Um fim de semana desses, fui passar no Hotel Fazenda Barra de Camaratuba e levei o fly para arriscar uns tambaquis no lago natural.
Crente que tava abafando saí cedo, todo paramentado para beira do lago. Logo descobri que não estava sozinho. O hospede do quarto 10 de nome Jacó, também era cliente do lago. Chegou depois de mim com uma vara curta de fibra de vidro compacta, equipada com um Super-Paole, meia bobina de nylon 0,40, três anzois com "empu" de aço, e uma chumbada piramide de 100 gramas. Meu rapaz também estava armado com uma vara de bambu e logo pegou uma piaba pra isca. Na maior moral do mundo, sentou-se numa pedra, ajeitou seu chapeu de vaqueiro e alí, enquanto esperava o peixe, me observava cuidadosamente. Via-o muito bem através de meu polarizado, principalmente quando ele engatou um tambaqui e bufando arrastou-o numa tirada só pra fora do lago. A manhã se passou rápido e eu muitissimo satisfeito com meus três ataques a uma Sea ducer.
Cada um na sua e o lago perfeito para os dois. Tinha espaço, tinha estrutura, silêncio e muito peixe. O que não tinha era um canal de comunicação inteligivel entre eu e meu colega do apartamento 10.
Chegada a hora do almoço no restaurante do hotel, meu rapaz, muito gentil trouxe até a minha mesa a sua tralha de pesca e na frente de todos os hospedes, com a maior convicção do mundo, resolveu me dar uma aula de pesca. Fiquei realmente sem palavras, literalmente mudo enquanto ele me explicava que a minha linha de fly era muito grossa, que no lugar daquilo se usava o nylon, que minha vara era muito mole e que eu não tinha paciencia para pescar. Era preciso esperar o peixe e eu jogava e puxava logo. Desse jeito eu nunca ia pegar nada...
Ouvi pacientemente as explicações daquele tão bem intencionado colega, que convicto de sua verdade e tão bem calçada nos resultados, fazia com que os funcionarios do hotel assentissem com a cabeça a medida que ele me explicava tudo. Realmente não tive o que dizer. Agradeci a aula e os conselhos e disse que da próxima vez ia passar em Bezerra Cavalcante para comparar o material adequado. Diga ai ? O vc acham de uma dessas ? Acontece e só Freud explica !