Semana passada acharam uma cachalote morta aqui na praia de Genipabu, tem que se estudar a causa mortis dessas baleias pois foram 2 cachalotes aqui só esse ano, fora essa de Recife...
--------------------------------------------------------------------------------
Baleia encalha em Jenipabu
Encalhada na praia de Jenipabu, uma baleia da espécie cachalote, com nove metros de comprimento, chamava a atenção e despertava a curiosidade de todos que passavam pelo local. De acordo com pesquisadores, o mais provável é que o animal tenha morrido ainda em alto-mar e a maré se encarregou de levar o corpo até a costa. A ausência de indícios de fatores que pudessem ter provocado a morte, como marcas de hélice ou arpão, faz com que os pesquisadores creditem o fato à causas naturais. Devido ao avançado estado de decomposição que o animal foi encontrado, a idade precisa e o sexo só serão descobertos após a realização de uma análise posterior.
De acordo com o doutor em comportamento animal com formação em psicologia, Lídio França, vem sendo observado um aumento na quantidade de encalhe de indivíduos dessa espécie, nos últimos dois anos. Além disso, na maioria das vezes, eles já são encontrados em estado de decomposição, o que inviabiliza a determinação precisa da causa da morte. Segundo Lídio, qualquer baleia ou golfinho encontrado encalhado é tombado, passando a pertencer à União. O procedimento habitual é encaminhar o animal, à uma instituição de pesquisa, onde ele passa a receber um código, que possibilita o acesso de pesquisadores do mundo inteiro às informações, por meio do site da instituição que realizou os estudos.
No caso do animal encontrado em Jenipabu, a população não tentou removê-lo do local por conta própria, mas França afirmou ter se deparado com populares tentando arrancar os dentes do animal. Ele acredita que esse tipo de comportamento ocorre devido à crença de que os dentes seriam de marfim e as pessoas poderiam ganhar dinheiro com a sua venda. ‘‘Isso é balela, não tem nada de marfim. Chegamos às 5h da manhã e tinha um pessoal tirando dentes, mas é proibido retirar partes desses animais’’, afirmou.
Fonte: http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=2&idmat=160588 e http://www.nominuto.com/colunas/georgia_nery/baleia_encalha_em_genipabu/1557/