelândia, lá os preços tambem não estão tão baratinho, pra ter uma idéia vc paga num quarto duplo R$ 150,00 a diária + 150,00 barco com piloteio + 3,60 o litro da gasolina temperada + outros.
Nada, nada vc acaba gastando uns R$ 400,00 por dia, se for pra ficar pelo menos uma semana, não vai gastar menos do que R$3.000,00.

Pra gastar isso, acho melhor irmos pro xingú mesmo hehehehe, pegar os amarelões de até 4 kilos e as cachorronas e as bicudas que são uma delícia.

Falando nisso, estou procurando um ônibus de excursão pra ver se ele nos leva até São Félix no ano que vem, quando tiver novidades, coloco lá no tópico.

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Postagem Número:#10/15  Mensagempor Marcão » 11/08/2006 - 18:20:03

É... Não existe nada barato hoje em dia... Que pena...
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Postagem Número:#11/15  Mensagempor Kid M » 12/08/2006 - 10:24:07

Grandes Ivan e Marcão,

Permitam-me adicionar um "pitáculo" nessa conversa !
Apenas pelo fato de ter ido anualmente a região amazônica nesses últimos 5 anos ! E pretendo continuar indo...
Não há nada mais "barato", é verdade, mas não chega a tanto...
Pensar em gastar R$ 3 mil ( a partir de Manaus - olha o programa de milhagem e/ou promoções aéras ) é "menos complicado" se for observado que :
Barco hotel com a/c e cabina c/WC
Pensão completa ( 4 refeições de boa qualidade )
Bebidas livres inclusas ( refri, cerveja e água )
Fornecimento de bote, piloteiro, gas, motor elétrico ( a cada 2 )
A depender de onde for pescar, serão 5 ou 6 dias !
Mesmo sem pescar, mas "embarcado", seriam os 6 dias, o que significa :
Diárias de R$ 500 / dia !
Reflitam se com as indicações acima ( custos fixos ) fica caro ?
Lógico que não é para ser visto como "um programa qualquer", mas umas férias ! Será que é tão caro assim ? Não se esqueçam que estarão indo com a "roupa do corpo e as tralhas" com a "preocupação de pescar", sem traslados ( olha o tempo gasto ! ), programação e logística alimentar, guias e equipamento completo a disposição, e por ai vai...

Insisto em declarar que "não sou vendedor" dessas vantagens, e sim "usuário" delas !
Precisamos - algumas vezes - qualificar adequadamente o que vem a ser "caro" e "o que estamos sem condições de gastar" !
Tem uma diferença razoável nisso !
Por outro lado, certamente o Marcão irá se lembrar que há tempos atrás, quando ele ( assim como eu ) já frequentava a região, as facilidades operacionais eram praticamente inexistentes... Fazer uma pescaria sem ter o motor de popa avariado ( sempre por má conservação ) era uma constância ! Guia de Pesca ? No máximo um "piloteiro-empresário", e olha lá ! Barcos com conforto e/ou segurança ( Globalstar ) ? Havia mesmo ( quando se arranjava ) um "regional adaptado" em que a aventura era usá-lo ! Época de "aventuras" ( bem verdade ) e idade mais compatível a isso também... Difícil até de lembrar como era no passado, vendo hoje...

Com relação aos "peixes", é inquestionável que perto de Manaus, só no mercado ! Cheguei a tentar ( num ano ) nas proximidades das Anavilhanas ( que é menos longe ), mas o Marcão matou a "charada" ! Hoje só nos locais mais distantes ! E para isso, um pouco de "logística" para diminuir o tempo de navegação ( este sim, complicado ! ). Existem opções de Barcelos, Parintins, Santarém e outros pontos de apoio, que "encurtam" essa viagem ! Nada contra elas, mas é que "nosso tempo de férias" sempre é MUITO MENOR que o que gostaríamos de desfrutar !

Existem muitas alternativas boas ( ótimas ) a serem desfrutadas, com custos relativamente em conta ! Precisa sim, é esquematizar uma viagem dessas maximiizando todos os seus aspectos, e ele começam logo com o grupo que estará participando ! Quanto mais conhecidas foram as pessoas, melhor, sendo o ideal, é que seja um grupo fechado ( exclusivo ). Isso dá chances de mais facilidade na "hora de negociar" com o operador do pacote ! Sobre isso, é sempre bom lembrar que a pescaria é feita pelo Grupo, independente do peixe ! Por isso, investir na formação de pessoas que tenham um foco comum, compreensão e facilidade de relacionamento interpessoal, é uma das coisas mais importantes para o sucesso desejado ! Convívio com outras pessoas ( ainda que por pouco tempo ) sempre é algo complicado, e num ambiente em que existe muita ansiedade ( não dá para negar isso ), é preciso que exista também, a alegria do compartilhar, sejam alegrias ou decepções !

Voltando aos "peixes", ou melhor, ao local dos peixes, é importante ter em mente, que em pescarias desse tipo ( nos dias de hoje ) é fundamental que se tenha confiança em alguém que SEJA DO RAMO, de preferência profissionalmente responsável, para lhe colocar ONDE O PEIXE ESTÁ COMENDO ! Quem pesca sabe que esse é um fator difícil de prever ! Pressão atmosférica, repiquetes, friagens, e tantos outros fatores que dificultam "precisar" qual o melhor momento, já são mais que suficientes como risco a ser corrido, de modo que ter alguém que saiba ( por conhecimento, por informação ou por experiência prática ) é fundamental para essa decisão de ONDE IR !

