Pescaria de Tarpons - I

Conte-nos como foi sua pescaria! E lembre-se: Relato sem foto é boato! :D

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/33  Mensagempor Tarpon » 02/05/2008 - 16:45:26

Saulo/Marcão
Concordo contigo que é “100% mais eficiente que a pesca com redes, onde os peixes são mortos, e ai sim, nenhuma chance é dada a eles”. Eu me referi aos possíveis aventureiros que travestidos de pescadores esportivos e após ter investido uma boa grana entre viagens, hospedagens, guias, barcos etc., jamais admitiriam a possibilidade de “não” embarcar um tarpon de 60/70kg. O guia não se importaria, pois o negócio dele está em jogo. A não ser que fosse preparado e com conhecimentos técnicos, inclusive biológico do espécime. Veja bem, não importa o instrumento de contenção que o pescador está usando. A briga com camurupim de 60 kg é um espetáculo único, com componentes de extremo estresse tanto do pescador como do peixe e é lógico que, uma vez bem fisgado, estamos levando vantagem, pois podemos nos deslocar rapidamente, material e equipamento de ponta e condições de menor exaustão física. O peixe luta desesperadamente consumindo toda sua energia nos saltos, mergulhos e em corridas de alta velocidade ora na superfície ora mais submerso. Sua constituição orgânica e biológica evoluiu para uma adaptação da bexiga natatória que permite a oxigenação aérea, uma espécie de pulmão rudimentar, e nessas condições de extremo esforço ele não consegue respirar adequadamente, fato que por si só, após 30/40 minutos, às vezes mais, o extenua por completo. Nessas condições, a bexiga incha exageradamente e para de funcionar. O peixe está entregue e é trazido já boiando próximo ao barco. É um equívoco imaginar que quanto mais tempo de luta melhor. Agora é seguro pelo bicheiro ou pelo alicate e puxado para o convés do barco e aí mais dois problemas que costumam ser fatais: o deslocamento da mandíbula (não esqueça que é um peixe de 60kg, pode ser mais ou menos) que afeta diretamente a e sua espinha dorsal e o rompimento da bexiga (muito inchada) e outros órgãos internos quando seu corpanzil desliza no arrastamento pela borda do barco achatando seu abdômen que fica com quase o dobro da circunferência. Esse movimento(arrastamento para dentro da embarcação), se não bastassem as situações descritas elimina o muco protetor das escamas além de danos na raiz da escamas que o deixa sensível às doenças e parasitas.
O embarque de um espécime desses aqui para nós seria apenas possível em condições muito especiais. Levar o peixe para águas rasas (ou até a praia) onde dois ou mais pescadores auxiliariam o embarque de dentro da água para o barco através de uma rede (espécie de maca) ou o embarque, também com auxilio extra, pela entrada de popa nas embarcações com essa opção. Essas técnicas são usadas pelos americanos com a Guarda Costeira do lado. Coisa que dificilmente poderíamos fazer por aqui.
Digo-lhe isso em função de experiências terríveis que já tive com os camurupins mortos após o embarque, fato que me levou a estudá-los mais profundamente e mudar meu conceito de embarque. Sou mais cortar a linha do que colocar em risco um belo peixe desses. Já fizemos isso algumas vezes. É de cortar o coração, mas privilegiamos a vida do “Rei de Prata”. Eu e meus filhos já ficamos sem dormir pensando no lindo troféu que acabávamos de perder em várias oportunidades.
A tentativa de levá-lo às águas rasas para nós é a mais prática, desde que não haja uma distância muito grande entre os locais.
É óbvio que estamos falando de um peixe adulto. Quanto às pemas o problema é em menor escala, porém, há de se observar ainda que possa não parecer, os cuidados com o estresse exagerado (tempo gasto no domínio), a mandíbula presa em contendor quando chacoalhar a cabeça com aquela violência característica, a exposição exagerada fora dágua e em especial evitar a perda do líquido mucoso que escorre das escamas.
Eu pessoalmente não acredito que um camurupim adulto embarcado e fotografado nas condições que não sejam as observadas, possa sobreviver após sua soltura.
Lógico que estou falando de minha experiência aqui no Maranhão.
Creio que para podermos explorar esse potencial do turismo da pesca esportiva, teremos que desenvolver uma alteração cultural voltada para a preservação e conservacionismo e, sobretudo uma fiscalização que coíba a predação. Agora vejamos, somos um povo que pesca na piracema e no defeso, levamos toneladas de peixe para casa, não respeitamos as mais simples das leis de civilidade e não temos sistemas constituídos de fiscalização eficiente. Temos dezenas de exemplo de desobediência legais por aqui.
Claro que não estou radicalizando. Sou totalmente a favor da pesca de turismo. Mas acho que ainda, no caso do camurupins, hoje seria temerário.
Talvez seja eu suspeito para tratar desse assunto visto ter verdadeira adoração pelos camurupins e temer, um dia, por uma corrida transloucada e sem nenhum critério para a sua pescaria.
Acredite: tenho ciúmes dos nossos camurupins!

