Durante muito tempo, até recentemente, fiz apologia à Tibau como um dos bons pontos de pesca em nosso estado.
Estivemos ontem no Pontal do Pirambu, em relato que será oportunamente postado pelos amigos que tiraram as fotos, e não tivemos nenhuma ação. Água suja (e estamos quase em dezembro), vento, o de sempre nesses "tempos bicudos".
Até aí tudo bem, pescaria é sempre uma incógnita, mesmo nos melhores pesqueiros, mas como sempre, gosto de conversar com o pessoal da região em todos os locais que visito e conheço. Ninguém melhor para nos dar pistas da situação, basta separar os exageros e "folcores" locais.
Resumindo, conseguiram acabar com Tibau. Os arrastos e arpões dentro da Lagoa Guaraíra (pasmem) praticamente dizimaram os peixes. Eventualmente ainda se pega robalos, devido a entrada da boca da barra, mas estão sendo condicionados a procurarem outros locais. As pescarias agora estão sendo feitas no mar, não vale mais a pena tentar a sorte nos pontos conhecidos. Quanto mais para dentro do complexo, mais ausencia de vida, excessão aos viveiros de camarão. Os tarpões deixaram de frequentar a boca da barra, agora territótio dos "skysurfs".
Até o Pontal do Pirambu deixou de ser um bom pesqueiro, as pedras submersas estão debaixo da areia, deixando de ser atrativo para os predadores. Pelo menos foi ação da natureza, se rebelando contra os desmandos do bicho homem. Não sei se voltará ao que era antes, só a própria natureza poderá resolver a situação.
O rio Sibaúma, outro paraíso até recentemente e perto de Tibau, está sendo fustigado por arpões e tarrafas. Conversei com um balseiro do local e me disse que a pesca ainda está boa, mas perguntando qual a isca usada para capturarem os robalos e tilápias, fez cara de surpresa e me informou que não usam nada disso, só no mergulho, e nas marés baixas, entram em ação as tarrafas. O rio é estreito e seu equilíbrio muito frágil. Brevemente poderemos riscá-lo de nossas opçoes.
Resta-nos o Rio Cunhaú, mas não sabemos até quando continuará a nos dar alegrias. Certamente já está em rota de colisão...
A raça humana parece mais um bando de gafanhotos, com o agravante da inteligencia (ou será burrice?). Vão consumindo, consumindo...
Bem, pessoal, foi mais um desabafo, mas já estou providenciando o envio de flores roxas para Tibau...