Pesca predatória na barragem Santa Cruz no Apodi-RN

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/44  Mensagempor Alexandre Cardoso » 08/02/2008 - 09:35:37

Leo - Você tem razão, realmente a quantidade de redes nessa barragem é muito grande, maior mesmo que a quantidade de mergulhador, mas o estrago que apenas meia dúzia de mergulhadores fazem numa lagoa, açude ou barragem é infinitamente maior que 100 redes. Não é informação equivocada, talvez vc. tenha falado isso porque não costuma pescar nesses lugares para realmente ter a idéia que o que foi dito é verdade.

Ferreiro - Não vou gerar polêmica, pois esse negócio de "generalização míope" pra mim é folhetim meia boca, "poesia pra boi dormir", basta ver a opnião de pessoas sérias que responderam este tópico que compartilham da mesma opnião que a minha, e já vi que realmente os "verdadeiros" praticantes dessa modalidade são verdadeiros PREDADORES sim! Pra mim, são um bando de FDP mesmo, e não mudo minha opnião de jeito nenhum, quero mesmo é que se danem todos. E como vc. disse "A pesca profissonal em águas interiores é a verdadeira praga;" é exatamente isso que estou expondo no tópico, esses são "profissionais" pois vendem toda a produção do pescado.
Mas concordo plenamente com vc. que existem também empresas operadoras de "Pesca Esportiva" que acabam funcionando como pesca comercial, que é o Caso da Lancha MISS MARES, que muitos endeusam neste fórum, que matam tudo que for possível para depois venderem a produção para cobrirem os custos das saídas. Empresas essas que não recomendaria a ninguém, e teria vergonha de fazer propaganda aqui no Fórum!
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#17/44  Mensagempor Gugao » 08/02/2008 - 14:58:57

Pois é Leonardo, sem sombra de dúvidas a fiscalização não é das melhores possíveis. Mas quer queira ou quer não, com uma mínima fiscalização que existe ainda dá para ver um pequeno resultado.

A prova é tanto que os pescadores, pelo menos em sua maioria, pelo menos nas praias que eu frequento, Carnaubinha, Barra de Maxaranguape, estão obedecendo a época do defeso. Lógicamente que para toda regra tem excessão, agora no carnaval passou um FDP de um pescador lá na casa da minha avó vendendo lagosta e o FDP do meu tio (Que pra mim é o maior culpado) comprou. Lamentável.

Voltando ao assunto do tópico, que são os mergulhadores. Vou lhes contar um "causo" que aconteceu comigo, estavamos combinando de irmos para os parrachos lá de Maracajaú no reveillon, iriamos passar o reveillon lá em Carnaubinha e de lá iriamos combinar um dia para mergulharmos lá nos parrachos.

Chamei um vizinho daqui de casa, ele me disse: "Vou na hora, inclusive vou levar meu arpão."
Eu retruquei na mesma hora: "Rapaz num leve não, eu acho uma tremenda de uma covardia a pessoa ir mergulhar num lugar como os parrachos e levar arpão para pegar peixe."
Sabe o que ele me disse: "Pois então pegue com os dentes."

Quem aqui já mergulhou em parrachos sabe como é.

Essa praga deveria ser extinta. Pq eles não pegam seus cachorros, passarinhos, gatos, ou qualquer bixo de estimação que eles venham a ter e começam a arpoar eles só por esporte? Soltam eles, deixam eles corrando no terreno da casa e fica tentando arpoar!
Em busca do peixão perfeito.
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 31
Imagens: 1
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#18/44  Mensagempor Alexandre Cardoso » 08/02/2008 - 16:00:19

Perfeito Gugão, o pior de nosso país não são os ignorantes e analfabetos pura e simplismente, e sim os ignorantes e analfabetos com diploma universitário.