Parabéns pela pescaria, pelo relato e as fotos que demonstram que as pemas estão perfeitamente bem embarcadas e que certamente não sofreram grande estresse e sobreviveram.
Tarpon
Cavala
Cavala
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/33  Mensagempor Marcelo Melo » 02/05/2008 - 18:48:17

Show de pescaria Saulo! Belos Tarpons,
Parabéns aos pescadores!
Marcelo Melo
Bicuda
Bicuda

Tópicos: 5
Cidade/Estado: Salvador/BA

Postagem Número:#18/33  Mensagempor Marcão » 02/05/2008 - 19:48:09

Obrigado, Menks, pela explanação. Mesmo sem experiencia no assunto, sou obrigado a concoradr contigo. Não é a toa que que já vi relatos de pescaria nos EEUU onde é proibido o embarque dos tarpons, são liberados ainda dentro d`água. Estou falando de grandes tarpons. Confesso que mudei meus conceitos sobre a pesca dos grandes exemplares a partir de agora, pois sou fã número dois (o número um é você) da espécie.
Imagem
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#19/33  Mensagempor Yanko » 02/05/2008 - 21:33:06

Beleza de pescaria Galera. Parabéns.
Boas fisgadas para todos.
Imagem
Yanko
Bejupirá
Bejupirá

Tópicos: 29
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#20/33  Mensagempor MBaudino » 02/05/2008 - 22:26:51

Parabens a toda a equipe, já tou com saudades do meu querido " Pin " :wink:
Seguindo os passos de Pedro
MBaudino
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 23
Imagens: 1
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#21/33  Mensagempor Saulo Nazion » 03/05/2008 - 22:17:26

Menk´s, sem duvidas o amigo é o Dr. Tarpon :shock: Não vi nem em revista uma abordagem tão tecnica e bem feita sobre o ''Rei de Prata''. Confeso que nunca pensei na questão de embarcar o verdadeiro Tarpon (nas proporções mencionadas) em nosso rio há mais de um ano pescado Tarpons so tive a oportunidade de visualizar 3 gigantes, e dentre eles só um foi fisgado, mas se libertou do anzol sem sequer saltar :lol: a varinha de 8 a 17lbs era brincadeira para ele, so fez subir como se nada tivesse acontecendo, e foi embora. :roll: Para desespero/castigo do pescador que o tinha fisgado :lol:
Confeso que sou bastante ciumento quando a questão é soltar peixes, muitas vezes solto o de amigos que nao tem paciencia em oxigenar o animal como devido antes de liberta-lo e/ou quando a seção de fotos esta muito longa.

Adicionado depois de 1 minutos:

Obrigado a todos :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155
Imagens: 14

Postagem Número:#22/33  Mensagempor Rafael Monteiro » 04/05/2008 - 20:02:19

Que beleza pessoal! Linda pescaria. Infelizmente no dia que fui, não deu nada. Pescaria é isso mesmo. Parabéns para a equipe ppor mais uma bela e produtuiva pescaria. :wink:
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Postagem Número:#23/33  Mensagempor Saulo Nazion » 04/05/2008 - 20:38:35

Grande Rafael, valeu moral! Relaxa, o curso de Medicina é muito longo, e daqui pra lá não faltará uma nova oportunidade de vc pegar o Tarpon paraibano :lol: Não basta dos pernambucanos nao ''oião''? heheheheh! Rafael francamente a maré ta boa o mes quase todo, começando dia 09! :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#24/33  Mensagempor Alexandre Cardoso » 04/05/2008 - 20:45:35

Belos Babys galera, pescaria show de bola. Parabéns a equipe.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#25/33  Mensagempor Saulo Nazion » 04/05/2008 - 20:53:00

Miudeza, valeu Dr. aguardo o amigo por essas aguas :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#26/33  Mensagempor Alexandre Cardoso » 04/05/2008 - 21:02:16

Tarpon em 02/05/2008 - 16:45:26 escreveu:Saulo/Marcão
Concordo contigo que é “100% mais eficiente que a pesca com redes, onde os peixes são mortos, e ai sim, nenhuma chance é dada a eles”. Eu me referi aos possíveis aventureiros que travestidos de pescadores esportivos e após ter investido uma boa grana entre viagens, hospedagens, guias, barcos etc., jamais admitiriam a possibilidade de “não” embarcar um tarpon de 60/70kg. O guia não se importaria, pois o negócio dele está em jogo. A não ser que fosse preparado e com conhecimentos técnicos, inclusive biológico do espécime. Veja bem, não importa o instrumento de contenção que o pescador está usando. A briga com camurupim de 60 kg é um espetáculo único, com componentes de extremo estresse tanto do pescador como do peixe e é lógico que, uma vez bem fisgado, estamos levando vantagem, pois podemos nos deslocar rapidamente, material e equipamento de ponta e condições de menor exaustão física. O peixe luta desesperadamente consumindo toda sua energia nos saltos, mergulhos e em corridas de alta velocidade ora na superfície ora mais submerso. Sua constituição orgânica e biológica evoluiu para uma adaptação da bexiga natatória que permite a oxigenação aérea, uma espécie de pulmão rudimentar, e nessas condições de extremo esforço ele não consegue respirar adequadamente, fato que por si só, após 30/40 minutos, às vezes mais, o extenua por completo. Nessas condições, a bexiga incha exageradamente e para de funcionar. O peixe está entregue e é trazido já boiando próximo ao barco. É um equívoco imaginar que quanto mais tempo de luta melhor. Agora é seguro pelo bicheiro ou pelo alicate e puxado para o convés do barco e aí mais dois problemas que costumam ser fatais: o deslocamento da mandíbula (não esqueça que é um peixe de 60kg, pode ser mais ou menos) que afeta diretamente a e sua espinha dorsal e o rompimento da bexiga (muito inchada) e outros órgãos internos quando seu corpanzil desliza no arrastamento pela borda do barco achatando seu abdômen que fica com quase o dobro da circunferência. Esse movimento(arrastamento para dentro da embarcação), se não bastassem as situações descritas elimina o muco protetor das escamas além de danos na raiz da escamas que o deixa sensível às doenças e parasitas.
O embarque de um espécime desses aqui para nós seria apenas possível em condições muito especiais. Levar o peixe para águas rasas (ou até a praia) onde dois ou mais pescadores auxiliariam o embarque de dentro da água para o barco através de uma rede (espécie de maca) ou o embarque, também com auxilio extra, pela entrada de popa nas embarcações com essa opção. Essas técnicas são usadas pelos americanos com a Guarda Costeira do lado. Coisa que dificilmente poderíamos fazer por aqui.
Digo-lhe isso em função de experiências terríveis que já tive com os camurupins mortos após o embarque, fato que me levou a estudá-los mais profundamente e mudar meu conceito de embarque. Sou mais cortar a linha do que colocar em risco um belo peixe desses. Já fizemos isso algumas vezes. É de cortar o coração, mas privilegiamos a vida do “Rei de Prata”. Eu e meus filhos já ficamos sem dormir pensando no lindo troféu que acabávamos de perder em várias oportunidades.
A tentativa de levá-lo às águas rasas para nós é a mais prática, desde que não haja uma distância muito grande entre os locais.
É óbvio que estamos falando de um peixe adulto. Quanto às pemas o problema é em menor escala, porém, há de se observar ainda que possa não parecer, os cuidados com o estresse exagerado (tempo gasto no domínio), a mandíbula presa em contendor quando chacoalhar a cabeça com aquela violência característica, a exposição exagerada fora dágua e em especial evitar a perda do líquido mucoso que escorre das escamas.
Eu pessoalmente não acredito que um camurupim adulto embarcado e fotografado nas condições que não sejam as observadas, possa sobreviver após sua soltura.
Lógico que estou falando de minha experiência aqui no Maranhão.
Creio que para podermos explorar esse potencial do turismo da pesca esportiva, teremos que desenvolver uma alteração cultural voltada para a preservação e conservacionismo e, sobretudo uma fiscalização que coíba a predação. Agora vejamos, somos um povo que pesca na piracema e no defeso, levamos toneladas de peixe para casa, não respeitamos as mais simples das leis de civilidade e não temos sistemas constituídos de fiscalização eficiente. Temos dezenas de exemplo de desobediência legais por aqui.
Claro que não estou radicalizando. Sou totalmente a favor da pesca de turismo. Mas acho que ainda, no caso do camurupins, hoje seria temerário.
Talvez seja eu suspeito para tratar desse assunto visto ter verdadeira adoração pelos camurupins e temer, um dia, por uma corrida transloucada e sem nenhum critério para a sua pescaria.
Acredite: tenho ciúmes dos nossos camurupins!

