Pesca sub-aquática predatória

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/26  Mensagempor Leonardo Correia » 27/09/2007 - 06:17:31

Acho o seguinte, cada um defende o que gosta.

Falar que caça sub mata mais que rede e complicado. Sugiro vir aqui em ponta negra as 6 da manha todos os dias e ver o que fica na areia e o que os pescadores levam para vender ou tomar cachaça. Os peixes que eles vendem eles pegam de jangada mar adentro. Farei o possivel para passar em Ponta NEgra amanhã para tirar umas fotos.

E aquele negocio, dar um tiro no apagador do peixe não vale, mas vale fisgar e ele morrer por causa da descompressão?

Não estou aqui para dizer o que e certo ou errado, apenas não tento culpar X ou Y pois sei que varios outros fatores contribuem para a real situação.

Recentemente vendi um Arbalete para um mergulhador que frequenta o Cunhaú, e ele não sai matando tudo.
Leonardo Correia
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 279
Imagens: 11
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/26  Mensagempor Chrony Joseph » 27/09/2007 - 09:01:18

Carlos Andre Blatt em 27/09/2007 - 02:13:46 escreveu:
MBaudino em 26/09/2007 - 23:14:52 escreveu:Caro Blatt, boa ideia essa do arpão na rua !
agora me defina o que é um Galado ? :lol: :lol: :lol:

:lol: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...Saiu sem querer!
Na verdade não sei bem o q siginifica, aprendi com o Alexandre!!!

Fonte: Dicionário inFormal

Galado é uma palavra riquíssima da gíria potiguar. Seria uma palavra, que caso o grandioso folclorista Câmara Cascudo tivesse a oportunidade de conhecer, a estudaria bastante.

Dependendo do contexto e da entonação da frase que contem apalavra galado, muitas interpretações podem surgir. Galado pode ser algo engraçado, hilário. "que bixooo galadoo!" é uma expressão comum em Natal/RN, para designar uma figura engraçada, hilária, que acaba de exarar uma brincadeira.

Pode ser também um adjetivo pejorativa, como por exemplo na frase: "Esta mulher não passa de uma galada!". Neste exemplo,pode ser interpretada, de acordo com o contexto, de diversas formas. Esta mulher galada seria própria para uma crônica Rodrigueana, por exemplo.

"Que bixooo Galado!"
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#18/26  Mensagempor Alexandre Cardoso » 27/09/2007 - 09:39:53

Pentcha em 26/09/2007 - 22:55:40 escreveu:Olá pessoal, em questão da pesca sub, já pratiquei, mergulhava uns 15 metros na apnéia, e digo uma coisa a vcs, a pesca sub consciente, não é predatoria, pois o mergulhador esta no ambiente do peixe isso ja é uma desvantagem mesmo com nadadeiras, te que ter pulmão pra arpoar um, além do mais que se pode escolher o peixe pelo tamanho, espécie ou preferencia de paladar, ou seja se nao tiver interesse em nenhum sai de mãos abanando, os menores são deixados de lado.

Vejo milhares de pescadores nas pedras capturando peixes pequenos com suas linhas e varas, já na pesca sub, só se leva os grandes .
Sou defensor das duas pescaria, as duas tem seu lado predatório se for praticada sem consciencia. Aposto que tem muitos pescadores colegas de fórum que tb já mergulhavam ou mergulham, espero que se pronuciem.
Não defendo nem uma nem outra, apenas defendo a pesca consciente. Aliás sei que muitos já escutaram esta frase, " Mas vc fere a boca do peixe com o anzól só pra se divertir e depois solta o bichinho, ele vai morrer" essa frase sempre escuto, e realmente se os pescadores não tratarem bem o peixe para solta-lo realmente vai morrer. É isso, espero que os que odeiam a pesca sub não me entenda mal. Sou Biólogo e amante da natureza como um todo, assim só quero a consciencia das pessoas. Grande abraço a todos.

Grande Pentcha, respeito sua opnião mas...
Acho muito bonita sua colacação, até romântica, está parecendo até discurso político, mas já sabia que iria sair pérolas desse tipo conforme postei na mensagem: "E não me venham com essa "balela" de dizer sempre a mesma besteira, " a modalidade praticada com consciência em nada afetará ao ambiente sub-aquático", pois sabemos que a esmagadora maioria desses predadores sub-aquáticos não respeitam p... nenhuma. Conta-se nos dedos que tem essa "consciência".
Então...na minha opnião a pesca Sub-aquantica no brasil está virando um cancer mesmo.

Seria a mesma coisa dizer que um assalto praticado com consciência (sem matar a vitima no final) não prejudica em nada também. :wink:

Adicionado depois de 16 minutos:

Golinha em 26/09/2007 - 23:24:19 escreveu:como eu já falei prefiro que ele pesque de arpão do que de arrasto.Acho que ele fere menos pescando de arpão, pois como o amigo falou dá pra escolher os peixes bons.

blatt, aconteceu isso comigo já lá em genipabu.Dá muita raiva mesmo.
é a minha única queixa, elels vêem o cara pegar um peixe e ainda pergunta na cara de pau se o cara pegou o peixe naquela hora.Eu fiquei muito puto, só fisobrou baiacú depois..O problema não é a pesca predatória não, é que eles espantam tudo. :evil:

Golinha
Voce fala isso pq. nunca presenciou a pesca de mergulho em Extremoz, Rio Ceará mirim, Bomfim, Barragem de Assu, Cunhaú, dentre inúmeras e inúmeras lagoas e rios do estado etc. Pode até não ser tão prejudicial no mar ou praia, mas ESTOU ME REFERINDO A PESCA SUB-AQUATICA EM RIOS E ÁREAS MAIS CONFINADAS, é até compreensível, pois, os aficçionados em pesca de praia ou mar, pouco visitam lagoas, represas e rios menores. E é nestes locais que essa pesca está destruindo tudo, já que não tem como colocar arrastos na grande maioria delas.

Abs
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#19/26  Mensagempor Pentcha » 27/09/2007 - 11:07:37

Olá a todos, nunca mergulhei em rios ou em águas confinadas, mas a pesca sub é uma modalidade totalmente seletiva, mas ja vi pescador de linha e vara, matando muito mais peixes que pescadores sub, os peixes sempre são maiores que os de vara e linha, e vários pescadores de linha matam os peixes menores usam de isca e etc, então acho eu, na minha humilde opinião, que ação predatória seria quase igual, dependendo do pescador. Quem ja mergulhou sabe das dificuldades e da seleção que são feitas pra arpoar um peixe. quantos de vçs não já pegaram um peixe grande e quiseram levar pra casa e comer? Então teremos que adptar uma coisa aqui neste tÓPICO, QUE É JUSTAMENTE A CONSCIENCIA REGIONAL DE SEUS PESCADORES. Aqui em Salvador, conheço "milhares" de pescadores sub, e eles tem uma consciencia ecológica fenomenal, fazem limpeza das águas, e outras ações prevercionalistas, acho que esse tópico vai ficar meio conturbado por causa da regionalização, nem sempre a cabeça das pessoas de um estado é a mesma da outra. Essa opinião é do que vejo aqui em Salvador-Ba, posso estar até enganado, mas se tiver alguem aqui no Fórum da bahia q se pronuciem ou ate me desminta que o fórum é pra isso, Debates que são polêmicos.

Quero mais uma vez afirmar que não defendo a pesca sub, mas realmente prefiro 100000000000000000000 vezes ver o peixe sair livre e vivo.

Os pescadores sub defendem sua modalidade, os pescadores de linha e esportivos defendem as suas, mas quem viveu os dois sabe os prós e contras de cada um. Hj minha preferencia é realmente a pesca esportiva com iscas artificiais, matar o mínimo possível.

Grande abraço a todos os amigos e companheiros de pesca.
Pentcha
Galo
Galo

Tópicos: 10
Cidade/Estado: Salvador/BA

Postagem Número:#20/26  Mensagempor MaxVeras » 27/09/2007 - 11:57:05

Pessoal,

Eu posso falar com conhecimento de causa, pois também sou um predador das profundezas.
A caça-sub na sua essência é seletiva, abate-se aos bons exemplares sem grandes agressões ao habitat do peixe. Diferente de outras modalidades, como rede e espinhel, que não escolhe sua vítimas bateu, morreu !

Mas, não estou querendo defender nem um nem outro. O que acontece e que as pessoas não tem a mínima consciencia. Já discuti muito com alguns companheiros de mergulho que não possuem critérios, o negócio é quantidade, não importa a esportividade. Arraias, cações lixa, parús, etc. Praticamente a ordem é pegar tudo...
Essas pessoas de quem falo, são pessoas "esclarecidas" e de acesso a educação.
Mas, agem como esses pescadores profissionais que vivem do extrativismo, matam indiscriminadamente.

Esse "amigo" que citei no acima, muitas vezes levou para casa mais peixe do que poderia caber no seu freezer. Argumentava que os familiares e vizinhos também ganham peixe.....Para não perder a amizade, me afastei um pouco dessa pessoa. Não dava para aceitar os argumentos dele....

Eu mesmo sou testemunha de alguns desertos marinhos que outrora hospedaram muita vida.

É uma questão que poderia ser simples de resolver se não fosse a irracionalidade dessas pessoas em compreender que a situação crítica da natureza.

Abraços :(
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 35
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#21/26  Mensagempor Alexandre Cardoso » 27/09/2007 - 13:42:05

Amigo Max, você é a ÚNICA excessão a regra que conheço, por isso tenho muito respeito por você. Então imagine vc. a depredação em águas interiores. Como na barragem de Assu não tem condições de passar arrastões, descobriram a pesca de mergulho lá, estão indo buscar os grandes Tucunarés assus em profundidade de até 20 metros. Recebi a informação que estão até querendo usar o famoso "compressor" (proibido na pesca de lagosta) para aumentar ainda mais a produção naquelas águas.

Lamentável

Abração
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#22/26  Mensagempor RLAraujo » 27/09/2007 - 14:57:54

Esse é um assunto para mais de semana de conversa e pontos de vista diferentes...

Concordo com o Alexandre quanto ao caçar em lagoas, rios açudes... Já no Mar, não sou tão radical assim... Desde que seja feito uso do “Senso de responsabilidade”... Já mergulhei em Porto De Galinhas e realmente já vi de tudo lá, inclusive nativo mergulhando com compressor artesanal para pegar lagosta, polvo e o que viesse pela frente...

Outro ponto é que no mar os peixes tem a oportunidade de migrarem de uma área que esta sendo alvo de mergulhadores por exemplo... Simplesmente deixam de freqüentar um local que passe a lhe trazer riscos... Em águas confinadas isso fica mais complicado...

::: O que vocês consideram que causa mais impacto, atirar em matrizes ou abater os jovens?

[]´s
Só tenho 10 conto para tomar uma Skol, mas uma vida inteira para ver o raiar do sol!
RLAraujo
Cavala
Cavala

Tópicos: 40
Imagens: 1

Postagem Número:#23/26  Mensagempor Edilson » 27/09/2007 - 21:16:44

Blatt da próxima vez finge que não viu a boia :P
Ser livre é poder assumir os próprios compromissos e responder por suas consequências!
Edilson
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 19
Imagens: 10
Cidade/Estado: São Paulo/SP

Postagem Número:#24/26  Mensagempor Carlos Andre Blatt » 27/09/2007 - 22:07:33

:D Edilson, eu fico puto na hora mas o pior é que eu sou mole. Se encontro o Renan calheiros estribuchando no chão ainda vou lá dar agua pra ele! KKKKKKKKKKKKKK!!!! :mrgreen:
Carlos Andre Blatt
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 48
Imagens: 2

Postagem Número:#25/26  Mensagempor Carlos Lyra » 29/09/2007 - 07:08:55

Estou com o Alexandre e o Chará Blatt , respeito neste paiz é só na base do FERRÃO , não adianta mais falar sobre conciencia .
TÉDIO! É aquele espaço entre uma pescaria e outra!
Carlos Lyra
Albacora
Albacora

Tópicos: 82
Cidade/Estado: Santos/SP

Postagem Número:#26/26  Mensagempor Branco Jr » 29/09/2007 - 09:12:49

Chrony Joseph em 27/09/2007 - 00:41:23 escreveu:Sou contra a caça submarina. :twisted: Já vi vídeos de caça ao Mero e é cruel atirar no meio dos olhos de um peixe manso que está curioso com a presença do mergulhador... Não só o mero, mas a grande maioria das espécies se comporta assim. :evil: Mergulho para mim só para apreciar, sem matar. :wink:

Concordo com o Chrony: acho uma putz de uma sacanagem ter coragem de atirar numa criatura que não te oferece nem uma dificuldade e defesa.
"A vida é muito importante para ser levada a sério."
Oscar Wilde
Branco Jr
Contribuinte
Contribuinte
Medalhas: 12
Recordista (3) Gincana (9)

Tópicos: 95
Imagens: 25
Curtiram: 1 vez