Foi capturado nessa quarta-feira um camurupim gigante lá no marco zero de Recife. Amanhã, 27/03/2008, vai sair no Jornal do Comércio, detalhes e fotos da pescaria.
Um camurupim fisgou o anzol de uma dupla de pescadores, ontem à tarde, no estuário do Rio Capibaribe, no Bairro do Recife. O peixe, com dois metros, é marinho, podendo entrar rio adentro acompanhando a maré. O animal, segundo a bióloga da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Ana Carla Asfora, alcança 2,5 metros. Alimenta-se de peixes menores e de crustáceos. Possui escamas grandes e brilhantes, usadas na confecção de artesanato na região. “É um animal costeiro, geralmente associado aos recifes”, afirma a pesquisadora, vinculada ao Laboratório de Ecologia de Peixes do Departamento de Biologia da UFRPE. O nome científico do bicho é Megalops atlanticus. A carne não é tão apreciada como a do camurim, outra espécie que ocupa a mesma área. Pode alcançar mais de 100 quilos. Segundo Ana Carla, é uma espécie comum na região.
Realmente um belo exemplar. Uma pena ter sido morto.
Só estou duvidando dos 2,5 mt.
Particularmente acho muito difícil um camurupim desses sobrevir a um embate mesmo que o pescador tome todos os cuidados necessários para a sua devolução a água. A menos que não o embarque, cortando a linha na quando estiver próximo ao barco.