Eu faço minha parte tentando preservar! Infelizmente não podemos sair fuzilando literalmente esta praga.
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#19/44  Mensagempor Stump » 08/02/2008 - 17:33:48

eu concordo que nao devemos generalizar, mais francamente, tem casos que nao da pra nao dar uma "generalizadazinha básica"... os mergulhadores (que praticam pesca submarina) pra mim, estao na mesma laia dos motoboys, policiais militares e politicos, ou seja, agente sabe que um ou outro se safa mais a maioria é tudo pilantra.

e o que é pior, pescando de arpao o cara tem a total consciencia do peixe que esta matando, MUITO diferente do caso do pescador de linha, que pode ta mirando uma especie e pegar outra. nao tem desculpa pro mergulhador, os caras sao tao pilantras que ainda postam videos no youtube de matanças de garoupas, meros e outros peixes que deveriam estar sendo preservados.
Stump
Cavala
Cavala
Medalhas: 3
Gincana (3)

Tópicos: 26

Postagem Número:#20/44  Mensagempor Ferreiro_AL » 08/02/2008 - 18:04:01

Mas aí é que tá Stump... Por essa mesma lógica, a pesca de vertical jig em profundidader também é criminosa, pois o pescado morre por descompressão. E agora? Esses pescadores são filhos da mãe ou merecem ser fuzilados? A solução em ambos os casos é a mesma, cota por espécie.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#21/44  Mensagempor Chrony Joseph » 08/02/2008 - 18:13:47

Nem todos os peixes pescados em vertical são mortos ou morrem, há técnicas para minimizar o impacto da descompressão reduzindo a mortalidade.
E os arpoados?

Complementando...
Fonte: Catch and Release

Peixes pegos em águas profundas sofrem problemas semelhantes ao dos mergulhadores. Quando o peixe é trazido à superfície da água , estão sujeitos a formação de gases devido a pressão, então se expandem. Isso causa hemorragia séria e grande formação de bolhas internas no coração e nos vasos sanguinios, branquias e cérebro.
Alguns peixes tem um problema adicional de expansão de gases na bexiga natatória, que é um saco de gás, cheio de ar que permite ao peixe manter a flutuabilidade neutra.
Alguns peixes tem um processo lento de difusão que restringe a velocidade que o peixe pode ser removido do fundo para o raso. Como o peixe é trazido pelo pescador, o gás rapidamente se expande na bexiga natatória comprimindo os órgãos internos e as vezes forçando o estômago para fora da boca. Embora danificando o peixe é possível tentar salva-lo, se a bexiga natatória estiver cheia em excesso deve-se fazer um pequeno furo para que o peixe possa afundar ou ele ficara boiando e fatalmente morrerá.

Soltando o peixe
- Segure o peixe de modo correto para que ele se contorça ao mínimo, movimente-o com cuidado, pois pode ocorrer deslocamentos e traumatismo nos órgãos internos e na estrutura óssea dele.
- Ao liberta-lo não atire o peixe na água, mantenha-o imerso segure-o pela cauda até que ele se recupere e saia nadando com vigor, se você não fizer isso outros peixes predadores podem se aproveitar desse momento em que ele está atordoado e atacá-lo enquanto ele está indefeso.
- No caso de peixes que foram pescados em grande profundidade eles costumam expelir a bexiga natatória à medida que se aproximam da superfície. Fure-a com uma agulha hipodérmica ou um alfinete ou então ele ficará boiando à mercê de pássaros e predadores.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#22/44  Mensagempor Ferreiro_AL » 08/02/2008 - 18:20:12

Pois Chrony, eu acreditava nisso, mas um amigo falou que esses processos são ilusão. Na esmagadora maioria das vezes os peixes morrem mesmo, pois é uma variação de pressão brutal. A taxa de sobrevivência nem chega a ser estatísticamente importante. Furar bexiga, usar chumbo, desinflar... Só serve pra aliviar consciencia de pescador. O que é recomendado é cota de espécie e doação do pescado.. Quando arpoamos um peixe, ele pode sobreviver, desde que o arpão não atinga nenhum orgão vital. Excetuando-se o caso dos peixes de pedra (toca), acho até a pesca submarina uma luta mais justa entre peixe e pescador.
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#23/44  Mensagempor Chrony Joseph » 08/02/2008 - 18:24:35

E o que você me diz de Garoupas tageadas pescadas mais de uma vez que foram soltas por esta técnica?
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#24/44  Mensagempor Gugao » 08/02/2008 - 19:14:25

Mudando um pouco o assunto, mas gostaria de saber qual é a graça, o que é chamado de esportividade na pescaria de arpão? Vc atirar no peixe e ver ele se debatendo até a morte, isso é esportividade? Matar por matar, é esportividade?
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#25/44  Mensagempor Chrony Joseph » 08/02/2008 - 21:23:06

