Calibre seu arremesso na pdp e nos conte como foi

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/36  Mensagempor Fernando Rego » 10/03/2009 - 11:17:20

Foi o que falei anteriormente, só assim iremos tirar esta dúvida e mostrar se este método bem simples, prático e barato é eficaz e vamos pescar, que é o mais importante, sabe porque :?:, com arremesso longo ou curto, nem eu, nem ninguém deixa de pegar peixe :mrgreen:. O que vale é esta interação e a vontade de pescar que aumenta cada vez que penso. Sabe o que mais, vou pescar :lol: :lol:, depois conto como foi :wink:.
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)

Tópicos: 115
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#17/36  Mensagempor Dog » 10/03/2009 - 13:39:22

Pra linha fina, menor ou igual a 0, 20mm eu até acredito no método das maniveladas, mas há de se começar a contar após desfazer a barrriga na linha, ou seja, tem que esticar a linha e depois contar, e outra coisa importante, tem que estar sem correnteza pois a correnteza, até desfazer barriga, leva linha, o que aumenta a distância entre o pescador e a chumbada, tornando essa distância diferente da inicial.

Além disso, é legal descontar uma porcentagem, sei lá uns 15 % do resultado final.

Por que linha fina? Por que 100, 150m a mais ou a menos de linha fina alteram muito pouco o diâmetro de um carretel de molinete para pesca de praia.

Mas pra medir certinho inho inho, acho que só arremessando no seco, e medindo com teodolito.
Pescaria: A melhor terapia!
Dog
Pampo
Pampo

Tópicos: 26
Cidade/Estado: Santos/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#18/36  Mensagempor Yanko » 10/03/2009 - 15:07:18

Ia falar a mesma coisa, Dog, quem quiser saber faça como nos campeonatos, chege bem cedinho antes dos banhistas e faça um arremesso contra e a favor do vento na areia mesmo, marque o lugar da saída e onde a chumbada bateu, trace uma linha reta e merça. :wink:

Ou recolha até desfazer a barriga da linha marque na linha com tinta, durex, algo que não saia, e depois merça em casa. 8)

Taí minhas propostas. :D
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Yanko
Bejupirá
Bejupirá

Tópicos: 29
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#19/36  Mensagempor Dog » 10/03/2009 - 15:26:38

Yanko, gostei da sugestão do durex para posterior medição.

Só não fale em Portugal em posterior medição do durex, por que aí já viu né :)
Dog
Pampo
Pampo

Postagem Número:#20/36  Mensagempor Yanko » 10/03/2009 - 20:07:17

Cara bem lembrado Dog, vou me ater a isso, para não cometer essa gafe... :roll: :D
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Yanko
Bejupirá
Bejupirá

Tópicos: 29
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#21/36  Mensagempor Mario Tulio » 11/03/2009 - 23:53:26

Dog em 10/03/2009 - 13:39:22 escreveu:Pra linha fina, menor ou igual a 0, 20mm eu até acredito no método das maniveladas, mas há de se começar a contar após desfazer a barrriga na linha, ou seja, tem que esticar a linha e depois contar, e outra coisa importante, tem que estar sem correnteza pois a correnteza, até desfazer barriga, leva linha, o que aumenta a distância entre o pescador e a chumbada, tornando essa distância diferente da inicial.

Além disso, é legal descontar uma porcentagem, sei lá uns 15 % do resultado final.

Por que linha fina? Por que 100, 150m a mais ou a menos de linha fina alteram muito pouco o diâmetro de um carretel de molinete para pesca de praia.

Mas pra medir certinho inho inho, acho que só arremessando no seco, e medindo com teodolito.

Boa, Dog, embora quanto mais fina, acredito que mais seja elástica, a melhor coisa a fazer é testar.
Adriano, dei uma pesquisada, o seu Rapala RLLC, nada mais é do que o RLC com luz, o segundo L é de light, iluminado, e pelo que vi, ninguém usa para arremessos, e sim para recolhimentos, para medida de linha a colocar no equipamento, ou para a profundidade onde estão os cardumes, ou para a pesca de corrico.
Erik, ainda não fiz o teste!
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#22/36  Mensagempor Dog » 12/03/2009 - 10:52:10

Verdade Mário, quanto mais fina, mais elástica, mais um motivo pra dar um descontinho na medição.
Dog
Pampo
Pampo

Postagem Número:#23/36  Mensagempor Mario Tulio » 12/03/2009 - 23:12:59

Valeu, Dog, é por aí! Domingo, vamos fazer uma avaliação do funesto método de medição, já chamei o amigo Evandro, com seu material top de linha, Aeros, Basias, Zero Seven, Veret, e por aí vai, com multi fina, e o meu prosaico material, Emcast com Grandeur de 4, 50 com mono de 0, 23 para um tira-teima e criar um padrão de desvio na média dos arremessos, ou seja, quantificar qual é o desconto padrão que deve ser dado pelos praticantes. Se alguem mais se habilita, será na altura do Clube da Vara, 05:30 para 06:00 da manhã. Tecnicamente, uma multi fina diminuirá muito a margem de erro, a não ser que existam INUMEROS outros fatores que INVIABILIZEM o método, os quais desconheço.
Mario Tulio
Meca
Meca

Postagem Número:#24/36  Mensagempor Leonardo Correia » 12/03/2009 - 23:27:57

Eu acho que independente da espessura da linha, a contagem deve ser a mesma, tendo em vista que o recolhimento se dá atraves daquela peça que gira.

Pensei aqui e não vi diferença, já que a cada manivelada ele gira em função das engrenagens e nao da linha.

Pra mim, a unica diferença será no preenchimento do carretel, e nao da quantidade de linha recolhida.