Parabéns pela pescaria, pelo relato e as fotos que demonstram que as pemas estão perfeitamente bem embarcadas e que certamente não sofreram grande estresse e sobreviveram.

Bela explicação Menks
Fica então o aviso para quando nós se porventura pegarmos Camurupins mesmo pequenos na faixa de 10 quilos liberarmos com eles dentro dágua.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#27/33  Mensagempor Fabricio Prado » 05/05/2008 - 05:28:33

Blz Saulo! Esse rio tem muito camurupim mesmo, e os Tarpons gigantes na boia tem ido atras deles?
[]´s :D
Imagem
Fabricio Prado
Cavala
Cavala

Tópicos: 101
Cidade/Estado: Cabedelo/PB

Postagem Número:#28/33  Mensagempor Jorge Thiago » 05/05/2008 - 08:54:12

Valeu pessoal! Belo relato! Bonitos tarpons! Esse rio é realmente Rosa. ops. PRATA! :lol: :lol: E o pobre jig, voltou só o resto. Abraço a todos!
Imagem
Jorge Thiago
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 2
Recordista (2)

Tópicos: 47
Imagens: 4

Postagem Número:#29/33  Mensagempor Saulo Nazion » 05/05/2008 - 08:59:48

Fabricio Prado em 05/05/2008 - 05:28:33 escreveu:Blz Saulo! Esse rio tem muito camurupim mesmo, e os Tarpons gigantes na boia tem ido atras deles?
[]´s :D

Grande Fabricio, queria eu estar indo lá, mas a temporada dos gigantes encerrou no mes de fevereiro, na realidade os pescadores ribeirinhos deixaram de ir pesca-lo em janeiro, ou seja, dura em torno de 3 meses, de meados de outubro até janeiro. Mas, outubro ta chegando só faltam 3 meses, estou mais do que equipado para embarcar o primeiro gigante prateado na modalidade esportiva, equipamento eu tenho nao sei se tenho a tecnica necessaria! :lol: Mas, vou treinando nos babys daqui pra lá.
O mes quase todo esta bom no mangue, variação minima apartir do dia 09! Afia as garateias :wink:

Adicionado depois de 4 minutos:

JT, realmente é rosa o colorado :roll: rsrsrs! E respeite o Jig rapaz, add uma peruca de multifilamento a ele e um rabo de shad :lol: :lol:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#30/33  Mensagempor Marcio » 05/05/2008 - 13:24:20

Valeu pescador belo relato e esse mês promete muito vamos atrás dos reis de prata porem vc esta proibido de pegar timbiro kkkkkkk valeu galera pelo incentivo e Roberto um dia espero o amigo aqui para nos da uma aula pratica sabemos de sua grande capacidade e destreza.
Marcio
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 4
Imagens: 3

AnteriorPróximo

Voltar para Relatos