Pescaria em Pedra do Xaréu–PE (18/08/07)

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Pescaria em Pedra do Xaréu–PE (18/08/07)

Postagem Número:#1/34  Mensagempor RLAraujo » 20/08/2007 - 16:58:44

Recebi a missão de relatar esse dia tão agradável na companhia de Jorge Tiago e Philipe Carrazzone, vamos ver o que sai...

A pescaria original estava marcada para A Ver o Mar – Em Barra de Sirinhaem, local em que Philipe tem uma casa. Mas fomos pegos de surpresa com um problema elétrico na casa de apoio, e tivemos que mudar de planos... Decidimos então arriscar o pesqueiro da Pedra do Xaréu, um lugar bastante conhecido e batido mas ainda com um grande potencial!

As 04:20 da manha, Philipe me pega em casa, vamos buscar Jorginho e abastecer o cooler de gelo, cerveja (óbvio) e um lanche.... Pegamos então a estrada, muita conversa historia de pescador e tudo mais... Ainda na estrada percebemos que apesar das chuvas durante a semana, o dia prometia, o céu estava bem limpo, o Sol saía com força e os pescadores bem animados...

Logo que chegamos na entrada da Pedra do Xaréu, nos deparamos com um mega atoleiro, um carro já havia ficado e outro tentava ajudar a tirá-lo... Descemos e fomos dar uma ajuda ao pessoal... umas palhas de côco aqui, quenga de côco ali... um pouco de força e o carro saiu legal... Foi aí que conhecemos o Zeca Temporal e o Veio (não lembro o nome, apenas esse apelido), dois amigos pescadores com um ótimo e contagiante senso de humor e que também estavam indo pescar em Xaréu. Mais uns 10 minutos de estrada de barro finalmente nos deparamos com essa paisagem:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Pedra do Xaréu – Uma praia pequena, com simples estruturas de barracas e uma pousadinha (Cartão da pousada em anexo) e passeios de BUGG, uma bela vista emoldurada por pedras vulcânicas que na maré baixa formam piscinas de água morna. Fica em torno de 33 km ao sul de Boa Viagem. Na estrada das praias do Cabo, a saída para o Xaréu é a primeira à esquerda (a mesma das praias do Paiva e de Itapuama).

06:30 da manha e fomos logo montando o material, a maré ainda estava secando e acredito que isso foi um fator crucial, junto com as dicas dos novos amigos, porque deu para “mapear” a área e identificar os pontos onde tem menos enrroscos para a tão esperada maré cheia da tarde!

Mas não podíamos esperar... Material pronto e linha na água! Em 5 Minutos de pescaria, Philipe fisga uma Moréia as portas se abriram...

Imagem

Com a maré ainda secando, perdemos alguns chicotes ate achar o ponto perfeito para a pesca, os amigos (Temporal e o Veio ) estavam pescando em cima das pedras com camarão vivo e bóia o que praticamente resolvia o problema dos enrroscos, porém não tiveram bons resultados...

Finalmente achamos o ponto e conseguimos nos fixar... As ações recomeçaram com peixinhos de pedra... Alguns Fotografados:

Imagem
Imagem
Imagem

Depois de capturar e soltar os dois pequeninos, decidi aumentar o tamanho da isca.. 2 belos camarões inteiros iscados e fixados com elástico... Um arremesso um pouco mais longo, vara na mão e alguns minutos apreciando a bela paisagem... Já meio desligado, senti uma leve beliscada, dei um curto toque de vara e pensei: “Peixe pequeno guloso!”, foi ai que veio a batida, um ataque forte, uma tomada de linha de leve e peixe ferrado! Comecei a trabalhar o peixe, ele correu para o lado das pedras e eu fui tentando usar as ondas ao meu favor para trazê-lo para a parte aberta, ele concordou e correu de novo só que para o outro lado... Mais um pouco e a onda deixou-o na areia... Acabara de sair um Sargo-de-beiço, beiçudo, salema-açu ou pirambu:

Imagem
Imagem

Pausa para um lanche, uma cervejinha e conversa sobre qual técnica adotar no período da tarde... Algumas fotos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A pescaria seguiu com a captura de um Baiacu por Philipe, que pousou para fotos sensuais:

Imagem
Imagem

Logo em seguida também capturei o meu baiacu... Ate que me surpreendi com a batida e a disposição para brigar...

Imagem
Imagem

Tivemos uma longa parada nas ações e ficamos meio desanimados... Mas nada de desistir... Logo a maré estaria enchendo e a expectativa era alta...

Imagem
Philipe explorando outras áreas... Vocês tinham que ver a cara dele voltando das pedras completamente encharcado de uma onda que estourou em cima dele... :P

A hora tão esperada chegou...

12:10 Foi então que estávamos reunidos em volta de uma das varas conversando um pouco e refrescando a garganta... Quando menos esperamos, a vara de Jorginho dobra com muita força, o caniço entorta e a vara vai para o chão, JT sai correndo feito louco atrás da vara que era arrastada para dentro da água enquanto eu fui buscar o telefone para filmar a briga... Ainda presenciei o peixe tomar mais de 100m de linha, quase fim de linha e o molinete cantando virado, Jorginho queimando os dedos tentando regular tomada de linha e ele simplesmente soltar! Uma pena seria um grande troféu! Infelizmente não deu para filmar tudo... Só ver a cara dele e ele tremendo mais que bambu verde com a adrenalina já valeu!

Imagem
Imagem
Imagem

Vídeo da correria, do estado que o material ficou e de uma bela rasteira que levei das pedras... hauhauhauahua

Depois disso... Acalmamos um pouco os ânimos e voltamos a pescar... Jorginho dominou as ações, depois de uma leve batida, saiu um Bagre de bom tamanho.

Imagem
Imagem

Vídeo do Limboso...

Imagem
Philipe e suas idéias mirabolantes, o que vai sair daí!?

Logo depois, vimos a vara de JT acusar a presença de mais um individuo.. Uma batida bonita e lá vai Jorginho correndo tentar confirmar o peixe... Peixe confirmado, trabalho iniciado, um pouco de resistência e é hora do vídeo:

Vídeo Captura e soltura do Pampinho!

Foto:
Imagem
Imagem
A obra prima de engenharia de Philipe finalmente pronta. O Sol tava de rachar o quengo mesmo...

Jorginho realmente estava tirando o atraso da temporada que passou em Maceió... (pois como todos sabem, lá não tem peixe.) Lá estávamos nós reunidos novamente com nossas loiras redondas e geladas, quando a vara dele denuncia novamente a presença de peixe, lá se vai o maratonista trabalhar o peixe... Pouco depois já estava pousando para a foto com sua bela Carapeba:

Imagem

Ainda tirei um corozinho que mantivemos vivo para servir de isca viva, para tentarmos algum troféu em uma pedra que fica mais a direita de onde estávamos pescando (dá para ver onde é nas primeiras fotos), JT montou o material de artificial dele e fomos para esse pesqueiro... Arremessei o coró e uma Maria-Farinha e Jorge começou na artificial... Eu já estava bem desgastado e deixei o material no descanso e sentei um pouco para relaxar... Pouco depois Philipe chegou para recompor a equipe e logo viu que havia sinal de peixe na minha linha, realmente pareceu alguma beliscada mas nada demais... Aguardamos mais um pouco e nenhuma ação, decidimos então recolher o material e para a nossa surpresa, olhem só quem estava lá:

Imagem

Philipe e seu novo Modelito Fim de Inverno 2007:

Imagem
Imagem

E assim terminou nosso agradável dia de pesca na Pedra do Xaréu, com um peixinho frito, mais cervejas e os amigos reunidos. Agradeço a ótima companhia de JT, Philipe, Temporal e o Veio (Devidamente convidados a participar do Forum) e quem quiser conhecer o local, é só marcar saímos doidos para voltar!

Imagem

Para o pessoal de outros estados, ou quem quer passar um fim-de-semana pescando lá, tem a opção de se hospedar em uma pousada ao lado dos bares, segue o cartão da “Pousada Beira Mar Pedra do Xaréu”, demos uma conferida nas instalações e é bem simples porem aconchegante, preço de R$15, 00 por Pessoa.

Imagem

Abraços
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
RLAraujo
Cavala
Cavala

Tópicos: 40
Imagens: 1
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/34  Mensagempor Leonardo Correia » 20/08/2007 - 17:22:42

Parabens Pescadores!

Show esse lugar.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11
Cidade/Estado: Natal/RN

Postagem Número:#3/34  Mensagempor PhilipeGatis » 20/08/2007 - 17:23:49

Rafa eu acho que o peixe que entortou la o apoio de vara foi um pampo gigante'(Vide Album, meu tio pegou em paiva praia vizinha a pedra do xareu)', da proxima vez vamos levar fita metrica :)
PhilipeGatis
Bicuda
Bicuda
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 25
Imagens: 0

Postagem Número:#4/34  Mensagempor Flauberto » 20/08/2007 - 17:29:05

parabéns amigos, Ohhhhhhhhhhhhhh JT compra um apoio de vara de Tungstenio pow, para segurar seus peixes kkkkkkkkkkkk , abraço amigos
Imagem
Se um dia eu sair para pescar e não voltar... eu virei peixe, virei peixe...
Flauberto
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 30

Postagem Número:#5/34  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/08/2007 - 17:39:19

Rapaz, bela pescaria de Praia! Pelo estado que ficou o descanço devia ser um belo peixe, pena que escapou. :(
Da próxima vez, hospeda os vídeos no Photobucket :mrgreen:
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#6/34  Mensagempor Bife » 20/08/2007 - 17:56:42

rpz, pesqueiro show!
belo relato!
parabens!
Bife
Cavala
Cavala

Tópicos: 30
Imagens: 2

Postagem Número:#7/34  Mensagempor Fabricio Prado » 20/08/2007 - 18:18:35

ei JT para um peixe derrubar a vara e entortar o descanço, o freio do seu molinete tava travado :!: :?:
com certeza foi um camurupim :shock: e dos grandes meu velho :D :D
[]´s
Imagem
Fabricio Prado
Cavala
Cavala

Tópicos: 101
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#8/34  Mensagempor Tony » 20/08/2007 - 18:20:51

Grande Jorge, esse teu descanço não colaborou, mais mesmo que fosse um descanço bom não serviria de nada o bicho era realmente malcriado. A paisagem realmente está bela, agora na quarta foto de cima para baixo tem uma garrafinha plastica que deixa nosso litoral não tão belo como deveria ser. Valeu galera bela História.
Abraços.
Tony
Galo
Galo

Tópicos: 2

Postagem Número:#9/34  Mensagempor Saulo Nazion » 20/08/2007 - 18:24:32

Rsrsrsrs! Pescaria boa demais! Além de peixes, muita zuaçao! Até estupro de baiacu teve! rsrsrs! Ow saudade de pampos! Parabens amigos!
Quanto que a pousada pagou a vcs pela publicidade? :lol:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#10/34  Mensagempor Ferreiro_AL » 20/08/2007 - 18:30:24

Homi o descanço era uma seboseira! KKKKKKKKKKK! Um coró amassava. Agora é aquela tal estória, linha ele tinha pra brigar, 300m de silstar taktiq. Mas realmente devia ser um monstrinho, mas naum acho qur fosse um xaréu. Se fosse ele teria corrido pras pedras, mas só uma conjectura. O engraçado é que Maceió não tem peixe, mas levou mais quadrinho na ultima gincana do que muito local com peixe, hehehehe! A pra finalizar, venham pra gincana de Feliz Deserto e do Peba, pra tirar a prova dos 9... Ouvir que MCZ não tem peixe, de um "pescador" como JT é dose! KKKKKKKKKKK!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#11/34  Mensagempor Kercyo » 20/08/2007 - 18:35:25

Pesca de praia muito boa. Se esse descanso for igual ao que eu tenho aqui, então foi um monstrinho que fez aquilo.
Kercyo
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 6

Postagem Número:#12/34  Mensagempor Humberto » 20/08/2007 - 19:06:33

Que beleza grande Rafael e turma! Quero conhecer este ponto livre de enroscos! Vamos marcar uma ida! Abraços.
Humberto
Pampo
Pampo

Tópicos: 11

Postagem Número:#13/34  Mensagempor Rafael Monteiro » 20/08/2007 - 19:09:38

Que pescaria arretada :shock: Bem produtiva.Olha Jorge ai pegando peixe :twisted: :lol: .Parabéns a todos pela bela pescaria.
]
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Postagem Número:#14/34  Mensagempor Savio » 20/08/2007 - 21:35:20

Excelente dia pessoal, parabéns.
"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro"
Savio
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 70
Imagens: 3
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#15/34  Mensagempor Golinha » 20/08/2007 - 22:48:34

jorge o anzol não abriu não? Essa vara é boa viu! entortar o finco e ela não quebrar foi muita sorte e só em ter visto a pancada deve ter sido massa demais!
Golinha
Barracuda
Barracuda
Medalhas: 3
Recordista (1) Gincana (2)

Tópicos: 19
Imagens: 5

Próximo

Voltar para Relatos