O grande apelo dessa modalidade é que afirmam estar em igualdade de condições com o peixe, ou seja, o homem está no ambiente do peixe - dentro d'água - e fora de seu ambiente, mas com o diferencial de esta com uma arma, no caso o arpão. Ir para a África no meio da savana com um rifle .50 e luneta para caçar elefantes e leões também é a mesma coisa...
Tenho alguns amigos, amigo mesmo, mergulhador caçador (matador) e mergulhador que não mata, apenas aprecia, e tenho bom relacionamento com eles, inclusive nossas divergências são tratadas com muita rizada e gozação. :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#26/44  Mensagempor Alexandre Cardoso » 09/02/2008 - 17:20:12

Não devemos entrar nessa onda de: "um amigo me contou, então tenho que acreditar", procuremos saber as informações com profissionais competentes e biólogos realmente sérios e que não são formados "nas Coxas" (leia-se: analfabetos de diploma formados em qualquer universidadezinha de m****), estudos já foram feitos e foi comprovado sua eficiência, o Tuba que faz esse procedimento, não o faz apenas por ter achado que daria certo, ele consultou profissionais capacitados para saber como deveria fazer, para minimizar ou mesmo eliminar completamente a mortandade dos peixes liberados, quem quiser saber, perguntem à ele que ele explica tudinho.

Abs
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#27/44  Mensagempor Gugao » 09/02/2008 - 17:53:15

Pois é Chrony, como vc disse: "mas com o diferencial de esta com uma arma, no caso o arpão. Ir para a África no meio da savana com um rifle .50 e luneta para caçar elefantes e leões também é a mesma coisa... "

Com uma arma é muito fácil, quero ver sem. Quero ver esses mergulhadores pegar Arraias, Tubarões e até pequenos peixes sem ser com o arpão, só por esportividade. Como disse o meu vizinho, pegar nos dentes. Dúvido.

Como sou um grande adepto dos ditados populares, então vou colocar aqui mais um: "Se vc não pode com o seu inimigo, junte-se a eles." Mergulhe ao lado deles, aprecie o que a natureza tem de bom para nos mostrar, mas com cuidado.

Pois, tenho uma teoria que é a seguinte, "Nós seres humanos somos tão frágeis, que somos capaz de sermos a única espécie que não nasceu com uma defesa própria. O cachorro tem os dentes, o gato tem as unhas, o leão tem as garras, o passarinho tem o bico, a cobra tem o bote, até o jumento, tão críticado por nós seres humanos tem sua defesa que é o coice, entre muitas outras espécies de animais. E nós seres humanos temos o que de defesa? O bofete?"

Vai lá, tenta pegar o peixe sem arma nenhuma! Pra vê o que vai acontecer com vc. No mínimo alguns vários pontos na mão. :lol:
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Postagem Número:#28/44  Mensagempor Ferreiro_AL » 09/02/2008 - 18:36:39

Chrony Joseph em 08/02/2008 - 18:24:35 escreveu:E o que você me diz de Garoupas tageadas pescadas mais de uma vez que foram soltas por esta técnica?

Qual a profundidade dessas Garoupas? Lembrando que o mesmo ambiente do leão é o do ser humano, não pecisamos entrar em apnéia para matar um leão ou outro animal terrestre. Agora experimentem ficar 3min em apnéia para arpoar um peixe, pra ver como é fácil. Sem hipocrisia ou conversa fiada, anzóis e garatéias tbm são armas.
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco

Postagem Número:#29/44  Mensagempor AlexiDantas » 09/02/2008 - 18:48:55

Sinceramente não vejo nada demais em se pescar com arpão, o q deve existir é a consciencia de so matar oq for comer, pq muito pior são as redes dos pescadores mesmo, pq ali fica tudo mesmo, e eles não soltam nem uma piaba.
No açude q pesco em santa maria, quando o dono da fazenda quer peixe, ele manda o pescador passar a rede, e leva tudo q cai, até traira.
Sei q é extremamente desagradaavel vc ta pescando e vir aquele mergulhador, mas cada qual com seu esporte, tem lugar pra todo mundo.
Gugao, agente nasceu com tantas defesas quanto esses animais q vc citou, e mais ainda, nascemos com a inteligencia.
Pescar é o que interessa, pegar peixe é consequencia.
AlexiDantas
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 12

Postagem Número:#30/44  Mensagempor Chrony Joseph » 09/02/2008 - 19:38:04

Bem senhores... acredito que aqui ninguém vai mudar a opinião do outro, sendo assim saio do debate. :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo