O que é pescar?!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Devemos infomar em que condições reais pescamos?

Esta enquete foi concluída em 04/03/2008 - 17:50:33

SIM
27
90%
NÃO
3
10%

Total de votos : 30

O que é pescar?!

Postagem Número:#1/73  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2008 - 17:50:33

Recebi esta semana um material sobre uma determinada pescaria que me deixou curioso, já tenho minha opinião a respeito, mas gostaria de propor esta enquete para saber a opinião de vocês. :wink: Apenas curiosidade, nada vai mudar no segmento do fórum, uma forma também de agitar aqui! :twisted:

Pescar: v.t. Apanhar peixe.

Encontrei na Wikipédia uma definição bem global:
Pesca é a extracção de organismos aquáticos do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como a alimentação, a recreação (pesca recreativa ou pesca desportiva), a ornamentação (captura de espécies ornamentais), ou para fins industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde - como o "famoso" óleo de fígado de peixe (especialmente o óleo de fígado de bacalhau).
Esta definição engloba o conceito de aquacultura em que as espécies capturadas são primeiro criadas em instalações apropriadas, como tanques, gaiolas ou viveiros.

O que seria pescar? Tirar um peixe a todo custo de dentro d'água? Tirar um peixe da natureza? Pesque-pague? Viveiro? Agora dentro do nosso esporte? O que seria pescar? Ir a um local na natureza com uma barragem e capturar peixes é pescar? Ir a um pesque-pague é pescar? Ir a uma praia, mar, oceano? E em um viveiro?
Acredito que pela definição global de pescar todos se enquadram como... Mas e se fosse presca esportiva?

Ir a um local onde temos 99% de certeza que iremos tirar um peixe pois este encontra-se limitado e sem condições de escapar e o pescador tem todas as condições a seu favor, isso é pescar? E mais ainda, colocar essa pescaria como sendo feita na natureza, isso é ético? Usar dessa pescaria para se promover, isso é honesto?

Se eu for em um Pesque-pague, capturar um Tambaqui e postar aqui um relato falando que o peguei na natureza, eu estaria enganado vocês?

Bem polêmico! :lol:

Agora vamos a enquete:
Você acha que deveria ser informado em que condições foi de fato realizada uma pescaria? Não necessáriamente divulgando o local, mas simplesmente falando: foi no mar, praia, pesque-pague, viveiro, rio, etc
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/73  Mensagempor Ferreiro_AL » 19/02/2008 - 18:11:14

No caso da ultima frase é enganação pura e aplicada. Nada contra quem utilliza pesque e pague, mas dizer que o peixe foi pego na natureza já é muita sacanagem.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/73  Mensagempor AlexiDantas » 19/02/2008 - 18:23:24

Eu acho q o correto é realmente dizer as condições, digo isso pq ja fiz pescarias em viveiros e sempre falei q era em viveiros, mas nunca qual era nem onde ficava.
Mas a pescaria em viverio não é tão fácil como se imagina naum, digo isso pq tive a oportunidade de levar em algumas oportunidades diferentes 2 grandes pescadores aos viveiros q pesco, o Alexandre Cardoso (2x) e o marcão, e nenhum dos dois, apesar dos ataques, consguiu botar um camurupim pra fora dágua. Que na natureza a dificuldade é bem maior, isso eu naum tenho nem duvida, mas tb não é "mamão com açucar" como neguinho acha naum.
Pescar é o que interessa, pegar peixe é consequencia.
AlexiDantas
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 12
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#4/73  Mensagempor CacoMarinho » 19/02/2008 - 18:43:16

É verdade.

Acho justo que seja dito o local da pescaria sem entrar em detalhes.
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104

Postagem Número:#5/73  Mensagempor Felipe Brito » 19/02/2008 - 18:58:30

Parabens pelo topico. Realmenti muito polemico. :D
Imagem
Felipe Brito
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 17
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#6/73  Mensagempor FJFerro » 19/02/2008 - 22:13:47

Eu tb acho muito justo que seja dito onde se pescou, mas não precisa estar sendo muito detalhista não! Agora concordo tb com o Alexandre, apesar de nunca ter pescado em um pesqueiro! Digo isso pq se fosse tá fácil como imaginamos quem iria ter interesse em pescar no mar? PDP é muito mais difícil por ser na natureza e pregar muitas surpresas, mas em pesqueiro acho que seja um pouco difícil tb!
Abraços!
FJFerro
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo

Tópicos: 53
Cidade/Estado: Maceio/AL

Postagem Número:#7/73  Mensagempor Anselmo Junior » 19/02/2008 - 22:43:28

Eu acho que deveríamos entender que certas vezes e por razões que apenas cabem a quem esta fazendo o relato, é possível que alguns detalhes da pescaria não sejam revelados. Isto não impede de que possamos compartilhar as capturas com os amigos.
Às vezes, para salva-guardar um pesqueiro, talvez por pedido de quem nos levou, de quem nos permitiu o acesso ou outro motivo quaisquer, não podemos revelar onde ou detalhes específicos de como é o local. Imagino que isso não deveria ser impedimento para o relato.
Se regras forem instituídas para que a partir de hoje só relato com detalhes e todos os pormenores podem ser feitos, então a coisa muda de figura e usaremos nosso discernimento para julgar se é apropriado fazer tal relato ou não.
Lembro de alguns relatos aqui onde não era revelado o local exato da pescaria (em algum lugar na América latina falava um) ou um companheiro nosso de Natal que fez uma pescaria em uma fazenda de camarão e não revelou qual era. Não vejo mal nenhum nestas situações, pois entendo que cabe a cada um revelar as informações que naquele momento são interessantes para ele revelar, e este desejo deveria ser respeitado.

Estranho este tópico neste momento. Às vezes o fórum toma um perfil desagregador que eu realmente não entendo.
Lembro da vez que após alguns relatos na fase do solta, não solta e de algumas agressões verbais entre os participantes uma enquête sobre o assunto foi aberta no auge da confusão e fiquei realmente sem entender a razão da mesma. Outro companheiro resolver colocar uma foto de um peixe que ele realmente não tinha pego e a casa caiu na cabeça do cidadão, sem o menor respeito por parte de alguns participantes do fórum.

Pena, eu devo ao pesca-ne, por via deste reencontrei a pesca e fiz verdadeiras amizades que cultivo ate hoje. Participo das iniciativas, colaboro com dinheiro para o site (muito pouco nada demais), participei da promoção da curado, fui a um encontro e tudo mais, mas quando vejo este tipo de iniciativa, isso me entristece.
Sugiro que este tipo seja fechado, por não ver nenhum elemento positivo que possa surgir dele.

Adicionado depois de 1 minutos:

Não gostaria de criar nenhuma polemica e nem espero que todo mundo concorde comigo nem nada desta natureza. Só quero dizer que esta é a minha opinião e gostaria que ela no mínimo fosse respeitada como respeito a de todos.
O pior dia de pescaria é melhor que o melhor dia de trabalho.
Anselmo Junior
Pampo
Pampo

Tópicos: 18
Cidade/Estado: Campina Grande/PB

Postagem Número:#8/73  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2008 - 22:58:29

Anselmo Junior, você leu minha mensagem? Leu a parte: "Apenas curiosidade, nada vai mudar no segmento do fórum, uma forma também de agitar aqui! :twisted: "

Sinceramente não sei de onde tirou as conclusões que escreveu acima... Não vamos criar nova regra, não estamos pedindo para revelar o local extato... Vou repetir o ponto "X" para deixar bem claro:

"Você acha que deveria ser informado em que condições foi de fato realizada uma pescaria? Não necessáriamente divulgando o local, mas simplesmente falando: foi no mar, praia, pesque-pague, viveiro, rio, etc"

Traduzindo: É justo uma pessoa fazer uma pescaria de Bejupira em um curral no alto-mar e falar que foi no mar aberto? ==>> Pode falar que foi em um curral sem falar onde fica exatamente este curral!

Mais um exemplo: É correto e ético uma pessoa capturar um Camurim numa fazenda de camarão e falar que foi no mangue? ==>> Pode falar que foi numa fezenda sem falar em qual fazenda foi!

É justo se "promover" com esses tipos de capturas enganando os outros?

Entendeu agora? :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#9/73  Mensagempor Anselmo Junior » 19/02/2008 - 23:12:14

Não me considero um cara burro não Chrony, e minhas conclusões são baseadas no que eu li. O que você pede é que a pessoa que esta relatando, mesmo que tenha razões para não divulgar algum detalhe que ache importante manter em sigilo, tenha a obrigação de fazê-lo. Não faço relatos para me promover, não vejo aqui uma competição (no maximo na gincana). Não acredito que alguém acorde em um belo dia e pense consigo mesmo, “ hoje vou inventar um relato para o fórum para me PROMOVER”. Entendo que se algum membro do fórum optar (ou optou) por não revelar detalhes das suas pescarias que você como moderador tenha um pouco mais de tolerância e entenda que esta pessoa deve ter razoes para fazer o mesmo.

Agora se algo esta te incomodando e você acha que tem alguém se promovendo e usando o site de forma que não honesta, então fala abertamente e se julgar necessário bane esta pessoa. Mas por estar usando o site e não por não divulgar informações (que pertence a ela primeiramente e cabe a esta divulga-las ou não) não acho justo esta reprimenda iniciada nesta enquête.
Anselmo Junior
Pampo
Pampo

Postagem Número:#10/73  Mensagempor Mario Tulio » 19/02/2008 - 23:15:04

Caro Anselmo, concordo quando vc fala que sendo de foro intimo, o local da pescaria pode não ser revelado, mas não é o sentido final da enquete, a pergunta se refere a em que condições foi feita a pescaria, o tipo de local deve ser informado, não o local. Foi neste sentido que votei sim, e acho que sim, a pergunta é pertinente, não desagregadora.
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#11/73  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2008 - 23:36:53

É isso mesmo Mário! Obrigado por tentar me ajudar a esclarecer isso! :wink:

Anselmo Junior em 19/02/2008 - 23:12:14 escreveu:Não me considero um cara burro não Chrony, e minhas conclusões são baseadas no que eu li. O que você pede é que a pessoa que esta relatando, mesmo que tenha razões para não divulgar algum detalhe que ache importante manter em sigilo, tenha a obrigação de fazê-lo. Não faço relatos para me promover, não vejo aqui uma competição (no maximo na gincana). Não acredito que alguém acorde em um belo dia e pense consigo mesmo, “ hoje vou inventar um relato para o fórum para me PROMOVER”. Entendo que se algum membro do fórum optar (ou optou) por não revelar detalhes das suas pescarias que você como moderador tenha um pouco mais de tolerância e entenda que esta pessoa deve ter razoes para fazer o mesmo.

Agora se algo esta te incomodando e você acha que tem alguém se promovendo e usando o site de forma que não honesta, então fala abertamente e se julgar necessário bane esta pessoa. Mas por estar usando o site e não por não divulgar informações (que pertence a ela primeiramente e cabe a esta divulga-las ou não) não acho justo esta reprimenda iniciada nesta enquête.

Muito menos eu! Ninguém é burro amigo... Mas muitas vezes não entendemos a mensagem e foi seu caso agora...
Continuas sem endender o real intuito da enquete, e o que é pior, parece ter tomado as dores...
É a segunda vez que colocamos uma enquete polêmica e alguém não entende... mas vamos em frente! O objetivo é esse mesmo! :lol:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#12/73  Mensagempor Anselmo Junior » 19/02/2008 - 23:38:43

Não estou tomando dores ate por que nunca coloquei aqui no site nada que eu precisasse omitir alguma informação, só acho que o fórum (na essência da palavra) deveria ser um lugar aberto a idéias e opiniões e vejo que você esta direcionando e querendo a coisa a sua maneira só isto. Acho que é isto que você não esta entendendo na minha mensagem.
Tivemos o problema do pesque e solte no passado e agora isto, eu fico me perguntando qual seria a intenção de levantar polemica e criar algo tão desagregador. A minha opinião inicial era de que achava sem sentido a enquête e que ela deveria ser fechada. Não sabia que seu problema era com pessoas que estavam se promovendo no site, por isto disse que se isto acontece você deveria banir a pessoa ou tomar uma atitude qualquer.
Falava apenas da liberdade e do respeito ao discernimento de quem faz o relato de omitir a informação que desejar. Acho que foi isto que você não alcançou
Anselmo Junior
Pampo
Pampo