É claro que isso representa "mais custo" ( embora já embutido no pacote ) do que se feito por "conta própria" ( até porque não chega a ser tão difícil assim... ), mas será que saberemos o suficiente para ter PROVEITO desses poucos dias de pesca disponibilizados ? É claro que "no passado" ( volto a falar desse "nosso tempo" Marcão ! ), isso acontecia muito mais perto, até pela grande quantidade de oferta pesqueira, mas hoje o cenário é outro, completamente diferente de então ! É como se partíssimos de Tefé ou São Gabriel da Cachoeira ( cidades encravadas na Amazônia ) a procura de peixe ! Não iríamos ao "melhor lugar", mas encontraríamos o suficiente nas proximidades para "saciar" nosso desejo !

Finalizando, até porque já me estendi muito além do desejado ( até para não cansá-los com essas observações ), gostaria mesmo de me manifestar dizendo-lhes que pescar em locais distantes ( como na Amazônia ) pode ser encarado de forma diferente do que essa de "dificuldade", e sim como uma OPORTUNIDADE ( rara ) de celebrar no local onde se estiver, uma comunhão fantástica com a natureza ! Para isso, não é preciso SÓ DA GRANA, mas de "um foco" de que se trata de uma aventura, cujos detalhes ( inclusive os de preparação ) devam ser curtidos intensamente, até para "diluir" todos esses custos implícitos !

Desculpem-me se "extrapolei", pois esse não era o meu obejtivo ! Concluo lhes dizendo que ainda não fui esse ano ( ainda faltam 68 dias... ), mas já estou "ligado" para ver o que iremos fazer em 2007 !
Tem que ser assim !
Viver a pescaria, de olho nas oportunidades, e criar os caminhos para gerar a sua realização ! :wink::wink::wink::wink:
Forte abraço
Pescar não é apenas um esporte, mas um estado de espírito !
Imagem
Kid M
Camurim
Camurim

Tópicos: 14
Cidade/Estado: Salvador/BA

Postagem Número:#12/15  Mensagempor Marcão » 12/08/2006 - 10:56:32

Meu caro Kid, concordo com sua fala, principalmente quanto ao grupo de pescaria, que pode ser o fator de sucesso ou de fracasso na viagem. O problema (?) grandes distancias dos pesqueiros nunca foi para mim um contratempo, pelo contrário, pois só a viagem é uma oportunidade rara. Quem só pensa no peixe não desfruta o programa em sua plenitude.
Quanto ao aspecto "caro", para mim resume-se ao fato de ter ou não condições de gastar. No meu caso não tenho, como quase toda população brasileira. Já fiz parte da minoria, mas "isso não me pertence mais"... EhEhEh...
Abs,
Marcão.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Postagem Número:#13/15  Mensagempor Ivan » 12/08/2006 - 11:44:31

Grande Kid

Concordo com você em todos os aspectos, mas como eu também me encaixo na mesma situação do Marcão, preciso sempre sempre se mais por menos, mesmo que isso acabe implicando em pequenas frustrações hehehe.

Mesmo assim, obrigado pelo super dica.

Abração
Imagem
Ivan
Dourado
Dourado

Postagem Número:#14/15  Mensagempor Gilberto » 14/08/2006 - 22:50:41

Grande Ivan,

Morei em Manaus de 96 a 2001 e, pelo menos nessa época, o melhor ponto de pesca nas proximidades de Manaus era sem dúvida o lago de balbina com o rio uatumã... E olha que não era tão próximo assim. Tínhamos que sair as 3 da madruga rodar uns 200km até Balbina, entrar lago adentro cerca de umas duas horas de voadeira para chegar nos bons pontos. Confesso que nunca cheguei a pegar um exemplar maior que 4kg mas sempre se fisgava muitos exemplares. Possivelmente irei a Manaus em setembro passar 3 dias. Irei a trabalho mas estarei entrando em contato com um amigo para ver se volto a Balbina no sábado dia 16/09 visto que meu vôo de volta será para o domingo. Ainda não tem nada certo mas tomara que a empresa que trabalho não desista da viagem eheheheh... No mais açus gigantes tem muito mas em locais distantes com pacotes, incluiindo até translado aéreo, que tão fora da minha realidade. Pelo menos era assim quando morei lá. Quanto aos seus planos para o Xingu tô dentro!

Ah! Dá uma olhada neste site http://www.vicanas.com.br/acampamento.html. Eu já aluguei os serviços deles (barco / piloteiro) e gostei.
Outra: se for não esqueça de levar muito popper... Parece estranho mas eu nunca vi uma isca funcionar tão bem como nesse lago. No começo relutei para acreditar mas com o tempo dei o braço a torcer. Realmente é a matadeira do local. Gosto muito do trablho do popper da borboleta apesar de não tê-la mais visto a venda.
Abçs
Gilberto
Galo
Galo

Tópicos: 2
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#15/15  Mensagempor Ivan » 15/08/2006 - 07:48:07

Valeu Gilberto

Bela dica amigão.

Abração