A pescaria original estava marcada para A Ver o Mar – Em Barra de Sirinhaem, local em que Philipe tem uma casa. Mas fomos pegos de surpresa com um problema elétrico na casa de apoio, e tivemos que mudar de planos... Decidimos então arriscar o pesqueiro da Pedra do Xaréu, um lugar bastante conhecido e batido mas ainda com um grande potencial!
As 04:20 da manha, Philipe me pega em casa, vamos buscar Jorginho e abastecer o cooler de gelo, cerveja (óbvio) e um lanche.... Pegamos então a estrada, muita conversa historia de pescador e tudo mais... Ainda na estrada percebemos que apesar das chuvas durante a semana, o dia prometia, o céu estava bem limpo, o Sol saía com força e os pescadores bem animados...
Logo que chegamos na entrada da Pedra do Xaréu, nos deparamos com um mega atoleiro, um carro já havia ficado e outro tentava ajudar a tirá-lo... Descemos e fomos dar uma ajuda ao pessoal... umas palhas de côco aqui, quenga de côco ali... um pouco de força e o carro saiu legal... Foi aí que conhecemos o Zeca Temporal e o Veio (não lembro o nome, apenas esse apelido), dois amigos pescadores com um ótimo e contagiante senso de humor e que também estavam indo pescar em Xaréu. Mais uns 10 minutos de estrada de barro finalmente nos deparamos com essa paisagem:
Pedra do Xaréu – Uma praia pequena, com simples estruturas de barracas e uma pousadinha (Cartão da pousada em anexo) e passeios de BUGG, uma bela vista emoldurada por pedras vulcânicas que na maré baixa formam piscinas de água morna. Fica em torno de 33 km ao sul de Boa Viagem. Na estrada das praias do Cabo, a saída para o Xaréu é a primeira à esquerda (a mesma das praias do Paiva e de Itapuama).
06:30 da manha e fomos logo montando o material, a maré ainda estava secando e acredito que isso foi um fator crucial, junto com as dicas dos novos amigos, porque deu para “mapear” a área e identificar os pontos onde tem menos enrroscos para a tão esperada maré cheia da tarde!
Mas não podíamos esperar... Material pronto e linha na água! Em 5 Minutos de pescaria, Philipe fisga uma Moréia as portas se abriram...
Com a maré ainda secando, perdemos alguns chicotes ate achar o ponto perfeito para a pesca, os amigos (Temporal e o Veio ) estavam pescando em cima das pedras com camarão vivo e bóia o que praticamente resolvia o problema dos enrroscos, porém não tiveram bons resultados...
Finalmente achamos o ponto e conseguimos nos fixar... As ações recomeçaram com peixinhos de pedra... Alguns Fotografados:
Depois de capturar e soltar os dois pequeninos, decidi aumentar o tamanho da isca.. 2 belos camarões inteiros iscados e fixados com elástico... Um arremesso um pouco mais longo, vara na mão e alguns minutos apreciando a bela paisagem... Já meio desligado, senti uma leve beliscada, dei um curto toque de vara e pensei: “Peixe pequeno guloso!”, foi ai que veio a batida, um ataque forte, uma tomada de linha de leve e peixe ferrado! Comecei a trabalhar o peixe, ele correu para o lado das pedras e eu fui tentando usar as ondas ao meu favor para trazê-lo para a parte aberta, ele concordou e correu de novo só que para o outro lado... Mais um pouco e a onda deixou-o na areia... Acabara de sair um Sargo-de-beiço, beiçudo, salema-açu ou pirambu:
Pausa para um lanche, uma cervejinha e conversa sobre qual técnica adotar no período da tarde... Algumas fotos:
A pescaria seguiu com a captura de um Baiacu por Philipe, que pousou para fotos sensuais:
Logo em seguida também capturei o meu baiacu... Ate que me surpreendi com a batida e a disposição para brigar...
Tivemos uma longa parada nas ações e ficamos meio desanimados... Mas nada de desistir... Logo a maré estaria enchendo e a expectativa era alta...
Philipe explorando outras áreas... Vocês tinham que ver a cara dele voltando das pedras completamente encharcado de uma onda que estourou em cima dele...
A hora tão esperada chegou...
12:10 Foi então que estávamos reunidos em volta de uma das varas conversando um pouco e refrescando a garganta... Quando menos esperamos, a vara de Jorginho dobra com muita força, o caniço entorta e a vara vai para o chão, JT sai correndo feito louco atrás da vara que era arrastada para dentro da água enquanto eu fui buscar o telefone para filmar a briga... Ainda presenciei o peixe tomar mais de 100m de linha, quase fim de linha e o molinete cantando virado, Jorginho queimando os dedos tentando regular tomada de linha e ele simplesmente soltar! Uma pena seria um grande troféu! Infelizmente não deu para filmar tudo... Só ver a cara dele e ele tremendo mais que bambu verde com a adrenalina já valeu!
Vídeo da correria, do estado que o material ficou e de uma bela rasteira que levei das pedras... hauhauhauahua
Depois disso... Acalmamos um pouco os ânimos e voltamos a pescar... Jorginho dominou as ações, depois de uma leve batida, saiu um Bagre de bom tamanho.
Vídeo do Limboso...
Philipe e suas idéias mirabolantes, o que vai sair daí!?
Logo depois, vimos a vara de JT acusar a presença de mais um individuo.. Uma batida bonita e lá vai Jorginho correndo tentar confirmar o peixe... Peixe confirmado, trabalho iniciado, um pouco de resistência e é hora do vídeo:
Vídeo Captura e soltura do Pampinho!
Foto:
A obra prima de engenharia de Philipe finalmente pronta. O Sol tava de rachar o quengo mesmo...
Jorginho realmente estava tirando o atraso da temporada que passou em Maceió... (pois como todos sabem, lá não tem peixe.) Lá estávamos nós reunidos novamente com nossas loiras redondas e geladas, quando a vara dele denuncia novamente a presença de peixe, lá se vai o maratonista trabalhar o peixe... Pouco depois já estava pousando para a foto com sua bela Carapeba:
Ainda tirei um corozinho que mantivemos vivo para servir de isca viva, para tentarmos algum troféu em uma pedra que fica mais a direita de onde estávamos pescando (dá para ver onde é nas primeiras fotos), JT montou o material de artificial dele e fomos para esse pesqueiro... Arremessei o coró e uma Maria-Farinha e Jorge começou na artificial... Eu já estava bem desgastado e deixei o material no descanso e sentei um pouco para relaxar... Pouco depois Philipe chegou para recompor a equipe e logo viu que havia sinal de peixe na minha linha, realmente pareceu alguma beliscada mas nada demais... Aguardamos mais um pouco e nenhuma ação, decidimos então recolher o material e para a nossa surpresa, olhem só quem estava lá:
Philipe e seu novo Modelito Fim de Inverno 2007:
E assim terminou nosso agradável dia de pesca na Pedra do Xaréu, com um peixinho frito, mais cervejas e os amigos reunidos. Agradeço a ótima companhia de JT, Philipe, Temporal e o Veio (Devidamente convidados a participar do Forum) e quem quiser conhecer o local, é só marcar saímos doidos para voltar!
Para o pessoal de outros estados, ou quem quer passar um fim-de-semana pescando lá, tem a opção de se hospedar em uma pousada ao lado dos bares, segue o cartão da “Pousada Beira Mar Pedra do Xaréu”, demos uma conferida nas instalações e é bem simples porem aconchegante, preço de R$15, 00 por Pessoa.
Abraços