Revista Pesca & Cia nº 175 - Julho/2009

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#31/67  Mensagempor Sgambatti » 03/07/2009 - 20:53:58

Parabéns Saulo! O revista que demora a chegar esse mês! hauahuahu

PS.: Os caras deveriam ter colocado uma daquelas fotos na capa hem!? Ao invés de molinete! Vi as fotos e são dignas de capa!
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Tópicos: 20
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#32/67  Mensagempor FabianoMFC » 04/07/2009 - 00:13:00

Agora q tou mais doido ainda por essa pescaria! Nao vejo a hora do dia chegar!
Ta parecendo que vai ser bem animada essa expediçao!
Essa ta com tempero a mais! kkkkkkkkk
Cão que ladra nao morde! Bando de zé ruela! É bater o pé e sair todos correndo!
Falei com o Gaucho hj e ele me contou do muido! Ele ta adorando isso! kkkkkkk
Vai dar tudo certo! Nao vai ter imprevisto nenhum!
Vamos aproveitar e fazer outra matéria!
Imagem
FabianoMFC
Albacora
Albacora

Tópicos: 14
Imagens: 1
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#33/67  Mensagempor Mario Tulio » 04/07/2009 - 10:15:17

Liga não, Saulo, como dizia um colunista social do RJ, "Os cães ladram, e a caravana passa." Boa pescaria na próxima, e vê se marca tb com o pessoal do PNE do Ceará, quanto mais volume de pescadores melhor, para este idiota ver que é minoria.
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#34/67  Mensagempor Sgambatti » 05/07/2009 - 09:08:02

Chegou!
Saulo show de bola a matéria! Li ontem no campeonato de robalo que fui... animal parceiro! Parabéns!
Gostei do jeito que abordou, mostrou o local e comentou da necessidade de preservá-lo, como te falei, pescamos à muito tempo por lá, fomos já procurados para divulgarmos em revistas mais nunca divulgamos com medo de fazermos besteira, ou seja, tanto as “boas pessoas” como as “más” iriam saber e por isso o medo de acabar, já que existe alguns absurdos de matanças por lá, hoje penso que quanto mais pessoas conscientes pescarem lá fica mais fácil de termos o local preservado.
Gostaria de agradecer o reconhecimento e a citação na matéria de nosso grupo, estamos juntos nessa!
Com relação ao “BO” fiquei sabendo mesmo sexta à noite, tinha recebido mensagens off line sua e tava “voando” no assunto, falei com o Felipe e ele me falou o ocorrido, vou deixar a minha opinião sincera sobre isso, conheci essa pessoa desta última vez que fui pescar no Castanhão (mês passado), gente fina demais, acredito que realmente teve um “piti”, nunca imaginava essa atitude, até liguei para ele na própria sexta para conversar, não acho que colocando “fogo” nesse assunto iremos ter uma bom desfecho, vejo que conhecem bastantes pessoas influentes da Paraíba, mais também digo que ele conhece muitas do Ceará, por isso volto a falar que a conversa seria o mais interessante. Acredito que essas pessoas influentes ai da Paraíba que comentaram nas mensagens anteriores devam sim estar com essa vontade toda de preservar o Castanhão e não ficar “miúdo” com assuntos “banais” como esse, aliás será muito bom começarmos já pelos caminhões que saem semanalmente do Castanhão rumo a Paraíba lotados de Tucunaré como já te falei e postei em um vídeo denúncia que fiz recentemente - Denúncia/Castanhão-CE
Outra questão é que, poderíamos articular essas pessoas influentes que conhecem para estarem conversando com um de nossos amigos e grande parceiro nosso que está junto conosco nessa luta, o Delegado Federal Thomas Wlassak, pescador e pessoa ímpar que realmente abraçou a causa, com certeza eles poderiam fazer coisas muito maiores, como por exemplo uma blit´s aos caminhões e receptadores desses peixes ai na Paraíba, e muitas outras o que acha?
De qualquer forma vamos parar de colocar “fogo” nesse assunto, pois somos pessoas idôneas e pescadores, conversas desse nível não são nossa cara! Entendo sua chateação quanto ao que ocorreu mais como já falei o caminho não é esse!
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Postagem Número:#35/67  Mensagempor Marcão » 05/07/2009 - 11:18:53

Tinha resolvido não me manifestar sobre esse assunto, porque o rumo que as coisas tomaram não são de meu agrado, mas aproveito sua deixa para colocar minha posição.
Acredito que a divulgaçaõ numa revista com circulação nacional só pode trazer benefícios, pois o tipo de pescadores que vierem do sul/sudeste para pescar são do tipo interessado em praticar a pesca esportiva, e não matadores de peixe. Isso traz recursos para a região, e, a longo prazo, pode mudar os conceitos e práticas atuais. Você, pescador paulista que frequenta o Castanhão, é um exemplo disso. Hoje em dia, a única esperança para a natureza somos nós, pescadores esportivos, que mesmo sem força não desistimos e vamos ao longo do processo mudando as coisas, mesmo que como formiguinhas. Sou testemunho disso ao longo de minhas andanças por esse Brasil a fora. Pode até ser que as coisas estejam piorando a cada dia, mais seria muito pior sem nossa participação.
Acredito que a colocação de nosso amigo foi um ato impensado, movido pela emoção e achando que realmente a coisa toda iria por água abaixo. Tenho certeza que com a cabeça fria não tomaria essa atitude.
Espero sinceramente que essa situação morra por aqui, afinal seu grupo, tanto quanto o nosso, tem interesse em melhorar as coisas, e quanto mais pessoas abraçarem essa causa, melhor.
Estamos numa era em que a conciliação é a palavra de ordem.
Quem nunca errou, que atire a primeira pedra.
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#36/67  Mensagempor Sgambatti » 05/07/2009 - 12:09:18

Fala Marcão! Ele não pertence ao nosso grupo, é sim um amigo cuja amizade começou nessa última ida nossa ao Castanhão, com certeza de cabeça fria é mais fácil conversar, vai tudo ficar certo!
Com relação a divulgação realmente torço e espero que seja como comenta, minha vivência é um pouco diferente, um exemplo é que aqui em São Paulo tínhamos uma represa onde existia o Tucunaré Amarelo, depois da divulgação foi um ano de alegria, hoje duvido alguém gastar tempo e dinheiro para ir para lá, as pessoas que freqüentavam lá eram os “pescadores esportivos”, uma das outras questões que fez com que nosso grupo não divulgassem em algum meio de comunicação em massa é que açudes com mesmo potencial se “acabaram”, cito alguns como o Açu e Orós, conversamos com vários pescadores que freqüentaram esses e não voltam mais lá por nada, que existe peixe lá existe mais é muito difícil, se acabou o potencial digamos para os pescadores esportivos como nós.
Acredito que o volume de pescadores esportivos no local só ajuda, mais te falo que a conscientização no Nordeste é bem mais difícil que por aqui, digo isso não pelos pescadores mais sim por outras questões.
Desculpa a maneira que exponho, pois é a minha vivência até hoje, a torcida e a luta continua para que não tenhamos mais uma açude “deserto”.
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Postagem Número:#37/67  Mensagempor Alexandre Cardoso » 05/07/2009 - 13:04:02

Sgambatti, achei uma excelente idéia essa, dos federais fazerem blitz aos caminhões receptadores, acredito muito mais nessas blitz feitas por policiais rodoviários federeis e a própria Polícia Federal do que no próprio IBAMA que na minha opnião (com excessão do pessoal do PNDPA) é o órgão mais inútil que temos nesse país no que diz respeito à pesca esportiva.

Felicidades
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#38/67  Mensagempor Marcão » 05/07/2009 - 14:34:59

Sgambatti, você tem razão em suas colocações. Realmente os pescadores agem como gafanhotos quando descobrem novos pontos de pesca, exaurindo-os e partindo em busca de novos pontos, sucessivamente. Isso é real.
O que coloquei é apenas uma variável da equação, a positiva do problema. O que quiz dizer é que a convivência e o exemplo dos pescadores conscientes acaba por contaminar alguns, minoria que seja, ou por vergonha ou por bom senso, e esses são a única esperança para minimizar o processo de degradação. A mudança a que me referi anteriormente não é no consciente coletivo, infelizmente. Como disse no outro post, as coisas estão piorando a cada dia, no geral, mas seria muito pior sem essa participação.
O Castanhão já está com os dias contados, na minha opinião, e não é pela divulgação da matéria, pois você sabe que os depredadores já existem hoje em dia. Uma das únicas coisas que pode mudar o comportamento é justamente essa injeção de valores e comportamento, e terá que contar com o apoio de fora.
Não vejo solução para tal problema no Brasil como um todo, pois a única coisa com força e poder para isso é o poder público, e aí a coisa complica...
Só nos resta duas opções: Entrar no enxame (?) de gafanhotos e aproveitar enquanto existe, ou continuar o trabalho de formiguinhas, pacientemente, à espera de um milagre...
Marcão
Consultor
Consultor
Recordista (1)

Tópicos: 239
Imagens: 8
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#39/67  Mensagempor Alexandre Cardoso » 05/07/2009 - 18:03:35

e dêem graças ao senhor, pois, pelo que vi, os mergulhadores não chegaram aí ainda, porquê senão, o Castanhão já estava acabado.
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#40/67  Mensagempor Sgambatti » 05/07/2009 - 18:18:38

Show Marcão!
Alexandre o pior que eles já estão lá parceiro! Da uma olhada na fotos abaixo, inclusive usam de compressor para ficarem mais tempo submersos, além de binóculos para ficarem de olho na fiscalização bem como pescadores que já estão de "saco cheio" com eles!

Imagem

Imagem
Imagem
Sgambatti
Camurim
Camurim

Postagem Número:#41/67  Mensagempor Alexandre Cardoso » 05/07/2009 - 18:44:57

Então, amigo Sgambatti, ferrou tudo! Só resta decretar o fim do Castanhão, esses sim são uma praga, os verdadeiros gafanhotos no qual Marcão se referiu. E a desculpa de alguns que se dizem megulhadores "seletivos" é afirmar que, quem acaba com tudo são os pescadores de bait e não eles.
Imagem
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Destaque (1)

Postagem Número:#42/67  Mensagempor KidOcelos » 05/07/2009 - 20:23:51

é isso ai... tem que se mexer... to as ordens ok!

ATENÇÃO: Palavras convertidas automaticamente para minúsculas.
Imagem
KidOcelos
Bicuda
Bicuda

Tópicos: 1
Cidade/Estado: João Pessoa - PB/DF

Postagem Número:#43/67  Mensagempor Rabbit Fisher » 06/07/2009 - 08:54:06

Alexandre Cardoso em 05/07/2009 - 18:03:35 escreveu:e dêem graças ao senhor, pois, pelo que vi, os mergulhadores não chegaram aí ainda, porquê senão, o Castanhão já estava acabado.

Alexandre a verdade é dura mas é verdade, Tenho um amigo de Fortaleza que pesca muito no castanhão e ele ja tinha me falado dos mergulhadores de lá, inclusive ja me relatou absurdos quanto a fotos de peixes enormes pousando pra fotos com o corpo numa mão e a cabeça na outra. :evil:
Rabbit Fisher
Camurupim
Camurupim
Gincana (1)

Tópicos: 49
Imagens: 4
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#44/67  Mensagempor Beto » 06/07/2009 - 09:34:07

Saulo Nazion em 02/07/2009 - 22:42:59 escreveu:Galera, olha isso: Comentário de foto no Orkut
Q abursdo! Ninguem pode pesca no Castanhão não, pois é ameaçado agora :lol: :lol: :lol:

Saulo fui no comentário do orkut e não vi nenhuma ameaça... :roll:
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)

Tópicos: 230
Imagens: 10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#45/67  Mensagempor Chrony Joseph » 06/07/2009 - 21:22:06