Fonte: Blog de Jamildo
Nesta sexta-feira pela manhã (25), dez mil peixes da espécie beijupirá foram depositados no oceano. Os animais, em fase juvenil, pesam aproximadamente 60 g cada e o repovoamento foi feito pela pernambucana Aqualider. O repovoamento aconteceu em Porto de Galinhas, em frente à sede do laboratório da empresa, na praia de Merepe.
Embora ainda não esteja ameaçado de extinção, o beijupirá é um dos peixes mais raros da costa nordestina. O Programa de Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE) indicou uma incidência de 0, 1%. Ou seja, de cada 1000 peixes coletados no levantamento apenas 1 era beijupirá. A espécie é tida como nobre devido à sua carne, muito apreciada para o preparo de pratos elaborados e também na culinária japonesa.
Os dez mil peixes são fruto de excedente da reprodução em laboratório feita para os tanques-rede, que estão instalados na plataforma continental a 11km da costa, em frente à praia de Boa Viagem. Os peixes depositados no mar hoje estavam no laboratório há três meses. Após um ano de liberdade, eles chegarão a atingir oito quilos.











