Cadê as Piabas?

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#31/43  Mensagempor Marcão » 27/08/2007 - 09:28:40

Freud em 20/08/2007 - 15:43:42 escreveu:Vcs ja notaram que os Tucunares se deram muito melhor nas lagoas do que nos rios aqui no nordeste ? Interessante observar certas coisas !

Fred, não só no nordeste. Os tucunarés são peixes que normalmente habitam e preferem águas calmas, pois não são peixes de piracema.
É verdade que também são encontrados nas águas rápidas de alguns rios, mas concentram-se nas baías e lagoas desses rios.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#32/43  Mensagempor Alexandre Cardoso » 27/08/2007 - 09:34:25

Carlos Andre Blatt em 26/08/2007 - 13:34:07 escreveu::D Freud, outro dia estive lá em Extremoz e estava conversando com um mergulhador que tinha uma canoa cheia de apaiaris e tucunarés arpoados.
Perguntei a ele que outros peixes ele via durante o mergulho;
-"Ah, tem piau, curimã, pilato, cará, piaba...
-Piaba? Ainda tem piaba aqui?
-Tem muita, mas elas fica bem escondida no mei
do lodo q é pro tupunaré não come elas!"

Adicionado depois de 39 minutos:

Chrony Joseph em 26/08/2007 - 00:13:15 escreveu:Piaba = Lambari (Astianax spp)

Imagem
Ambiente Brasil

Imagem

Realmente são muitas as especies de "píaba" Brasil afora!
No rio Iguaçu, Paraná, da onde venho, era muito comum esse aí: O lambari do rabo vermelho. Que hoje esta desaparecndo por conta das hidreletricas: Esse lambari deposita os ovos nas margens, com o sobe e desce das aguas, provocado pelo regime das comportas, os ovos se perdem
!
Imagem

Pois é Blatt, comentei com Fred que elas ficavam escondidas.

Vou dar outra dica, estive na lagoa de Pitangui domingo e as piabas não dão sossego, nós ficamos tomando banho e elas beliscando toda hora, lá tá cheio de piaba!

Adicionado depois de 4 minutos:

Saulo Nazion em 26/08/2007 - 20:44:08 escreveu:Grande Mario: Nao deu tempo de postar as fotos! hehehe! Postaram primeiro! Mas, acredito ter duas especies aqui em casa: Rabo Vermelho e Preto. Tentei pega-las, mas elas sao rapidas feito piaba! hehehe! Mas, esta semana postarei as fotos das duas.

Falaram tanto nelas. Que resolvi pesca-las hoje pela manha em alagados aqui da regiao. Chegando lá, me deparei com esses ``mostrinhozinhos`` de poça de lama. :lol:

:D Double de Piabex: :D
[url=http://s179.photobucket.com/albums/w285/Saulonazion/Duble%20de%20Piabex/Double/?action=view&current=SauloPiabex.flv]Imagem[/url]

:shock: Galego com o Trofeu: :shock:
[url=http://s179.photobucket.com/albums/w285/Saulonazion/Duble%20de%20Piabex/Double/?action=view&current=GalegoPiabex.flv]Imagem[/url]

Amanha, em nosso terreno vizinho onde ainda nao construimos nada, irei iniciar as obras do lago em lona para piabex, será chamado de REFUGIO DAS PIABAS. Um lago calmo, onde as piabex poderam levar uma vida tranquila e calma.
Obs: Assim que as obras se iniciarem postarei as fotos de cada etapa desta ONG. :wink:

Adicionado depois de 3 minutos:

Blatt: Realmente escutei o mesmo no areeiro. Me falaram que ainda tem muitas piabas, mas elas ficam escondidas o tempo todo. Mas, que na seca ou verao, é mais facil de encontra-las.

Rapaz, isso é que chamo literalmente de pescar nos fundos do quintal de casa. Incrível!
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#33/43  Mensagempor Freud » 27/08/2007 - 11:22:26

Ops, Alexandre, vc acabou de me dar a dica que eu queria ! Uma lagoa que não tivesse tucunares ! Antigamente a lagoa do bonfim era deste mesmo jeitinho. Se morresse alguem afogado nunca que aparecia o cadaver pois as piabas faziam a festa. Daí a lenda da existencia das duas serpentes que devoravam os que se aventuravam no bonfim. Hoje com a presença dos tucunas acabaram-se as piabas e com elas a lenda.
Iupiiiii, iaba daba duuuuuuuu ! No fim de semana que vem estarei por lá pescando piabas e experimentando novas emoções como quem sabe talvez uma "tilapiosa" ou mesmo uma "trairosa" no "frais". Abraços a todos.
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 49
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#34/43  Mensagempor Saulo Nazion » 29/08/2007 - 10:38:51

Ferreiro_AL em 27/08/2007 - 00:42:18 escreveu:Saulo, esses alagados são de Chuva, ou o terreno era pântano e foi aterrado? Muito interessante mesmo, num local assim ainda se encontrar peixe!

Grande Ferreiro: Esses alagados são de chuva sim, surgem no inverno e vão até setembro no maximo. Todo inverno, os terrenos enchem de agua e em seguinda, as piabas, trairas, camaroes e pitus aparecem, sem influencia alguma de rio (não atualmente).
Acredito que as ovas destes animais fiquem abaixo da terra ao secar dessas poças, e no proximo inverno elas venham a ecludir.

Estes alagados ficam perto do Bairro de Intermares aqui em João Pessoa, bairro vizinho ao meu que é o Bessa. Antigamente aqui no Bessa, antes das casas, predios e ruas calçadas haviam muitos lagos tb. E como minha mãe não deixava eu sair pra pescar (dia de semana), pescava em cima do muro de casa. hehehehe! Pevaga muita piaba e pitus, quando vinha algo mais bruto eram trairas. :D Infelizmente meu Bairro mão tem mais alagados com peixes.

Mas, ainda restam esses alagados proximo de casa! ehhehehe! Em breve irei com Marcio fazer uma material de bait e fly com piabas. heheehhe!

Adicionado depois de 44 minutos:

Miudinho: Realmente é no quintal de casa. Mas, as bichinhas são selvagens, se num segurar elas correm pro enrrosco! Mais dificil de tirar q tarpon! rsrsrsrs! :lol:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#35/43  Mensagempor Freud » 29/08/2007 - 11:47:18

Saulo,

As ovas desses peixes não ficam embaixo da terra, não ! Elas não resistiriam o calor. Elas veem mesmo eh nas asas das aves. Antigamente aí no Bessa passava um rio. Depois nos invernos ficaram os alagados - onde inclusive eu ja pesquei de fly !. Tinha mais pitú do que peixes. Hoje com o calçamento apenas poucos lugares do Bessa alagam.

Abraços,
Pescar é a diversão, pegar peixes é uma fatalidade. O fly é uma opção muiiiito interessante de pesca.
Freud
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#36/43  Mensagempor Saulo Nazion » 29/08/2007 - 11:56:45

Grande Freud, deve ser outro meio então, acredito que os passaros possam ajudar, mas povoar um bairro inteirro acho dificil! So fazendo um estudo pra ter certeza. Pois a variade e quantidade é algo impressionante. O amigo pescava aonde por aqui?
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#37/43  Mensagempor Freud » 29/08/2007 - 12:18:05

Saulo,

Fui eu quem inventou a pesca aí na sua cidade, rs ! Fui eu quem convenceu a Moema a transformar a Ocean Aquarios e Nautica em loja que vendia artigos de pesca, ehheheheheh...
Vc ja ouviu falar no Açude de Reis ? Vc deve ter ouvido falar dos enormes tucunares da barragem Gramame-Mamoaba, ou não ? Pois fui eu o primeiro a descobrir que existiam tucunares e que eles pegavam em iscas artificiais. E nem tinha isca artificial para vender em 1993. Eu mesmo construi minha primeira isca artificial e peguei o primeiro tucunare na Paraiba, rs... Tudo isso aconteceu em sua cidade. Eu amo Joao Pessoa. Tenho muitas saudades daí ! Depois mando a foto da isca que teve o nome de Camoes pois perdeu um dos olhos, hehehe
Abraços...
Freud
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#38/43  Mensagempor Alexandre Cardoso » 29/08/2007 - 14:17:53

Grande Fred.
O Lauri Rapala Paraibano. Posta loga a foto dessa isca!

Freud em 27/08/2007 - 11:22:26 escreveu:Ops, Alexandre, vc acabou de me dar a dica que eu queria ! Uma lagoa que não tivesse tucunares ! Antigamente a lagoa do bonfim era deste mesmo jeitinho. Se morresse alguem afogado nunca que aparecia o cadaver pois as piabas faziam a festa. Daí a lenda da existencia das duas serpentes que devoravam os que se aventuravam no bonfim. Hoje com a presença dos tucunas acabaram-se as piabas e com elas a lenda.
Iupiiiii, iaba daba duuuuuuuu ! No fim de semana que vem estarei por lá pescando piabas e experimentando novas emoções como quem sabe talvez uma "tilapiosa" ou mesmo uma "trairosa" no "frais". Abraços a todos.

Provavelmente tem Jacundás e tapacás também, boa sorte, sim! Ainda não consegui passar as fotos do Celular para o PC, por isso não postei relato de Aucasus. Abs
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#39/43  Mensagempor Chrony Joseph » 29/08/2007 - 14:26:18

Freud em 29/08/2007 - 12:18:05 escreveu:Saulo,

Fui eu quem inventou a pesca aí na sua cidade, rs ! Fui eu quem convenceu a Moema a transformar a Ocean Aquarios e Nautica em loja que vendia artigos de pesca, ehheheheheh...
Vc ja ouviu falar no Açude de Reis ? Vc deve ter ouvido falar dos enormes tucunares da barragem Gramame-Mamoaba, ou não ? Pois fui eu o primeiro a descobrir que existiam tucunares e que eles pegavam em iscas artificiais. E nem tinha isca artificial para vender em 1993. Eu mesmo construi minha primeira isca artificial e peguei o primeiro tucunare na Paraiba, rs... Tudo isso aconteceu em sua cidade. Eu amo Joao Pessoa. Tenho muitas saudades daí ! Depois mando a foto da isca que teve o nome de Camoes pois perdeu um dos olhos, hehehe
Abraços...

Freud, sua modéstia me lembra o Raul Seixas e a música Eu nasci há 10 mil anos atrás... :lol: :lol: :lol:
Desculpe, mas não me contive! :oops:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#40/43  Mensagempor Saulo Nazion » 29/08/2007 - 14:44:26

Grande Fred, acredito que o amigo pesca há anos e tenha uma larga experiencia. Mas, assisti videos e vi fotos de nosso amigo Léo de 1990 juntamente com outros, em pescaria em gramame e mamoaba com rapalas de 13cm a 17cm.
Parabens primeiramente a Léo e CIA que descobriram Gramame/Momoaba e ao amigo que deu continuidade em 1993.
Açude de Reis é muito lembrado aqui, pena que esta localizado em uma parte da cidade muito perigosa.
Poste sim a fotos, para que possamos compartilhar com o amigo suas aventuras e conquistas na Paraiba e demais estados.
:lol:

Adicionado depois de 14 minutos:

Grande Chrony, nosso amigo Fred iniciou a piscicultura de Tilapias no antigo Egito! rsrsrsrs! Fred, estou so brincando com o amigo... Já vou logo me desculpando se o amigo entender mal...
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#41/43  Mensagempor Ferreiro_AL » 29/08/2007 - 17:27:00

Boatos dizem que foi o Freud quem inventou as iscas artificiais. As Original Floater foram criadas pelo Freud... E o Lauri Rapala veio aqui no Brasil e roubou os planos, kkkkkkkk!
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL