Olá a todos, nunca mergulhei em rios ou em águas confinadas, mas a pesca sub é uma modalidade totalmente seletiva, mas ja vi pescador de linha e vara, matando muito mais peixes que pescadores sub, os peixes sempre são maiores que os de vara e linha, e vários pescadores de linha matam os peixes menores usam de isca e etc, então acho eu, na minha humilde opinião, que ação predatória seria quase igual, dependendo do pescador. Quem ja mergulhou sabe das dificuldades e da seleção que são feitas pra arpoar um peixe. quantos de vçs não já pegaram um peixe grande e quiseram levar pra casa e comer? Então teremos que adptar uma coisa aqui neste tÓPICO, QUE É JUSTAMENTE A CONSCIENCIA REGIONAL DE SEUS PESCADORES. Aqui em Salvador, conheço "milhares" de pescadores sub, e eles tem uma consciencia ecológica fenomenal, fazem limpeza das águas, e outras ações prevercionalistas, acho que esse tópico vai ficar meio conturbado por causa da regionalização, nem sempre a cabeça das pessoas de um estado é a mesma da outra. Essa opinião é do que vejo aqui em Salvador-Ba, posso estar até enganado, mas se tiver alguem aqui no Fórum da bahia q se pronuciem ou ate me desminta que o fórum é pra isso, Debates que são polêmicos.
Quero mais uma vez afirmar que não defendo a pesca sub, mas realmente prefiro 100000000000000000000 vezes ver o peixe sair livre e vivo.
Os pescadores sub defendem sua modalidade, os pescadores de linha e esportivos defendem as suas, mas quem viveu os dois sabe os prós e contras de cada um. Hj minha preferencia é realmente a pesca esportiva com iscas artificiais, matar o mínimo possível.
Grande abraço a todos os amigos e companheiros de pesca.