No dia 27/02/2010 eu, Gaucho, Felipe, Wagner e Herder combinados de pescar bocudos, o local escolhido desta vez foi a Barragem do Tauá, localizada no município de Cuitegi que se encontra inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape. Tauá tem como o principal curso d’ água o Rio Araçaji. E o acesso até a barragem é feito, a partir de João Pessoa, pelas rodovias BR 230/PB e 079/PB, trocando em miúdos, o ideal é ir até Guarabira e lá perguntar onde fica a represa.
Decidimos sair as 03h00min, pois pretendíamos iniciar os ''trabalhos'' iluminados pelos primeiros raios do sol, horário ideal para a pescaria de tucunarés. Com tudo organizado; barcos engatados e pescadores abordo do carro, seguimos em direção ao nosso destino. E por volta das 05h00min da manha já estávamos às margens da Barragem.
Sol nascente:
Sangradouro:
Iniciando os ''trabalhos'':
Barragem:
Como Tauá é cercada por uma cadeia de serras, suas águas ficam abrigadas do vento e a pescaria pode ser feita tranqüilamente durante todo o dia.
Água suja:
Apesar de ter sido um banho de água fria em nossa expectativa, continuamos com a esperança de fisgar alguns Tucunas, mesmo com a água em péssimas condições.
Iniciando de fato a pescaria e abrindo o dia:
Tucuna pego na isca Cruel, que por sinal foi presente do amigo Flauberto! Valeu Flau Flau...
Felipe Brito:
Jorge Peres (Gaucho) com sua ''matadeira_envenenada'' Yo-zuri Crystal Minnow:
UFA! Cansei...
Acidente:
Mesmo para os pescadores mais experientes, o uso de alicate é indispensável nas pescarias. Mas graças a Deus nada de grave aconteceu ao amigo Gaucho. Parecia até que a garateia estava com a farpa amassada, pois do jeito que entrou, saiu fácil!
Seqüência quase perfeita:
Jig para um lado e peixe para o outro. Pesque e solte involuntário.
Na chatinha os amigos também garantiram os seus.
Herder:
Graças a dentuça acima, o amigo Herder foi o unico que terminou a pescaria negativo com -9.
Wagner:
Um olhar curioso nos acompanhava:
''Boi, boi, boi. Boi da cara preta. Pega esta criança que tem medo de careta. Não, não, não. Não pega ele não... ''
Por volta de 11h00min, encerramos a pescaria:
Mesmo com as condições da barragem horríveis, levando em consideração a cor da água, pegamos vários Tucunarés. Esse fato me incentiva a voltar àquelas águas, pois com certeza com a água limpa acredito que a pescaria no local surpreenda, seja na quantidade ou tamanhos dos peixes.
Nota da barragem de 0 a 10: 7 (passou por média).
Até a próxima pescaria meus amigos...
