Postagem Número:#13/73  Mensagempor Eric Carreras » 19/02/2008 - 23:44:30

Acho que se trata de uma questao subjetiva...ninguem é obrigado a falar a verdade...com isso, não quero dizer que eu minto em relação ao local que pesquei algum peixe.
Logo, considero que a mentira não tras prejuizos para outros, apenas pra quem mente.
Da mesma forma, ninguem é obrigado a acreditar em tudo que se ouve ou se lê.
Ressaltando-se, apesar de tudo, a consciencia de quem conta a historia.
É como penso, com as devidas vênias para quem pensa de forma contraria.
Imagem
Eric Carreras
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 158
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#14/73  Mensagempor Chrony Joseph » 19/02/2008 - 23:47:53

Anselmo Junior em 19/02/2008 - 23:38:43 escreveu:Não estou tomando dores ate por que nunca coloquei aqui no site nada que eu precisasse omitir alguma informação, só acho que o fórum (na essência da palavra) deveria ser um lugar aberto a idéias e opiniões e vejo que você esta direcionando e querendo a coisa a sua maneira só isto. Acho que é isto que você não esta entendendo na minha mensagem.
Tivemos o problema do pesque e solte no passado e agora isto, eu fico me perguntando qual seria a intenção de levantar polemica e criar algo tão desagregador. A minha opinião inicial era de que achava sem sentido a enquête e que ela deveria ser fechada. Não sabia que seu problema era com pessoas que estavam se promovendo no site, por isto disse que se isto acontece você deveria banir a pessoa ou tomar uma atitude qualquer.
Falava apenas da liberdade e do respeito ao discernimento de quem faz o relato de omitir a informação que desejar. Acho que foi isto que você não alcançou

É bem diferente Anselmo, a enquete anterior era para publicar ou não fotos de peixes mortos e nela estava claro que o objetivo era esse... Já nessa aqui não...
Sinto muito, mas estas criando tempestade em uma única gota de água.
Cada um pode falar o que quizer em seus relatos, onde foi, como foi, com que foi, ou não falar nada! Agora mentir é dose!
Novamente: "É justo uma pessoa fazer uma pescaria de Bejupira em um curral no alto-mar e falar que foi no mar aberto? ==>> Pode falar que foi em um curral sem falar onde fica exatamente este curral!", agora ficar afirmando que pescou o Bejupirá no mar aberto quando na realidade ele foi tirado de um tanque, é sacanagem. :lol: Omitir é uma coisa, mentir é outra... Não estou preocupado com quem pesca e não relata, isso é livre de cada um. :D Muito menos com quem relata e não fala onde foi, idem ao anterior. :D Agora estou sim querendo saber a opinião via esta enquete de quem relata e mente... :twisted:

Ah! Isso tudo não foi baseado em nenhum relato não! :lol: :lol: :lol:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#15/73  Mensagempor TitoRecife » 20/02/2008 - 00:01:06

Bem, ninguém é obrigado a contar todos os detalhes da pescaria porém devemos manter sempre a honestidade e o carater como valores básicos em um forum, principalmente nos relatos.

O fato da pessoa MENTIR é por si só lamentavel. Ninguem precisa entrar em detalhes nos relatos que possam prejudicar dentre outras coisas seus pontos de pesca, porém dizer que pescou um xareu em um pesque e pague (como exemplo) é dose. Qual o sentido de participar de um forum postando mentiras? Alimentar o ego? tirar beneficios comerciais? Bem, o pior disso tudo é que o mundo é muito "pequeno" e todos aqui acabam se conhecendo e como a máxima diz "mentira tem pernas curtas". Como alguem já disse, o único prejudicado é o mentiroso. Lamentável.
TitoRecife
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 8

Próximo

Voltar para Bate-papo