Divulgada lista de espécies ameaçadas de extinção em SP

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Divulgada lista de espécies ameaçadas de extinção em SP

Postagem Número:#1/5  Mensagempor RLAraujo » 02/10/2008 - 15:59:06

A selva de pedras, indústrias, poluição, descaso.. são tantos motivos que não caberiam nese post!

Abs,

Fonte: Noticias Terra

O Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira a nova lista da Fauna de Vertebrados Ameaçados. A lista apresenta 436 espécies e subespécies que formam 17% do total de vertebrados conhecidos no Estado. Segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, se a população não se conscientizar sobre a necessidade de proteger estas espécies, elas estão sujeitas a desaparecer em um curto prazo.

» [url=http://educaterra.terra.com.br/vestibular/ameacados.doc]» Veja a lista das espécies[/url]
(Em formato DOC)
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3206083-EI299,00.html]Brasil: 472 espécies da flora correm risco de extinção[/url]
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3123157-EI238,00.html]Governo nega extinção de 80% das espécies de peixe[/url]
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3158463-EI8147,00.html]Papel do oxigênio na teoria da extinção é contestado[/url]

Na lista, dentro das categorias de ameaça, as espécies que correm um risco maior de extinção são classificadas como "Criticamente em Perigo" (CR), seguido pelas categorias "Em Perigo" (EN) e "Vulnerável" (VU).

O animal eleito símbolo desta nova lista é o mico-leão-preto. Isto porque a espécie, que só existe no Estado de São Paulo, foi classificada na última listagem - datada de 1998 - como "Criticamente em Perigo" e graças aos esforços de conservação, entra na nova lista classificada como "Em Perigo". Hoje, este animal pode ser encontrado em alguns parques que cuidam da sua sobrevivência como o Parque Estadual do Morro do Diabo, a Reserva Estadual de Caetetus e Estação Ecológica do Mico Preto.

A meta da Secretaria do Meio Ambiente é a retirada da espécie das listas da fauna ameaçada.

Outras espécies conhecidas que estão ameaçadas são a onça-pintada, o papagaio-de-cara-roxa e a tartaruga verde, também chamada de tartaruga marinha.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, a lista é fundamental para a conservação das espécies pois ajuda a elaborar planos - como restauração dos habitats, criação de parques e aumento da população através do manejo - para garantir a sobrevivência destas a longo prazo. A partir dela, também, é possível estabelecer penalidades para crimes ambientais.

A lista foi elaborada seguindo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e aponta desde espécies ameaçadas de extinção até espécies muito pouco pesquisadas, que impede o conhecimento necessário para classificá-las.

O sistema da IUCN, empregado para a elaboração da lista, também foi utilizado na realização das listas da fauna ameaçada dos estados de Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. Isto permite a comparação entre os locais e o estabelecimento de um tratamento uniforme para o problema.

Para conscientizar a população a respeito da necessidade de preservar as espécies, a Secretaria do Meio Ambiente lançará, no início de 2009, um livro com todas as informações sobre as espécies ameaçadas de São Paulo. Nesse livro será possível ver a distribuição de todas as espécies e como o desmatamento e a fragmentação foram os fatores que mais contribuíram para a ameaça de extinção das espécies no Estado.
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
Avatar do usuário
RLAraujo
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 40
Mensagens: 595
Imagens: 1
Registrado em: 22/02/2007 - 11:18:07
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/5  Mensagempor CacoMarinho » 02/10/2008 - 16:32:09

17% é um numero muito expressivo. Impressionante!

Estamos acabando com o planeta
Avatar do usuário
CacoMarinho
Moderador
Moderador
 
Tópicos: 104
Mensagens: 1911
Registrado em: 24/08/2006 - 16:59:35
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/5  Mensagempor Ferreiro_AL » 02/10/2008 - 18:22:14

Isso porque os invertebrados são relegados a segundo plano.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/5  Mensagempor Yanko » 02/10/2008 - 18:52:21

Será que não teria um projeto, para a exploração sustentavél, a liberação para criar e procriar em cativeiro algumas espécies, estes sim serviriam para a comercialização.

Usando tecnológias, como a fertilização artificial, será que ainda não pensaram nisso.
O preço de um animal selvagem vendido no mercado negro dá pra financiar uma parte da pesquisa, tamanho é o valor de algumas espécies.
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Avatar do usuário
Yanko
Bejupirá
Bejupirá
 
Tópicos: 29
Mensagens: 1264
Registrado em: 12/11/2007 - 11:53:26
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#5/5  Mensagempor RLAraujo » 08/10/2008 - 17:22:16

O Homem acabando de um lado... e a Natureza tentando reverter do outro:

Cientistas descobrem novas espécies marinhas

Fonte: Terra - Cieência e Meio Abiente

Centenas de novas espécies marinhas, assim como montanhas e canhões submarinos até agora nunca representados em mapas, maiores até que o Grande Canyon do Colorado, foram descobertos nas profundezas das águas antárticas, anunciaram nesta quarta-feira cientistas australianos.
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/galerias/0,,OI76334-EI238,00.html]Veja mais fotos das espécies[/url]
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3193340-EI299,00-Cientistas+descobrem+novas+especies+marinhas.html]Encontradas novas espécies marinhas[/url]
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3178818-EI8147,00-Especies+exoticas+podem+estimular+a+diversidade.html]Espécies exóticas estimulariam diversidade[/url]
» [url=http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3039842-EI238,00-Expedicao+acha+especies+diferentes+na+Amazonia.html]Amazônia: expedição acha espécies curiosas[/url]

Os canhões submarinos, também conhecidos como canyons, são vales cavados nas margens continentais que servem de condutos dos sedimentos terrígenos dos continentes para locais profundos dos oceanos.

Apresentam uma forma típica em V, com gargantas estreitas e vertentes muito inclinadas, sendo bastante sinuosos e apresentam degraus, os típicos terraços. Foram formados no passado, mantendo, muitos deles, uma atividade dinâmica com capacidade erosiva até o presente.

Um total de 274 espécies de peixes, antigos corais, moluscos, crustáceos e esponjas foram encontradas entre vulcões extintos, a uma profundidade de 3.000 metros.

Segundo os cientistas da organização de pesquisa científica e industrial da Commonwealth (CSIRO, nas siglas em inglês), foram encontradas também montanhas submarinas de 500 metros de altura.

As descobertas foram realizadas em reservas marinhas a 100 milhas náuticas ao sul da ilha australiana da Tasmânia durante duas viagens da equipe do CSIRO, em novembro de 2006 e abril de 2007, graças ao uso de novas tecnologias, vídeo e sonar e a tomada de mostras do fundo marinho.

Kate Wilson, uma cientista do CSIRO, declarou na capital da Tasmânia, Hobart, durante o anúncio dos descobrimentos, que se sabe mais sobre a superfície de Marte que sobre o fundo dos oceanos.

"Em águas australianas, por exemplo, mais de 40% das criaturas encontradas por nossos cientistas, durante uma viagem, nunca haviam sido vistas antes", disse.

As expedições do CSIRO encontraram um total de 123 montanhas submarinas, precisou o especialista Nic Bax, ao destacar que nessas zonas vivem milhares de animais submarinos. O cientista também destacou que alguns dos corais que se pode ver sob as águas antárticas "provavelmente existem há 2.000 anos".
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
Avatar do usuário
RLAraujo
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 40
Mensagens: 595
Imagens: 1
Registrado em: 22/02/2007 - 11:18:07
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron