Desta feita, eu (Gustavo), meu irmão Felipe e o amigo Paulo marcamos para as três da manhã irmos ao encontro dos dourados que, segundo notícias, faziam a festa na região. Conforme combinado e no horário previsto, com o barco na água desde a tarde do dia anterior, levantamos ferro e saímos rumo ao alto mar com destino a umas dezesseis milhas norte de Cabedelo-PB, altura das paredes.
No caminho, ainda passei por cima de uma região de corais submersos a 36 metros onde já tivemos uma boa atividade capturando uma barracuda de aproximadamente 10 kgs, na Sumax River King, e perdendo uma ótima arrancada por causa de um defeito na carretilha, que disparou livremente sem freio encabelando toda linha, o que resultou na perda do grande exemplar fisgado. Nesse pesqueiro, o sonar apresentava uma grande quantidade de peixes, todavia, como não era o nosso objetivo continuamos viagem e, logo na chegada às paredes, uma minúscula cavala wahoo atacou uma sumax, peixe bem pequeno para o porte normal dessa espécie.
Em seguida, confirmando o nosso propósito, nos deparamos com um cardume de dourados o que resultou numa boa pegada de um peixe com aproximadamente 10 kgs. Enquanto meu irmão media forças com o bicho, outros dourados o acompanhavam (aproximadamente uns 05 ou 06) e, como não tínhamos material de arremesso, ficamos apenas a observar o cardume, no qual havia grandes exemplares que chegaram a encostar bem próximo ao barco.
Depois de algumas outras atividades com pequenas sororocas, resolvemos voltar às 10 da manhã chegando em terra a 01 da tarde, num dia de sol forte e ventos brandos, que mais parecia um belo dia de verão, infelizmente denotando na verdade mais um ano de seca em tão sofrido Estado do Nordeste.
Mas, enfim, nossa faina valeu a pena, principalmente pela companhia do meu querido irmão, Felipe Adelino, e do grande amigo Paulo, bem como pelas boas brigas com peixes oceânicos.
Seguem as fotos do evento.
Nascer do sol no ponto mais oriental das Américas:
Pescadores e Barracuda:
Cardumes no sonar (manchas vermelhas na parte azul, entre o fundo vermelho e a superfície):
Dourado, o protagonista:
A pequena cavala Wahoo:
Abraços a todos!