Será que tem alguma lógica ou viajei?
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#25/36  Mensagempor Fernando Rego » 13/03/2009 - 09:33:08

Concordo com vc Leonardo, acho isto mesmo, porém pra tirar esta dúvida é só realizar os testes do com linha grossa e fina. Quanto a elasticidade, no momento do recolhimento, esta variação naõ pode alterar muito, porque vc não está trabalhando nehum peixe, para que esta linha dê ao máximo esta elasticidade, e que altere seu comprimento.
Fernando Rego
Moderador
Moderador
Medalhas: 8
Destaque (1) Recordista (1) Gincana (6)

Tópicos: 115
Curtiu: 61 vezes

Postagem Número:#26/36  Mensagempor Erik.Costa » 13/03/2009 - 10:33:25

Ilustrando melhor (Juro que é meu ultimo post), estou aqui bebendo minha agua numa garrafa pet de 500ml, se eu enrrolo 10 voltas de linha na tampa da garrafa (analogicamente a tampa é o carretel vazio) ele vai enrrolar x cm. de linha, porém se eu enrrolo essas mesmas 10 voltas de linha no corpo da garrafa (analogicamente o carretel cheio) ele vai enrrolar 2x cm de linha. O Guia de linha do molinete vai girar independente do carretel mas lembrem, não é o guia de linha que recolhe a linha e sim o carretel.

De qualquer forma, boa sorte no domingo!

PS. Domingo no horario imformado a maré tá 2.0
Erik.Costa
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)

Tópicos: 39
Imagens: 7

Postagem Número:#27/36  Mensagempor Ferreiro_AL » 13/03/2009 - 11:32:38

Mario Tulio em 12/03/2009 - 23:12:59 escreveu:Valeu, Dog, é por aí! Domingo, vamos fazer uma avaliação do funesto método de medição, já chamei o amigo Evandro, com seu material top de linha, Aeros, Basias, Zero Seven, Veret, e por aí vai, com multi fina, e o meu prosaico material, Emcast com Grandeur de 4, 50 com mono de 0, 23 para um tira-teima e criar um padrão de desvio na média dos arremessos, ou seja, quantificar qual é o desconto padrão que deve ser dado pelos praticantes. Se alguem mais se habilita, será na altura do Clube da Vara, 05:30 para 06:00 da manhã. Tecnicamente, uma multi fina diminuirá muito a margem de erro, a não ser que existam INUMEROS outros fatores que INVIABILIZEM o método, os quais desconheço.

Mário, vc vai trabalhar com um p-value de 15% de erro. É bom definir a quantidade de arremessos que vai gerar uma média mais fiável, pra o cálculo do desvio-padrão ser mais confiável. E se botar num gráfico de dispersão vc poderia ver o resíduo, devido a intervenções ambientais. baralho eu tou viajando, mas uma semana de estatística tá me afetando, kkkkkkkkkk!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#28/36  Mensagempor Chrony Joseph » 13/03/2009 - 13:14:24

Pessoal, leiam o tópico Bitola X Capacidade de linha e darão razão ao Erik.Costa, :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes

Postagem Número:#29/36  Mensagempor Mario Tulio » 15/03/2009 - 00:25:52

Ferreiro_AL em 13/03/2009 - 11:32:38 escreveu:
Mario Tulio em 12/03/2009 - 23:12:59 escreveu:Valeu, Dog, é por aí! Domingo, vamos fazer uma avaliação do funesto método de medição, já chamei o amigo Evandro, com seu material top de linha, Aeros, Basias, Zero Seven, Veret, e por aí vai, com multi fina, e o meu prosaico material, Emcast com Grandeur de 4, 50 com mono de 0, 23 para um tira-teima e criar um padrão de desvio na média dos arremessos, ou seja, quantificar qual é o desconto padrão que deve ser dado pelos praticantes. Se alguem mais se habilita, será na altura do Clube da Vara, 05:30 para 06:00 da manhã. Tecnicamente, uma multi fina diminuirá muito a margem de erro, a não ser que existam INUMEROS outros fatores que INVIABILIZEM o método, os quais desconheço.

Mário, vc vai trabalhar com um p-value de 15% de erro. É bom definir a quantidade de arremessos que vai gerar uma média mais fiável, pra o cálculo do desvio-padrão ser mais confiável. E se botar num gráfico de dispersão vc poderia ver o resíduo, devido a intervenções ambientais. baralho eu tou viajando, mas uma semana de estatística tá me afetando, kkkkkkkkkk!

KKK! Ferreiro, já discutimos o assunto antes, em debates técnicos, não tive a paciência de procurar! :mrgreen:
Hoje fiz a medição num Cormoran Elbas 30, com linha Vexter 0, 17, usando um carretel vazio e um cheio, corroborando a afirmação do Erik, como se segue:
Vazio: recolhimento de 44 centimetros.
Cheio: recolhimento de 66 centimetros.
Claro, a diferença de 50% obedeçe a uma situação extrema, tudo ou nada, neste domingo a diferença não será tão radical, porque vai ser avaliada a partir dos carretéis cheios.
Mario Tulio
Meca
Meca

Postagem Número:#30/36  Mensagempor Beto Buarque » 16/03/2009 - 11:41:01

Acabei de ler os dialogos resultantes da proposta do tópico. O que o Marco Túlio propõe, é uma medição simples, para efeito de verificação de desempenho, inclusive, com a subordinação a um possivel atendimento para correções e melhoramento dos arremessos. A evolução da discussão nos levou ao que de melhor tem o Forum, o confronto de idéias, em função disso estamos todos de parabens e vamos aguardar as experiencias e experimentos que nos trarão os devidos resultados
Beto Buarque
Bagre
Bagre

Tópicos: 1
Cidade/Estado: Belém/PA

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo