Corpo é encontrado em Boa Viagem com sinais de mordidas

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Corpo é encontrado em Boa Viagem com sinais de mordidas

Postagem Número:#1/19  Mensagempor CacoMarinho » 15/09/2009 - 09:32:03

Fonte: JC Online

Publicado em 15.09.2009, às 07h14
Do JC Online
Com informações de Fabiana Maranhão/TV Jornal

Uma semana após o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife confirmar a morte de um adolescente em decorrência de ataque de tubarão na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), um outro corpo é encontrado com marcas que parecem ser de mordidas de tubarão, desta vez na praia vizinha de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

O ajudante de pedreiro Maurício da Silva Monteiro, 34 anos, morador de Água Fria, na Zona Norte da capital, estava desaparecido desde o último domingo (13), quando foi à praia com seu filho de 12 anos e um vizinho de 15. O cadáver foi encontrado na noite dessa segunda-feira (14), por volta das 18h30, nas proximidades do Terceiro Jardim de Boa Viagem, com sinais de mordidas nas nádegas, no rosto, no abdômen e nas costas.

De acordo com o irmão de Maurício, o rapaz não costumava ir com frequencia à praia justamente por não saber nadar e, quando ia, tentava ficar no raso. O filho da vítima teria contado à prima de Maurício, Helena Monteiro, que a água estava na altura da cintura do pai. O garoto ainda teria dito que veio uma onda mais forte e, depois disso, o pai começou a se debater, como se houvesse sido puxado.

No ponto onde pode ter acontecido o suposto ataque, há duas placas alertando sobre o perigo de ataque de tubarão. O corpo do ajudante de pedreiro foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, que ficará responsável por confirmar a causa da morte.

Se for confirmado que Maurício da Silva foi vítima de ataque de tubarão, este será o 54° caso de ataque em Pernambuco desde 1992, e o 21° caso com óbito - o segundo este ano.

CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/19  Mensagempor Almir » 15/09/2009 - 09:52:36

Sábado e domingo próximo passado o barco de pesquisa estava rondando a orla de BV, será isso um aviso para que tenha-se mais cuidado?
Vamos ser o mais cuidadosos possível, mesmo em lugares que não haja placas de aviso.
Almir
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 11

Postagem Número:#3/19  Mensagempor Rodrigo X » 15/09/2009 - 10:05:07

Noossa, todo cuidado é pouco ai em Recife.
Reduza, Reutilize e Recicle!
Rodrigo X
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 6
Recordista (2) Gincana (4)

Tópicos: 26
Imagens: 3
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#4/19  Mensagempor Almir » 15/09/2009 - 10:15:27

Rodrigo, aqui em Recife já existe este "problema" a bastante tempo, uns dizem que por conta do Porto de Suape (os navios jogam detritos e os tubarões os seguem), outros falam que o mangue em Piedade/Barra de Jangada está sendo depredado (com isso a alimentação dos tubarões fica comprometida), contudo esses acidentes ocorrem na maioria das vezes com banhistas que não respeitam os limites impostos.
Sempre há barcos e jets dos bombeiros rondando a orla para evitar que banhistas desavisados se machuquem, isso e mais o barco de pesquisa têm conseguido reduzir os riscos, mas infelizmente alguns ainda se aventuram em águas perigosas, apesar dos avisos.
Almir
Barracuda
Barracuda

Postagem Número:#5/19  Mensagempor Branco Jr » 15/09/2009 - 10:26:56

Não ví ainda uma solução que resolvesse esse problema... :(
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)

Tópicos: 95
Imagens: 25
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#6/19  Mensagempor Rafael_JP » 15/09/2009 - 12:12:48

meu ponto de vista é um pouco diferente, acho que nós estamos invadindo o habitat dos animais, nao apenas no mar, mas tambem em florestas e etc...

encontros indesejáveis com certos animais, cada vez irá ficar mais frequente...
de jeito nenhum devemos culpar (matar) tubarões, ou qualquer outro animal que esteja defendendo seu territorio, e sim respeita-los. :)
Rafael_JP
Cavala
Cavala

Tópicos: 5
Cidade/Estado: João pessoa/PB

Postagem Número:#7/19  Mensagempor Jorge Thiago » 15/09/2009 - 12:24:17

Acredito que a solução seja a conscientização. Infelizmente mais um caso. Enquanto não se respeitar os limites, continuarão a acontecer casos como este.

Almir em 15/09/2009 - 10:15:27 escreveu:Rodrigo, aqui em Recife já existe este "problema" a bastante tempo, uns dizem que por conta do Porto de Suape (os navios jogam detritos e os tubarões os seguem), outros falam que o mangue em Piedade/Barra de Jangada está sendo depredado (com isso a alimentação dos tubarões fica comprometida), contudo esses acidentes ocorrem na maioria das vezes com banhistas que não respeitam os limites impostos.
Sempre há barcos e jets dos bombeiros rondando a orla para evitar que banhistas desavisados se machuquem, isso e mais o barco de pesquisa têm conseguido reduzir os riscos, mas infelizmente alguns ainda se aventuram em águas perigosas, apesar dos avisos.

Almir, o barco Sinuelo realiza a colocação dos espinhéis / estudos quase que diariamente. De Quinta - Segunda ou Sexta - Terça. Colocando 100 anzóis em Boa Viagem + Bóias de espera com uma isca boiada e outra afundada. Outros 100 anzóis são colocados na praia do Paiva e também bóias de espera. Além de outras bóias em Del Chifre - Olinda. Ele não serve como aviso e sim para colher dados que ajudem no entendimento / estudo desse fato. Visando descubrir novas táticas para diminuir os ataques. No feriadão 7/set com as praias lotadas, estive no Acaiaca e havia uma tenda informando os banhistas, conscientizando, além de agentes entregando folhetos informativos às pessoas na praia. Realmente existe uma possibilidade de ataque nessa área, por isso as placas e etc. Cabe a cada um dicernir qual o seu limite e assumir as responsabilidades.
Essa última vítima estava com a água na cintura e provavelmente numa área de mar aberto. Existe uma possibilidade mesmo que mínima de 1/1000000000000 de acontecer um ataque nessas condições, horário, maré, visibilidade de água e exatamente naquele local que ele estava. Mas EXISTE. Quando é pra acontecer, não existe nada que impeça.

Para quem quiser ver existe uma reportagem do JC feita em 2006 sobre o Sinuelo, ajuda no entendimento do trabalho realizado pelo pessoal.
O repórter não aguentou muito e passou mal. haha

Marinheiro de primeira viagem
[url=http://www2.uol.com.br/JC/sites/tubarao/pg_video_sinuelo.htm]Marcelo Cartaxo é jornalista e editou o jornal Surf Press de 1991 a 2001.[/url]
[url=http://www2.uol.com.br/JC/sites/tubarao/materia_rotina.htm]Rotina no Sinuelo serve de lição aos estudantes[/url]

Quem quiser participar da expedição como voluntário, e passar uns diazinhos no mar é só falar que eu arrumo.

É trabalho pela manhã, tarde e à noite ou descansa ou faz como eu: vai pescar. hehe 8) 8)
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 47
Imagens: 4

Postagem Número:#8/19  Mensagempor Beto » 15/09/2009 - 12:32:27

Infelizmente mais um caso fatal de ataque de tubarão mas como Rafael_JP falou estamos invadindo o habitat natural do tubarão.
Imagem
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)

Tópicos: 230
Imagens: 10
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#9/19  Mensagempor Lazarus » 15/09/2009 - 13:14:46

Só a natureza vai se encarregar de consertar o que o homem destroi :!: :!: :!: :|
Muito a viver, pouco a dizer!
Lazarus
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Gincana (2)

Tópicos: 48
Imagens: 25
Cidade/Estado: Olinda/PE
Curtiu: 30 vezes
Curtiram: 6 vezes

Postagem Número:#10/19  Mensagempor Almir » 15/09/2009 - 14:47:41

Jorge Thiago em 15/09/2009 - 12:24:17 escreveu:Acredito que a solução seja a conscientização. Infelizmente mais um caso. Enquanto não se respeitar os limites, continuarão a acontecer casos como este.

Almir em 15/09/2009 - 10:15:27 escreveu:Rodrigo, aqui em Recife já existe este "problema" a bastante tempo, uns dizem que por conta do Porto de Suape (os navios jogam detritos e os tubarões os seguem), outros falam que o mangue em Piedade/Barra de Jangada está sendo depredado (com isso a alimentação dos tubarões fica comprometida), contudo esses acidentes ocorrem na maioria das vezes com banhistas que não respeitam os limites impostos.

Almir, o barco Sinuelo realiza a colocação dos espinhéis / estudos quase que diariamente. De Quinta - Segunda ou Sexta - Terça. Colocando 100 anzóis em Boa Viagem + Bóias de espera com uma isca boiada e outra afundada. Outros 100 anzóis são colocados na praia do Paiva e também bóias de espera. Além de outras bóias em Del Chifre - Olinda. Ele não serve como aviso e sim para colher dados que ajudem no entendimento / estudo desse fato. Visando descubrir novas táticas para diminuir os ataques. No feriadão 7/set com as praias lotadas, estive no Acaiaca e havia uma tenda informando os banhistas, conscientizando, além de agentes entregando folhetos informativos às pessoas na praia. Realmente existe uma possibilidade de ataque nessa área, por isso as placas e etc. Cabe a cada um dicernir qual o seu limite e assumir as responsabilidades.
Essa última vítima estava com a água na cintura e provavelmente numa área de mar aberto. Existe uma possibilidade mesmo que mínima de 1/1000000000000 de acontecer um ataque nessas condições, horário, maré, visibilidade de água e exatamente naquele local que ele estava. Mas EXISTE. Quando é pra acontecer, não existe nada que impeça.

Para quem quiser ver existe uma reportagem do JC feita em 2006 sobre o Sinuelo, ajuda no entendimento do trabalho realizado pelo pessoal.
O repórter não aguentou muito e passou mal. haha

Marinheiro de primeira viagem
[url=http://www2.uol.com.br/JC/sites/tubarao/pg_video_sinuelo.htm]Marcelo Cartaxo é jornalista e editou o jornal Surf Press de 1991 a 2001.[/url]
[url=http://www2.uol.com.br/JC/sites/tubarao/materia_rotina.htm]Rotina no Sinuelo serve de lição aos estudantes[/url]

Quem quiser participar da expedição como voluntário, e passar uns diazinhos no mar é só falar que eu arrumo.

É trabalho pela manhã, tarde e à noite ou descansa ou faz como eu: vai pescar. hehe 8) 8)

Jorge Thiago, sei das pesquisas do Sinuelo, mas com o ataque da semana passada foi-se intensificado o trabalho do mesmo na orla de BV, visto que só o via exporadicamente.
Só quiz colocar o questionamento porque não havia ataques a um bom tempo e na mudança das correntes marinhas já aconteceram dois (tudo indica), por isso que "sugeri" uma maior presença do Sinuelo.
Mas, a V.Sa., pelo exposto, é quem está por dentro do assunto e me curvo diante do vosso conhecimento, e participação nos trabalhos com o barco Sinuelo.

obs.: não há nenhum sarcasmo em minhas colocações, estou realmente elogiando.
Almir
Barracuda
Barracuda

Postagem Número:#11/19  Mensagempor Deivy » 15/09/2009 - 18:15:33

é galera ta feio o negocio mas com tudo isso eu tive uma ideia muito podem pensar que eu to ate "brincando com o assunto" mas eu tava querendo dicas sobre a pesca de tubarões sabe con tato ataque assim isso é sinal que eles tão querendo comida e eu sei que os bichos são muito esportivos to querendo dicas sobre a pesca de tubarões vo ver um equipamento pra pescar, só num dar pra pescar de PDP pq ai eles ia comer a galera e nãoa minha isca :P mas eu sei que da pra pescar no dike que tem la em boapiedade, alguem sabe mas sobre o assunto?
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#12/19  Mensagempor Chrony Joseph » 15/09/2009 - 20:56:42

Vale a pena uma lida nos tópicos:
Tubarões do estado serão monitorados via satélite
[url=http://www.pescanordeste.com.br/forum/viewtopic.php?t=1166]Redes vão proteger banhistas contra ataques de tubarões[/url]
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#13/19  Mensagempor LipeOlinda » 15/09/2009 - 20:58:43

Alem de CUIDADOS, é sinal que devo jogar minha sauninhas lá junto com um pote de sangue rsrsrsrsrs

Adicionado depois de 1 minutos:

Deivy em 15/09/2009 - 18:15:33 escreveu:é galera ta feio o negocio mas com tudo isso eu tive uma ideia muito podem pensar que eu to ate "brincando com o assunto" mas eu tava querendo dicas sobre a pesca de tubarões sabe con tato ataque assim isso é sinal que eles tão querendo comida e eu sei que os bichos são muito esportivos to querendo dicas sobre a pesca de tubarões vo ver um equipamento pra pescar, só num dar pra pescar de PDP pq ai eles ia comer a galera e nãoa minha isca :P mas eu sei que da pra pescar no dike que tem la em boapiedade, alguem sabe mas sobre o assunto?

Deivy, tô nessa só marcar
LipeOlinda
Pampo
Pampo

Tópicos: 8
Imagens: 3
Cidade/Estado: Olinda/PE

Postagem Número:#14/19  Mensagempor CacoMarinho » 15/09/2009 - 22:33:32

O pessoal do Sinuelo diz que as iscas mais eficientes são as moreias.

Tb ja ouvi falar de pescadores que usam coração de boi com isca... Agora é uma boa epoca pra testar,

Quem for em piedade vai ver que tem um canal ali que é facim facil de acertar arremessando com uma isca grande,

Boa sorte!
CacoMarinho
Moderador
Moderador

Tópicos: 104

Postagem Número:#15/19  Mensagempor Almir » 16/09/2009 - 09:18:06

Nesse caso é melhor pescar com corda (pelo tamanho das mordidas), senão vai estourar a linha, rsrsrsr
Almir
Barracuda
Barracuda

Próximo

Voltar para Bate-papo